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  • #1
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    Wrangler "fritou" o Câmbio




    Galera boa tarde.... acabei de entrar no fórum e começo com uma dúvida que pra mim é crucial. HISTÓRIA: Fiz uma trilha nesse final de semana com o meu Wrangler Sport Aut. 98 e depois de subir uma rampa de uns 15 metros, senti um cheiro de "queimado" e adivinhem... o carro não engatava mais nenhuma marcha. Após uma parada ele esfriava e andava um pouco e depois não andava mais. O motor normal, não ferveu, e nenhum sintoma a mais além do cheiro. Meu mecânico abriu o câmbio hj e já constatou que será necessário fazer alguns reparos pois de cara encontrou limalhas no carter. Meu lubrificante é o especificado pela montadora e eu troco a cada 30.000km PERGUNTA: QUAL FOI A "CACA" QUE EU FIZ??? SERÁ QUE A VIATURA NÃO É ADEQUADA PRA TRILHAS MAIS PESADAS???? Agradeço a ajuda e abraços!!!

  • #2
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    O Wrangler aguenta trilhas tranquilo, você disse que foi quando subiu uma rampa, será que não foi o óleo do motor que escorreu para a transmissão? faz sentido o cheiro de queimado se for isso, mas para a transmissão queimar só se foi falta de fluido.
    Você sabe qual é o cheiro de fluido de transmissão queimado? é bem diferente do óleo do motor, e você viu quando o mecânico abriu a caixa?
    Grand Cherokee Limited V8 4.7 WK 2005


  • #3
    Roney, estava com a reduzida engatada?
    Caso não, pode ter fritado sim, devido ao próprio funcionamento do câmbio. Ele pode ter ficado "patinando" e assim aquecendo o óleo. Nos deixe informados, abraço

  • #4
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    Sobre o mecânico eh de extrema confiança, inclusive eh da família. Sobre a redução eu acionei a alavanca sim... só se não entrou mas acho difícil pois a redução e o último estágio da alavanca. Quanto ao cheiro era bem parecido com o de fricção de embreagem... o que não citei eh que usei a alavanca na posição "2". Será que isso causou o superaquecimento do óleo da CA?

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Roney Lima Ver Post
    Sobre o mecânico eh de extrema confiança, inclusive eh da família. Sobre a redução eu acionei a alavanca sim... só se não entrou mas acho difícil pois a redução e o último estágio da alavanca. Quanto ao cheiro era bem parecido com o de fricção de embreagem... o que não citei eh que usei a alavanca na posição "2". Será que isso causou o superaquecimento do óleo da CA?
    Não. Usar a caixa em reduzida e a alavanca na posição 2 lhe dará baixa velocidade e maior força.
    É a situação que menos poderia dar problemas no câmbio.
    Não sei o histórico de seu Jeep, mas creio que o câmbio já estava num limite de vida útil.
    Ao forçar nessa situação ele deu o ponto final.
    É igual quando se compra carro exclusivamente urbano com dez anos de idade e pouquíssimo rodado.
    Aí mete na estrada e começam a aparecer vários problemas.
    Por isso pergunto: há quanto tempo e Km's você fez a última troca do óleo da caixa automática?

  • #6
    Usuário Avatar de Falcon-MG
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    Nesse caso pode ter sobreaquecido se foi uma subida muito íngreme, mesmo assim é estranho quebrar, a não ser que forçou por muito tempo sem o jeep se mover, ou se já haviam forçado antes.
    Deveria ter usado em 1ª para utilizar todo torque do motor e não forçar a transmissão, sabe se o fluido estava no nível correto?
    Quando se aciona a redução dá para perceber na condução.
    Grand Cherokee Limited V8 4.7 WK 2005


  • #7
    Ao meu ver, n fizeste nada errado msm. Engato a reduzida, deixou a alavanca no 2. Nesta maneira n força tanto o cambio.
    Concordo com o colega ali em cima. Provavelmente o cambio já estava quase no final e acabo estragando na trilha msm.

    Qual óleo vc está usando? O tipo e a marca.

  • #8
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    Depois de um longo inverno... festas e tals, voltei com mais info da novela câmbio do TJ. Muito bem. Os discos de composite foram para o espaço e junto levaram a bomba de óleo e o conversor de força. O óleo que estava na ca era novo e havia bastante (ou seka, nao foi falta)porém dois mecânicos diferentes me disseram que a caixa aut já estava no bico do corvo. Essa foi a melhor explicação. Sobre a brincadeira me saiu 4paus. Aí vem nova pergunta: Qual é a vida útil desse ca e será que a ca aguenta o rojão? ???

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Roney Lima Ver Post
    Depois de um longo inverno... festas e tals, voltei com mais info da novela câmbio do TJ. Muito bem. Os discos de composite foram para o espaço e junto levaram a bomba de óleo e o conversor de força. O óleo que estava na ca era novo e havia bastante (ou seka, nao foi falta)porém dois mecânicos diferentes me disseram que a caixa aut já estava no bico do corvo. Essa foi a melhor explicação. Sobre a brincadeira me saiu 4paus. Aí vem nova pergunta: Qual é a vida útil desse ca e será que a ca aguenta o rojão? ???
    Que bom que as opiniões estavam dentro do esperado.
    Se foi resolvido corretamente o problema, utilizando peças e mão de obra de qualidade, pode ficar tranquilo.
    Vida longa às caixas automáticas!

  • #10
    Olha roney,é muito relativo o quanto que vai durar o cambio AT sem precisar abrir para fazer a troca desses discos e da cinta. Se costuma usar muito na cidade, é normal que a vida útil diminua em comparação a um carro que rode só em rodovia (já que faiz menos trocas de marcha).

    Normalmente, tu pode começar a sentir um desgaste ali pelos 130000km a uns 150000km. Comecar a sentir,n quer dizer ficar na mao porque o cambio estragou.
    Tu sente que as trocas já n estão sendo tão suaves, que ela pode estar dando uns pequenos trancos quando troca de marcha.
    Essa km que eu botei é em média, do que eu tenho visto e do que aconteceu com a minha vtr (uma grand cherokee zj). No meu caso,foi só os discos e a cinta, daí deu barato a brincadeira rs. E troquei tbm por desencargo de consciencia e o dolar estava baixo, ejá que eu ia comprar umas pecas de fora, aproveitei e busquei o kit de rebuild da caixa, . Porém tem que prestar atenção, porque se vai deixando pra abrir a caixa quando o carro n anda mais, a conta sempre sai grande.

    E desses 4 mil, boa parte foi o conversor e a bomba, que são peças bem caras :/.

    Agora tu vai ter câmbio pra muito tempo, vai dar pra fazer trilha tranquilo.
    E no manual pede msm a cada 30000km trocar o óleo? Parece tão pouco tempo. Tais usando o ATF né? O dexron da problema justamente nos discos, no manual de manutenção do câmbio ele ressalta bastante que n pode usar esse óleo. Pelo menos na ZJ, que acredito que use a msm caixa
    ex Jeep Willys 58
    Grand Cherokee Laredo 98
    Técnico em Automobilística.

  • #11
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    Colocar a alavanca em 1 ou 2 usando a reduzida não muda nada.. o jeep vai sair de 1 e se der, passará pra 2..ele não sai de 2 só porque a alavanca está em 2.

    Acho que a forma de andar e a manutenção preventiva são as melhores dicas pra uma vida longa do CA. Ao meu ver, muito mais confiável do que uma caixa mecânica.
    Lucas Falcão

    O|||||||O


  • #12
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    Citação Postado originalmente por samucace Ver Post
    Colocar a alavanca em 1 ou 2 usando a reduzida não muda nada.. o jeep vai sair de 1 e se der, passará pra 2..ele não sai de 2 só porque a alavanca está em 2.

    Acho que a forma de andar e a manutenção preventiva são as melhores dicas pra uma vida longa do CA. Ao meu ver, muito mais confiável do que uma caixa mecânica.
    Lucas,bom dia. Então já que entrou no assunto eu gostaria de saber... vc faz as mudanças de marcha na trilha ou deixa em D e senta a pua? Qual é a maneira mais segura para preservar o câmbio na sua opinião?

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