Geralmente depois de dar uma "fervida" na máquina a termostática trava. Se conseguir, dá uma testada sem ela. Se ficar normal, compre outra.
Abs
Versão Imprimível
Geralmente depois de dar uma "fervida" na máquina a termostática trava. Se conseguir, dá uma testada sem ela. Se ficar normal, compre outra.
Abs
Oi Lauzamar, o sistema de refrigeração do motor nada mais é que um trocador de calor, ou seja quando a água chega na temepratura de trocar de líquida para gazosa a tampa do radiador pela pressão permite que este vapor sai para o recepiente dágua e entre água fria, baixando a temperatura e permitindo que e este vapor dágua ao entrar em um ambiente mais frio, passe novamente para líquido e reesfrie, ficando na reserva para realizar nova troca quando necessário.
Esse motor trabalha razoávelmente quente, 90/100 graus por isso colocar o aditivo nas recomendações do manual junto com água no sistema é muito importante, os motivos de ferver a água no radiador causando super aquecimento, podem ser vários:
- Se ha perda dàgua no sistema, ou seja se a água some, baixa depois do motor funcionar um tempo, os motivos podem ser:
- Tampa do radiador que não veda o a água vaporizada;
- Rachaduras nas laterais do radiador que são de plástico e racham com o tempo, apresentando pequenas fissuras que deixam escapar a água quando vaporizada, dificil de ver;( mandar fazer nas boas casas do ramo)
- Mangueiras do sistema com o mesmo problema;
- Micro vazamentos na bomba dàgua;(existe nacional)
- Verificar se há vapor dagua no escapamento, significa junta do motor queimada;(abrir a tampa de cilindros, dar um passe para tirar o empenamento causado pelo superaquecimento e fica zero-bala)
- Colmeia do radiador entupida;(madar "varetar", limpar)
- Colméia do radiador corrompida, podre, não permite a circulação dágua;(mandar fazer nova, fica zero bala)
Que eu lembre era isso, espero ter ajudado.
Abração,
Badia
PS. Depois posta a solução para possamos aprender mais sobre o tema.
solicito uma ajudo de quem conhecer...tenho um grabde cherokee larde ano 98 ..no radiador esta entrando olheo mas o que tudo indica nao é do motor pois é um oleo +- rosa que parece ser da caixa entao gostaria de saber se alguem sabe se é da caixa e como resolver isso..pois tem dois tubo que saem do radidador de agua e vao ate a caixa automatica....jonas bairros
A cherokee tem um pequeno trocador de calor que fica dentro do radiador.Ele resfria o óleo da caixa.
Provavelmente esse trocador furou está deixando passar óleo para o radiador.Pode ser que tb esteja passando água para a caixa.Verifique o óleo da caixa para saber se ele não está contaminado por água.
[]´
amigo seria importante saber se ela esta aquecendo e vc esta com o ar desligado ou ligado
é preciso colocar a bombinha de arrefecimento e ver vazamentos
se estiver tudo ok
depois que ela esta bem quente veja se as mangueiras estao todas quente igual caso contrario pode ser valvula termostatica
referente ao ar se for quando esta com ele ligado que o ploblema aparece
pode ter certeza que o evaporador esta ruim
veja um teste
com o carro ligado e ele la com a temperatura passando do normal
jogue agua na frente do radiador com uma mangueira e veja se o mesmo abaixa a temperatura
ja tomei varios pau desse defeito
mais hoje ja estou mais esperto quando se trata dessa reclamação
sandro ex oficina ag3
bom dia galera
veja bem jonas o sergio matou a charada ok
deve haver uma pequena trinca no cooler do oleo da transmissão que vai
na lateral da caixa do radiador
95% o oleo entra na agua e a agua não entra no oleo,pois se isso acontecer
a transmissão pode sofrer grandes danos
é precico desmontar esse radiador e mandar a uma empresa especializada em reparos,la eles podem avaliar a troca desse cooler que é possivel ok
sandro ex oficina ag3
Olá.. estou precisando da junta da bomba d`água da Cherokee v8 5.9 ... só encontro junto com a bomba e a minha é nova, a válvula termostática tava enferrujada e queimou a junta.. aguardo.. grato. abs.
Procure um pedaço de papelão guarnital velomóide, no tamanho aproximado da junta antiga e confeccione, execute uma cópia da junta antiga na mesma medida e dimensões; existem várias espessuras, mas procure uma aproximada da espessura original. Para fazer os furos dos parafusos, procure um cano no diâmetro aproximado e faça uma afiação em uma das extremidades e utilize isto como um vazador.
Bem la vai mais um caso de aquecimento,minha xj 1997 do nada começou a esquentar,levei no mecânico ele olhou todas mangueiras trocou a a tampa do radiador e me mostrou a ventoinha elétrica que estava travada, em seguida eu a levei num cara que meche com radiadores e ele substituiu o motor da ventoinha , mas o mesmo ainda não ligava nem ligando o ar condicionado (acho q ela deveria ligar automaticamente apos ligar o ar) em seguida a levei num eletricista , o cara trocou uns conectores e um rele, mas testou na minha frente ventoinha funcionando, e dia seguinte la vai de esquentar de novo sem transito pesado a noite chovendo rsss, cheguei em casa abri o capo e la esta a ventoinha elétrica parada de novo, pode ser um curto circuito ou qualquer coisa que a esteja queimando, mas a minha pergunta e outra, sera que ela deveria ferver mesmo sem a ventoinha elétrica sem pegar transito, a ventoinha de acoplamento nao deveria dar conta?Sei que as vezes acontece de rolar 02 defeitos ao mesmo tempo, mas me parece muito estranho, detalhe valvula termo estática funcionando e sem vazamento algum, que fazer?
bem la vou eu dr uma olhadinha no jeepinho e não é que queimou outro fusível e a ventoinha parece estar travada, sera que e um curto circuito na caixa de fusíveis que causou mais uma ventoinha indo pro espaço? Isso já aconteceu com alguém?
agora sim eu tenho um Cherokee: Esquentou!! Esquentou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
então galera, ontem a luz do Check engine acendeu desde a saida da garagem do trabalho. (já tinha acendido 6.feira e eu desliguei a bateria uns 20min e liguei de novo e luz apagou)
no transito que nem era dos piores, mas tava devagar, temperatura o tempo todo no primeiro traço depois do 100 (pra mim ali seria +-106), aí já quase chegando em casa, esquentou, check gauge, ponteiro no vermelho, e consegui desliguei o carro na hora.
hoje deixei o carro numa oficina especializada em Cherokee no Rio de Janeiro, indicada aqui várias vezes, a LS em São Cristóvão.
Agora a pouco o mecanico me ligou e disse que a viatura está sem valvula e que o culpado da fervura é a ventoinha do ar condicionado, não entendi nada :-? (aquela ventoinha que não é a que fica ligada direto na polia posso chamar de ventoinha do ar condicionado??)
eu nem sabia que a ventoinha do ar armava também, mesmo sem o ar ligado. isso confere?
eu não estou usando o ar condicionado porque estava programada uma revisão, não está gelando beeeemmm, e a ventoinha do ar está sem um parafuso de um dos lados (são 2 parafusos), então quando liga o ar ela faz um barulho da helice raspando.
então com certeza a ventoinha não estava armando em momento nenhum sem o ar ligado, ou eu teria escutado.
o mecanico (Jorginho) disse com certeza que trocando a ventoinha do ar o problema acaba. e ele quer original, disse que vai bater quase 1.000,00. :shock:
não estou considerando má fé do cara porque ele parece ser gente boa e porque pra verificar esse problema do aquecimento e trocar as buchas da barra estabilizadora me cobrou 60,00. se fosse pilantra teria dado uma facada maior.
então amigos, aquela ventoinha do lado direito de que está olhando o carro de frente é acionada pela temperatura independente do ar condicionado????
A minha era modelo 1999, mas a ventoinha acionava com o aumento da temperatura, exatamente como você falou, logo depois de passar do traço de 100°C.
Mesmo não usando o ar condicionado.
Como o cabeçote das Sport é de ferro, é provável que não tenha danificado.
Arruma isso tudo logo e vá ser feliz.:concordo: