x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
    Usuário
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Sao Bento do Sul/SC
    Agradecimento: 1

motor de opala esquentando

tenho um jeep com motor de opala 151 4cc a gasolina,
    gosto de trilhas pesadas e meu jeep esquenta muito,
    alguem ja teve este problema tambem?
    o que voces fizeram para melhorar?

Usuário
    Entrada
    10/09/2009
    Agradecimentos: 0
    E ae Marcio blz?
    Cara nesse caso tem varias coisas que podem ser,Dentre elas estao algumas que pode conferir ae!
    _ Usa valvula Termoestatica?
    _ Distacia da helice até o radiador
    _ Bomba d'agua
    No caso de usar valvula pode ser que a mesma travou e no caso tenha que troca-la,
    Se seu a helice estiver longe demais do radiador devido a adptaçao feita a refreigeraçao nao esta eficiente,
    Agora se nao for nehum desse itens citados pode ser que sua bomba D'gua nao esteja em perfeiro estado e precise ser trocada!

Um conselho que no meu caso eu uso! Se utilizar seu jeep somente em trilha retire a valvula termoestatica ou intao coloque uma de abertura com menos grau! No meu uso sem a valvula e nao tenho problemas nao mas só utilizo ele em trilhas nao falo grandes deslocamentos com ele nao!

Espero ajudar em algo!
    Abraços!

Usuário Avatar de Rodrigotche
    Entrada
    12/12/2007
    Local
    Medianeira/PR
    Agradecimentos: 0
    Que marcador de temperatura vc esta usando?
    Mercurio?
    Em que local esta instalado?
    No cabeçote?
    A helice não ficou muito baixa na adaptação?
    Ou vc usa eletrica?
    No meu é eletrica com sensor de temperatura trabalha na faixa de 90 graus mas na trilha tem que ligar a helice direto pq senão a agua ferve
    Um abraço

Citação Postado originalmente por marciorank@gmail.com Ver Post
    A ventuinha do radiador é elétrica ou mecânica? Já pensou em colocar uma hélice com mais pás? derrepente a do opala 6 cil...

Usuário
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Sao Bento do Sul/SC
    Citação Postado originalmente por Rodrigotche Ver Post
    Que marcador de temperatura vc esta usando?
    Mercurio?
    Em que local esta instalado?
    No cabeçote?
    A helice não ficou muito baixa na adaptação?
    Ou vc usa eletrica?
    No meu é eletrica com sensor de temperatura trabalha na faixa de 90 graus mas na trilha tem que ligar a helice direto pq senão a agua ferve
    Um abraço
    estou usando o marcador de mercurio,
    esta instalado no cabeçote(lugar original do motor)
    a helice esta no meio do radiador, e alem da do motor (bomba de agua),
    tenho uma eletrica em frente o radiador que em dias quente
    na trilha fica ligada praticamente direto.
    Ja pensei em colocar uma eletrica no lugar da bomba de agua, dizem que da uma forcinha a mais,
    mas acho que vai acabar esquentando ainda mais.
    abraço.

Usuário Avatar de Treme Terra
    Entrada
    03/06/2006
    Local
    Varginha/MG
    Amigo confira estes irens:

- Radiador entupido,
    - Helice girando no sentido de puxar o ar do radiador para o motor (ja vi helice com pas que giram ao contrario que foi adaptada de outros motores).
    - helice longe do radiador, o ideal é estar cerca de 3 a 4 centimetros afastada do radiador. Se estiver fora disto faça um prolongador e aproxime ela do radiador.
    - Verifique se a mangueira inferior do radiador tem uma especie de mola por dentro. A finalidade desta mola é não deixar a mangueira murchar quando a bomba suga muita agua, se ela murchar vai restringir a quantidade de agua que circula. Normalmente isto ocorre em rotações mais elevadas.
    - Bomba d'agua defeituosa, o pessoal só troca a bomba quando esta vazando, ja vi bombas com o rotor corroido por ferrugem que cavitava e não circulava agua o suficiente para refrigerar.
    - Valvula termostatica travada, nunca retire a valvula, um engenheiro estudou anos para desenvolver a valvula e por isto ela deve ter alguma finalidade, senão não estaria lá. Veja bem os motores são construidos com diversos materiais como ferro, aluminio etc, que tem coeficientes de dilatação diferente, assim sendo as folgas são calculadas com um parametro de temperatura entre 85º C e 95º C por isto existe a valvula termostatica.
    - Trincas no cabeçote
    - Junta de cabeçote queimada. As vezes a junta queimada não deixa passar agua para dentro do motor mas sim combustão para dentro do circuito de refrigeração.
    - Motor com o ponto de ignição muito adiantado, nesta condição o motor fica pesado quando se da a partida pelo motor de arranque.

Abraços,
    Junior
    Varginha-MG (Latitude: -21 34' 00,21092'' Longitude: -45 26' 46,34492'')
    www.equipeterra.com.br

Usuário
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Sao Bento do Sul/SC
    Citação Postado originalmente por Treme Terra Ver Post
    Amigo confira estes irens:

- Radiador entupido,
    - Helice girando no sentido de puxar o ar do radiador para o motor (ja vi helice com pas que giram ao contrario que foi adaptada de outros motores).
    - helice longe do radiador, o ideal é estar cerca de 3 a 4 centimetros afastada do radiador. Se estiver fora disto faça um prolongador e aproxime ela do radiador.
    - Verifique se a mangueira inferior do radiador tem uma especie de mola por dentro. A finalidade desta mola é não deixar a mangueira murchar quando a bomba suga muita agua, se ela murchar vai restringir a quantidade de agua que circula. Normalmente isto ocorre em rotações mais elevadas.
    - Bomba d'agua defeituosa, o pessoal só troca a bomba quando esta vazando, ja vi bombas com o rotor corroido por ferrugem que cavitava e não circulava agua o suficiente para refrigerar.
    - Valvula termostatica travada, nunca retire a valvula, um engenheiro estudou anos para desenvolver a valvula e por isto ela deve ter alguma finalidade, senão não estaria lá. Veja bem os motores são construidos com diversos materiais como ferro, aluminio etc, que tem coeficientes de dilatação diferente, assim sendo as folgas são calculadas com um parametro de temperatura entre 85º C e 95º C por isto existe a valvula termostatica.
    - Trincas no cabeçote
    - Junta de cabeçote queimada. As vezes a junta queimada não deixa passar agua para dentro do motor mas sim combustão para dentro do circuito de refrigeração.
    - Motor com o ponto de ignição muito adiantado, nesta condição o motor fica pesado quando se da a partida pelo motor de arranque.

Abraços,
    a helice é original do opala,
    valvula termostatica nao uso mais,
    radiador ja foi limpo, inclusive pasado a vareta,
    a algum tempo fiz o motor que ja nao estava muito bom, porem continua esquentando,
    a helice esta a 4 cm do radiador, vou baixar para 3 e esprementar
    (provavelmente vou ter que esperar o verão porque aqui no sul a
    temperatura nos ultimos dias tao chegando a 9 graus negativos rsrsrsr....)
    a mais ou menos 8 anos atras eu nao usava a mola da tampa do radiador,
    ele nao esquentava(talves por nao dar preçao dentro do radiador),
    porem jogava um pouco de agua fora, nao era tanto que fosse nescesario
    completar durante as trilhas.

valeu pelas dicas.
    abraço.

Marcio, eu vejo três alternativas:

1º Verifique se o cebolão é compatível com o marcador de temp. do painel. Se vc usa motor de opala, e cebolão original, o marcador tem que ser original do opala. Agora, se é o painel do Jeep, vc precisa adaptar o cebolão do Jeep no motor...

2º Saca fora a bomba dágua e compare o estado do rotor dela com uma nova. As vezes o rotor original acaba se desmanchando com o passar dos anos, por efeito da ferrugem ou atrito, e não consegue mais deslocar a água na velocidade correta dentro do motor.

3º Verifique se a helice do radiador é de 4 pás, e troque-a por uma um pouco maior ou de 6 pás. Isso vai gerar mais deslocamento de ar e refrigerar mais o radiador.

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Motor de opala trabalha bem quente.Tem certeza que ele está esquentando mesmo ? Tudo que disseram acima + aditivo na proporção correta e ponto de ignição.
    []´
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Usuário
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Sao Bento do Sul/SC
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Motor de opala trabalha bem quente.Tem certeza que ele está esquentando mesmo ? Tudo que disseram acima + aditivo na proporção correta e ponto de ignição.
    []´
    blz Sergio
    o motor esquenta mesmo, chega a ferve.
    Mas enquanto nao ultrapasa aos 80 graus anda bem pra caramba ( ninguein passa rsrsrsrs...)
    em 90 graus começa a falhar e perder força( que bosta)

Citação Postado originalmente por marciorank@gmail.com Ver Post
    Amigo
    na minha rural tinha o mesmo problema, fiz de tudo, varetamento do radiador, bomba nova, mangueiras novas e com molas, ventoinha auxiliar eletrica que fica ligada quase todo o tempo da trilha e nada adiantava. troquei a ventoinha do motor para uma de 6pas, e meus problemas acabaram, nem uso mais a auxiliar eletrica, o moto faz trilhas e numca aquece. da uma olhada nisto

abraços

Usuário
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Sao Bento do Sul/SC
    Citação Postado originalmente por bajeiro do sul Ver Post
    Amigo
    na minha rural tinha o mesmo problema, fiz de tudo, varetamento do radiador, bomba nova, mangueiras novas e com molas, ventoinha auxiliar eletrica que fica ligada quase todo o tempo da trilha e nada adiantava. troquei a ventoinha do motor para uma de 6pas, e meus problemas acabaram, nem uso mais a auxiliar eletrica, o moto faz trilhas e numca aquece. da uma olhada nisto

abraços
    esta ventuinha de 6 pas que o amigo colocou na rural é de qual caro?
    obrigado pela dica, abraços

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Motor esquentando
      Por FIORENZA no fórum Nissan
      Respostas: 2
      Última resposta: 21/03/2012, 20:53
    2. motor BF esquentando
      Por Mauro Darezzo no fórum Jeep Willys
      Respostas: 28
      Última resposta: 06/11/2009, 23:54
    3. motor esquentando
      Por Mauro Darezzo no fórum Jeep Willys
      Respostas: 5