x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
    Usuário Avatar de B4T3R4
    Entrada
    24/09/2012
    Local
    Santo André/SP
    Agradecimentos: 0

Andar no 4x2 com as borboletas 4x4 acionada

Dúvida de iniciante... " Na verdade nem fiz ainda, primeiro resolvi perguntar aqui para vocês ".

Se eu acionar as borboletas lá nas rodas para o 4x4 e não engatar ele na alavanca e deixar a alavanca como 4x2 tem como andar assim ? Para que eu economize tempo quando precisar usar o 4x4 e não precise descer do jeep para virar as borboletas ? Acarreta algum prejuízo para o veículo ?

Grato.

Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1
    Nenhum prejuizo mas como o sistema estara praticamente 90% engrenado voce tera um maior consumo de combustivel nada mais do que isso.
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

Usuário Avatar de mali9ski
    Entrada
    25/05/2010
    Local
    Itaiopolis Santa e Bela Catarina/AC
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por B4T3R4 Ver Post
    Dúvida de iniciante... " Na verdade nem fiz ainda, primeiro resolvi perguntar aqui para vocês ".

Se eu acionar as borboletas lá nas rodas para o 4x4 e não engatar ele na alavanca e deixar a alavanca como 4x2 tem como andar assim ? Para que eu economize tempo quando precisar usar o 4x4 e não precise descer do jeep para virar as borboletas ? Acarreta algum prejuízo para o veículo ?

Grato.
    ficara normal, apenas tera mais atrito.....os primeiros jeep'snem tinham essas ''borboletas' que são chamadas de rodas livres.....a minha gaiola que é 4x4 eu nem fiz rodas livres que iria complicar demais, e recentemente fiz deslocamentos de asfalto e estrada de chão de quase 80km's sem nenhum problema.....

valew
    GAIOLA 4X4 SÓ NÃO PASSA NA BLITZ.................http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...la-4x4-27.html

Usuário Avatar de B4T3R4
    Entrada
    24/09/2012
    Local
    Santo André/SP
    Agora sim me confundi mais ainda... Kkk...

Roda livre não seria quando não se tem essas borboletinhas pra poder virar ?

O meu jeep tem essas borboletinhas marcando as posições ou 4x2 ou 4x4 e pra funcionar 100% eu preciso virar as borboletinhas pra 4x4 e também engatar na alavanca média.

O que eu queria é já deixar as borboletinhas na posição 4x4 e usar a alavanca de engate na posição 4x2 pra não ter que ficar descendo do jeep pra poder virar as tais borboletinhas... Pelo comentário do Dic3 " valeu amigo " eu posso fazer isso e o que vai acontecer é só que vou gastar mais combustível.

Grato.

Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Ok B4T3R4, Isso é Batera ou é sua senha de acesso à internet? rsrs.

Vamos tentar explicar melhor:

Quando você está usando o Jeep em 4x2 a tração dianteira está desengatada na caixa de tração (ou caixa da reduzida como é mais conhecida), mas a roda da frente está virando e ligado a ela está o semi eixo dianteiro, que vira a corôa, que vira o pinhão e vira o cardã, então toda essa parafernalha fica virando, fazendo "peso" para virar, fazendo barulho e desgastando desnecessariamente.
    Para resolver esse problema foi inventado o sistema conhecido por "roda livre", do qual essa borboleta a que você se refere faz parte.
    Quando você coloca a borboleta na posição 4x4 a roda fica ligada ao semi-eixo e pronta para que você engate, no momento em que precisar, a tração nas 4 rodas. Quando você coloca a borboleta na posição 4x2 a roda se desconecta do semi eixo e, portanto, fica "livre" (como em todos os carros 4x2) e toda a parafernalha da tração dianteira fica quietinha, parada.
    O normal é utilizar o Jeep no asfalto com a roda livre na posição 4x2, que o Jeep fica mais silencioso, mais econômico e mais "leve" para dirigir, quando chegar no início da trilha você liga a "roda livre" e durante a triha engata e desengata somente na alavanca da caixa de tração, desligando as rodas livres somente no final da trilha, quando estiver entrando no asfalto.
    Eu, diversas vezes, esqueço de desligar as rodas livres e sigo com elas engatadas, mas logo a barulheira do conjunto de transmissão dianteira virando solto me faz lembrar e logo que possível desligo, mas problema mecânico não tem nenhum, inclusive os Trollers até 2001 não tinham o sistema de roda livre e o cardã dianteiro virava constantemente, o que provocava desgaste prematuro das cruzetas, já que no Toller o cardã dianteiro trabalha em um ângulo excessivamente fechado.
    4X4 Brasil
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

Usuário Avatar de B4T3R4
    Entrada
    24/09/2012
    Local
    Santo André/SP
    Certooooo então... Kkk...

Explicado.

Vamos nos utilizar definitivamente do 4x2 lá na roda bem como aqui na alavanca média 4x2 na cidade e...

Pras vezes em que formos ir aprender alguma coisa com os amigos onde não tiver asfalto, viramos pra 4x4 lá nas rodas e engatamos a alavanca média 4x4.

Sanada toda a dúvida. Muitíssimo obrigado meus amigos.

Sou de Santo André, se tiver alguém de perto daqui vamos marcar um bate papo.

Grato.

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 5
    Um unico e misseravel detalhe ! É relativamente comun aparecer aqui no balcao rolamentos de pinhao e laterais de coroa estragados por nunca terem sido usados.
    A criatura compra um 4x4, nunca usa a tração dianteira e depois de alguns anos vende. O novo dono liga a tração e repara no barulho...vai descobrir que os rolamentos do eixo dianteiro de um carro que nunca fez trilha estão destruidos com falso brinel.
    Explicando...quando um rolameno fica parado por anos em um ambiente com muita vibração (o jeep andando no asfalto) os roletes fazem canaletas nas pistas do rolamento inutilizando o rolamento.
    Solução ? Usar o o que voce comprou ! Eu ligo as rodas livres e a tração pelo menos uma vez por mes nem que seja para andar na brita do quintal.

Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Bem colocado edgar, realmente a falta de uso também estraga, então não se esqueça de, pelo menos uma vez por mês, botar o bichinho na trilha, vai fazer bem para ele e mais ainda para você!
    Só um detalhe, NUNCA nas nunca mesmo engate a tração no asfalto, um pequeno deslocamento de 10 metros no asfalto é suficiente para encavalar as engrenagens da caixa de tração e você ter que levantar pelo menos uma roda do Jeep para conseguir desengatar, isso se já não tiver danificado seriamente a caixa de tração, então lembre-se 4x4 só em piso escorregadio, tipo lama, areia, brita ou, no mínimo terra.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

Usuário Avatar de RodrigoPD
    Entrada
    30/10/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimento: 1
    Batera;

Sou de Sampa, relativamente perto de você.

Quando quiser nos acompanhar num passeio, seja bem vindo.

Abs.
    Rodrigo Domingos
    "Barrinho" - Fusca 1.600 (1974) / "Tropeço" - Jeep Willys CJ-5 (1961) / "Camburão"- Explorer XLT (1997)

Usuário Avatar de B4T3R4
    Entrada
    24/09/2012
    Local
    Santo André/SP
    Opa meu amigo, vou sim é só me convidar, se eu não tiver compromisso algum, com certeza vamos nos divertir.

No aguardo.

Um grande abraço.
    \º||||º/ JEEP - 77 - Ford CJ5 - " 71/B4T3R4/77 " - Novo e Equipadassooooo
    Viatura para desfilar em passeios, eventos e encontros urbanos

Usuário Avatar de Eduardo Gonçalves
    Entrada
    22/05/2012
    Local
    São Paulo/SP
    B4T3R4 e RodrigoPD, sou de Sampa também!
    Então me auto-convido para passeios quando tiver algum! kkkk eh soh chamar!

Abraços
    Band 97

Usuário Avatar de B4T3R4
    Entrada
    24/09/2012
    Local
    Santo André/SP

Thumbs up

Citação Postado originalmente por RodrigoPD Ver Post
    Batera;

Sou de Sampa, relativamente perto de você.

Quando quiser nos acompanhar num passeio, seja bem vindo.

Abs.
    Citação Postado originalmente por Eduardo Gonçalves Ver Post
    B4T3R4 e RodrigoPD, sou de Sampa também!
    Então me auto-convido para passeios quando tiver algum! kkkk eh soh chamar!

Abraços
    Pra ficar mais organizado, instalem aí no celular ou no computador o Zello. Live conversation. ( é um comunicador por voz igual ao nextel, FALAMOS DE GRAÇA CONSUMINDO APENAS INTERNET ), depois de instalado vocês podem me adicionar como B4T3R4 ou entrem na sala JEEP WILLYS FORD - GRANDE ABC

Aí poderemos conversar sobre passeios e etc... TODOS SÃO BENVINDOS.
    \º||||º/ JEEP - 77 - Ford CJ5 - " 71/B4T3R4/77 " - Novo e Equipadassooooo
    Viatura para desfilar em passeios, eventos e encontros urbanos

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Hilux 98 srv Tração Acionada não Funciona
      Por timmaia no fórum Toyota
      Respostas: 12
      Última resposta: 25/02/2011, 15:34
    2. Ranger Partida com embreagem acionada?
      Por MarBO no fórum Ford
      Respostas: 19
      Última resposta: 04/04/2010, 10:56
    3. Reduzida acionada: O que realmente acontece?
      Por Carvalho no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 20/09/2005, 22:23
    4. gnv antes ou depois das borboletas
      Por Porcão no fórum Niva
      Respostas: 6
      Última resposta: 21/08/2005, 11:48
    5. Roda livre manual com as Borboletas quebradas.
      Por STEIMETZ no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 4
      Última resposta: 16/05/2005, 13:04

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem