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Convex Datacenter
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  • #13



    Citação Postado originalmente por Cotrim Ver Post
    Lucas,

    Leve em uma alinhadora de confiança e peça para medir tudo. Vc verá que tem problemas no caster.
    Levei em uma empresa de confiança para ver o caster... analizando de dentro do carro a roda direita tem angulo de 5º e a esquerda 4,5º.

  • #14
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    Lucas, usei na minha Limit 97, calços de 6cm que mandei fazer com pneus 33"MUD durante 2 anos em trilhas e viagens a SC puxando lancha e com a familia.
    Com o Troller em uso, retirei os calços e os MUD e voltei a usar a Limit original, sem nunca ter esse tipo de problema que já tinha acontecido na Sport do meu irmão.
    Antes de levar esse carro prá Itajai, mandei dar uma geral, principalmente nos embuchamentos troquei por buchas de poliuretano, uma merda, pivos (troqueios dois), terminais de direção, etc.etc.
    Tudo zerado, geometria e fui prá estrada, perfeito.
    Há pouco tempo, na estrada a 80km/h, ao passar em um ressalto no asfalto o carro começou a balançar as rodas dianteiras batendo nos limitadores de direção, além do cagaço, quebrou o cano do radiador de óleo da caixa que passa perto da suspa.
    Como só uso na cidade, vou levando, examinei pneus e folgas quando troquei o encanamento quebrado, tudo certo, a única coisa é que meu carro não tem amortecedor de direção e isso pode ser um problema.
    Vou acompanhar esse tópico para aprender dicas e sujestões para resolver esse problema por aqui.
    Aproveito para solicitar aos amigos foristas da região de Itajai e ou Balneário dicas de oficinas para fazer a manutenção da minha Limit.
    Valeu,
    Badia

  • #15
    Citação Postado originalmente por BADIA Ver Post
    Lucas, usei na minha Limit 97, calços de 6cm que mandei fazer com pneus 33"MUD durante 2 anos em trilhas e viagens a SC puxando lancha e com a familia.
    Com o Troller em uso, retirei os calços e os MUD e voltei a usar a Limit original, sem nunca ter esse tipo de problema que já tinha acontecido na Sport do meu irmão.
    Antes de levar esse carro prá Itajai, mandei dar uma geral, principalmente nos embuchamentos troquei por buchas de poliuretano, uma merda, pivos (troqueios dois), terminais de direção, etc.etc.
    Tudo zerado, geometria e fui prá estrada, perfeito.
    Há pouco tempo, na estrada a 80km/h, ao passar em um ressalto no asfalto o carro começou a balançar as rodas dianteiras batendo nos limitadores de direção, além do cagaço, quebrou o cano do radiador de óleo da caixa que passa perto da suspa.
    Como só uso na cidade, vou levando, examinei pneus e folgas quando troquei o encanamento quebrado, tudo certo, a única coisa é que meu carro não tem amortecedor de direção e isso pode ser um problema.
    Vou acompanhar esse tópico para aprender dicas e sujestões para resolver esse problema por aqui.
    Aproveito para solicitar aos amigos foristas da região de Itajai e ou Balneário dicas de oficinas para fazer a manutenção da minha Limit.
    Valeu,
    Badia
    Vejo que voce eh de poa e quero dividir contigo minha indignaacao sobre a falta de preparo dos mecas que levamos nossas vtrs. Mandei levantar a minha apenas um pouquinho so para dar um up e desde entao nao consigo andar com a vtr, pois larguei ela boa, paguei uma grana pra ficar melhor e sem folgas e peguei um carro com defeitos, me sinto roubado. Levei o carro em diversos lugares e ninguem nem ouvio falar em shimmy ou death wobble, lugares bons aqui de poa... estou tao p**** da cara que vou levar ela de volta na empresa (que so mexe com isso de acordo com ela) e mandar deixar tudo original de novo tamanha minha frustração com isso. Desculpa o desabafo, mas não da pra confiar nossos carros a qualquer empresa. Abraços amigo.

  • #16
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    Olá Lucas,

    Assim como você, também tenho XJ e tb moro em POA.
    Considero que, assim como elogiamos as boas oficinas onde levamos nossas vtrs, devemos alertar sobre os maus mecânicos.

    Tive uma decepção na OFICINA MONZA, que fica na Cristiano Fischer, com meu ex-Vitara.
    Passei a alertar a galera na época, em 2008.

    Gostaria de saber onde vc piorou sua XJ, para não cair lá também.
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

  • #17
    Citação Postado originalmente por GH Ver Post
    Olá Lucas,

    Assim como você, também tenho XJ e tb moro em POA.
    Considero que, assim como elogiamos as boas oficinas onde levamos nossas vtrs, devemos alertar sobre os maus mecânicos.

    Tive uma decepção na OFICINA MONZA, que fica na Cristiano Fischer, com meu ex-Vitara.
    Passei a alertar a galera na época, em 2008.

    Gostaria de saber onde vc piorou sua XJ, para não cair lá também.
    Ola GH primeiramente vou resolver a situaçao, pois quero ver amanha se a empresa é seria mesmo. Vejo que tens calços de 3". Podes me dizer se teve este problema de shimmy na sua? Onde faz a manutencao da tua vtr? Abraço

  • #18
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    Lucas, sei bem o que estas passando, isso já aconteceu algumas vezes comigo, afinal lá se vão quase 30 anos de off-road, mas no caso das alterações na Limit preferi errar sózinho, mandei fazer os calços na medida que achei ideal para levantar e caber os 33" e pronto.
    Para minha proposta que era gastar pouco e ir pro "crime" funcionou muito bem. Sei que a suspensão não ficou operacional como os "kits" que exitem hoje no mercado e que na época não existiam e os grincos eram muito caros, mas nossas trilhas quase não tem erosões e para atravessar charcos e subir dunas de areia nada supera um "V8itão" bem calçados de pneus.
    Agora, ela esta original, assim como a Sport do meu irmão, e está apresentando o mesmo problema de "shimi", por isso não posso culpar esse ou aquele, tenho é que encontrar uma solução.
    Uma coisa posso te garantir, para resolver é realmente uma tentativa de errar para acertar, infelizmente, pode ser braço de suspensão torto, bucha defeituosa, pivô do munhão, terminal de direção e até folga na caixa de direção, além é claro de bieleta pifada, etc.etc.etc.
    Na minha vou instalar o amortecedor de direção e refazer a geometria, vamos ver como fica.
    Uma solução que pensei é deixar a geometria como nos carros de corrida, com os pneus levemente abertos em baixo, não lembro se caster positivo ou negativo, sei que vai acabar com os pneus rápidamente, mas pelo menos vai acabar com este problema.
    Vamos trocando ídéias, acho que o GH vai poder trazer suas experiências a este tópico, pois como eu pratica este esporta ha anos.
    Abraço,
    Badia

    Citação Postado originalmente por lucas.brondani Ver Post
    Vejo que voce eh de poa e quero dividir contigo minha indignaacao sobre a falta de preparo dos mecas que levamos nossas vtrs. Mandei levantar a minha apenas um pouquinho so para dar um up e desde entao nao consigo andar com a vtr, pois larguei ela boa, paguei uma grana pra ficar melhor e sem folgas e peguei um carro com defeitos, me sinto roubado. Levei o carro em diversos lugares e ninguem nem ouvio falar em shimmy ou death wobble, lugares bons aqui de poa... estou tao p**** da cara que vou levar ela de volta na empresa (que so mexe com isso de acordo com ela) e mandar deixar tudo original de novo tamanha minha frustração com isso. Desculpa o desabafo, mas não da pra confiar nossos carros a qualquer empresa. Abraços amigo.

  • #19
    Citação Postado originalmente por BADIA Ver Post
    Lucas, sei bem o que estas passando, isso já aconteceu algumas vezes comigo, afinal lá se vão quase 30 anos de off-road, mas no caso das alterações na Limit preferi errar sózinho, mandei fazer os calços na medida que achei ideal para levantar e caber os 33" e pronto.
    Para minha proposta que era gastar pouco e ir pro "crime" funcionou muito bem. Sei que a suspensão não ficou operacional como os "kits" que exitem hoje no mercado e que na época não existiam e os grincos eram muito caros, mas nossas trilhas quase não tem erosões e para atravessar charcos e subir dunas de areia nada supera um "V8itão" bem calçados de pneus.
    Agora, ela esta original, assim como a Sport do meu irmão, e está apresentando o mesmo problema de "shimi", por isso não posso culpar esse ou aquele, tenho é que encontrar uma solução.
    Uma coisa posso te garantir, para resolver é realmente uma tentativa de errar para acertar, infelizmente, pode ser braço de suspensão torto, bucha defeituosa, pivô do munhão, terminal de direção e até folga na caixa de direção, além é claro de bieleta pifada, etc.etc.etc.
    Na minha vou instalar o amortecedor de direção e refazer a geometria, vamos ver como fica.
    Uma solução que pensei é deixar a geometria como nos carros de corrida, com os pneus levemente abertos em baixo, não lembro se caster positivo ou negativo, sei que vai acabar com os pneus rápidamente, mas pelo menos vai acabar com este problema.
    Vamos trocando ídéias, acho que o GH vai poder trazer suas experiências a este tópico, pois como eu pratica este esporta ha anos.
    Abraço,
    Badia
    Claro, entendo que seja algo como errar para acertar, o que me deixa f*** é que a vtr foi pra la boa, paguei, e ela veio estragada.

    Outra coisa é a falta de preparo para dizer: Olha lucas levantando pode dar isso, aquilo etc e tal.

    Estou falando de termos técnicos, conhecimento. Sei que pode dar este problema com ela original mas ai tu vai la e troca as coisas com folga e tudo deve voltar ao normal o que eu nao concordo é com a ganancia por dinheiro e a falta de preparo...

    Obrigado amigo.

  • #20
    Deixar o pneu aberto é alterar o ângulo de Camber (cambagem) se o seu eixo for rígido, só tem um jeito de fazer isso, que seria entortando as tubeiras.

    Uma maneira fácil de entender o ângulo de caster, é pensando no ângulo da bolota do diferencial em relação ao solo. O correto é 0º, qualquer coisa nesse ângulo pode gerar o shimmy. Amortecedor de direção só mascara e, o dia que resolver voltar, pode voltar de uma vez só e vc perder o controle do carro.

    Pesquise aqui no fórum sobre shimmy, que tem um post do Edu Velo que lista tudo o que deve ser inspecionado.

    Citação Postado originalmente por BADIA Ver Post
    Lucas, sei bem o que estas passando, isso já aconteceu algumas vezes comigo, afinal lá se vão quase 30 anos de off-road, mas no caso das alterações na Limit preferi errar sózinho, mandei fazer os calços na medida que achei ideal para levantar e caber os 33" e pronto.
    Para minha proposta que era gastar pouco e ir pro "crime" funcionou muito bem. Sei que a suspensão não ficou operacional como os "kits" que exitem hoje no mercado e que na época não existiam e os grincos eram muito caros, mas nossas trilhas quase não tem erosões e para atravessar charcos e subir dunas de areia nada supera um "V8itão" bem calçados de pneus.
    Agora, ela esta original, assim como a Sport do meu irmão, e está apresentando o mesmo problema de "shimi", por isso não posso culpar esse ou aquele, tenho é que encontrar uma solução.
    Uma coisa posso te garantir, para resolver é realmente uma tentativa de errar para acertar, infelizmente, pode ser braço de suspensão torto, bucha defeituosa, pivô do munhão, terminal de direção e até folga na caixa de direção, além é claro de bieleta pifada, etc.etc.etc.
    Na minha vou instalar o amortecedor de direção e refazer a geometria, vamos ver como fica.
    Uma solução que pensei é deixar a geometria como nos carros de corrida, com os pneus levemente abertos em baixo, não lembro se caster positivo ou negativo, sei que vai acabar com os pneus rápidamente, mas pelo menos vai acabar com este problema.
    Vamos trocando ídéias, acho que o GH vai poder trazer suas experiências a este tópico, pois como eu pratica este esporta ha anos.
    Abraço,
    Badia

  • #21
    Usuário
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    Valeu pelas dicas Cotrim, to me agarrando em qualquer santo . . .
    Abraço,
    Badia

  • #22
    Usuário Avatar de GH
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    Citação Postado originalmente por lucas.brondani Ver Post
    Ola GH primeiramente vou resolver a situaçao, pois quero ver amanha se a empresa é seria mesmo. Vejo que tens calços de 3". Podes me dizer se teve este problema de shimmy na sua? Onde faz a manutencao da tua vtr? Abraço
    Lucas, minha vtr recebeu os calços de 3" e praticamente não mudou de comportamento. Usei os braços originais e não alonguei as bieletas, mas vou fazer isso pq as buchas delas não estão durando.
    Eu sinceramente acho que vc devia voltar lá onde fez o serviço e solicitar o reparo.
    Shimmy em vtr de eixo rígido normalmente vem de folgas, muito provavelmente dos rolamentos de munhões, nos CJ isso era comum. Mas os CJ que apresentavam isso já eram bem rodadinhos, não creio que seja o caso da sua XJ 2000.
    Até dá pra resolver isso colocando um amortecedor de direção mais parrudo, mas voce estará apenas mascarando o problema.
    Levantar XJ em 3" não é muito, não creio que isso seja justificativa p/surgir shimmy.
    Só se, como disse antes, sua XJ já esteja bem judiada.
    Caso queira ver a minha (e testar), está à disposição, trabalho no Passo d'areia e moro na Chácara das Pedras.
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

  • #23
    Citação Postado originalmente por GH Ver Post
    Lucas, minha vtr recebeu os calços de 3" e praticamente não mudou de comportamento. Usei os braços originais e não alonguei as bieletas, mas vou fazer isso pq as buchas delas não estão durando.
    Eu sinceramente acho que vc devia voltar lá onde fez o serviço e solicitar o reparo.
    Shimmy em vtr de eixo rígido normalmente vem de folgas, muito provavelmente dos rolamentos de munhões, nos CJ isso era comum. Mas os CJ que apresentavam isso já eram bem rodadinhos, não creio que seja o caso da sua XJ 2000.
    Até dá pra resolver isso colocando um amortecedor de direção mais parrudo, mas voce estará apenas mascarando o problema.
    Levantar XJ em 3" não é muito, não creio que isso seja justificativa p/surgir shimmy.
    Só se, como disse antes, sua XJ já esteja bem judiada.
    Caso queira ver a minha (e testar), está à disposição, trabalho no Passo d'areia e moro na Chácara das Pedras.
    GH, minha viatura, agora ta com o pessoal da Atitude 4x4 (não foi a mesma que mexeu na XJ), ja gastei o que nao tinha e ainda nao resolvi o problema! A conta ja esta em R$4.200,00 e ainda nao consegui andar com a viatura com um calcinho de 2". Desanimo total! Perdeu a graça!

  • #24
    R$ 4.200,00 pra resolver um shimmy???

    A Atitude de limpar o seu bolso...


    Foge Bino.

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