Amigos,

resolvi abrir este tópico específico apenas para compartilhar com vocês um fato que merece reflexão. Não estou aqui criticando a montadora ou o veículo. Apenas como as leis brasileiras são flexibilizadas em determinados pontos...

Estava navegando por outros tópicos do Fórum, quando me deparei com uma discussão (muito boa por sinal) sobre o Jeep Renegade, ora lançamento aqui no Brasil. Me chamou atenção o que um colega postou, dizendo basicamente que o veículo não possuía caixa de redução - mas a discussão se baseava em torno de um modelo a diesel.

Assim fiquei tentado a buscar alguma avaliação técnica do veículo já realizada por alguma destas revistas ditas "especializadas". E assim o fiz. Terminei encontrando um artigo ( Testamos o Jeep Renegade 2.0 turbodiesel 4X4 | Testes | autoesporte ) que inclusive o autor se referia à suposta brecha que permitia que este veículo fosse regularizado a diesel no Brasil.

Vi a ficha técnica e no próprio texto o autor/jornalista informa que este veículo possui uma marcha extremamente curta (20:1). Segundo as próprias palavras: "...É justamente a marcha reduzida (20:1) que o habilita a ter motor diesel, algo inédito nessa fatia de mercado...".

Tudo bem, eu acho uma interpretação razoável interpretar esta marcha - se for mesmo dessa forma como está na matéria jornalística - como "redução". Mas se interpretarmos a letra da norma que regula a matéria (Portaria 23/94 do extinto DNC), ela exige que o veículo tenha caixa de redução - o que particularmente entendo se tratar de uma caixa à parte. Não fosse dessa forma, poderíamos emplacar a diesel qualquer veículo que tivesse uma "super marcha".

Agora pensando o outro lado da situação, se qualquer um de nós fosse ao DETRAN tentar emplacar ou converter a diesel um veículo qualquer alegando exatamente isto, ou seja, a existência de uma "super marcha", certamente teríamos como resposta um NÃO! Não acham?

Enfim, que isto sirva de reflexão e eventualmente de argumento quanto a eventuais tentativas de se emplacar ou converter um veículo a diesel no país.

Um abraço a todos!