x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11

Melhorar a potência BF161 x GNV

Receitinha para melhorar a potência

Bom dia pessoal, essa é uma dica para que tem o BF161 rodando com GNV e quer ganhar em torno de 20 a 30% de potência comprovada:

1º Retirar o difusor do carburador (o difusor original tem Ø27mm - 572mm² enquanto sem ele a passagem fica com Ø40mm - 1255mm²).
    2º Aumentar a entrada do GNV no pé do carburador. A minha instalação original possuía Ø9,5mm e comprei uma nova com Ø11mm interno para não dar falta em alta.
    3º Regular novamente a válvula redutora aumentando um pouco a vazão.
    4º Aumentar o tamanho do filtro de ar para restringir o mínimo possível a entrada do carburador. No meu caso eu tinha 1 filtro de corcel I e coloquei mais um em série.

5º Essa alteração foi a mais trabalhosa e derrepente não precisaria ser feita, mas como testei tudo junto, funcionou muito bem, além de deixar o ronco mais bonito e o motor mais solto:
    * Aumentar a saída do coletor de escapamento cortando o bocal original conforme figura anexa.
    * Trocar toda a tubulação original para Ø2" e colocar um abafador Ø2" com passagem direta (tipo JK)

Obs. Para o uso na gasolina como o difusor foi retirado, é necessário usar o afogador para aumentar o vácuo. Passei uma broca de 2mm no giclê mas mesmo assim não consegui eliminar o afogador.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -coletor.jpg  

Usuário
    Entrada
    02/04/2008
    Agradecimentos: 0

Consumo

Amigo; Depois dessa pagelância que voce fez, como ficou o consumo ?
    Abs

Na gasolina não fiz média ainda pois não acertei o carburador, mas no GNV o consumo parece estar o mesmo. Como meu diferencial é muito longo para minha caixa de 3 marchas e utilizo ele praticamente em serra, consigo fazer uma média de 110 a 120km com + - 13m³. Mas meu objetivo ainda é tentar tirar mais um pouco de potência sem precisar taxar o motor.

Citação Postado originalmente por SERGIO MOLLO Ver Post
    Amigo; Depois dessa pagelância que voce fez, como ficou o consumo ?
    Abs
    Após a pagelância e alguns testes o motor ficou entre 15 a 20% mais econômico no GNV. As acelerações estão mais rápidas, ganhei mais giro e o torque também aumentou. Os 30% de perda estimados com o uso do GNV, ficaram praticamente eliminados, comparando com o uso na gasolina original. Em subidas que usava 3ª (gasolina) e 2ª (GNV), já consigo rodar em 3ª no GNV.

Conclui que para um motor de 2600 cc, uma entrada de Ø27mm é muito restritiva. Alguns motores modernos de 250 / 350 cc 4T com 1 cilindro usam carburadores com entradas de Ø+-32mm, e em um 6 cilindros onde temos 3 explosões por volta, liberar mais oxigênio só tende a melhorar o desempenho.

Usuário Avatar de Rogério Barthy
    Entrada
    04/05/2004
    Local
    Resende/RJ
    Minha viatura está rodando com 2 cilindros de 7,5 m³ e ela está fazendo a média de 10 km/m³ em estrada, na velocidade de 60 / 70 km/h.
    motor BF-161, 3mx, autonomia suficiente para ir daqui de Resende ao Rio de Janeiro sem abastecimento.
    Quando instalei o kit GNV, a autonomia da viatura era de 100/110 km e 7,8 km/m³ e ao longo desses 4 anos de afinamento, ele já está com quase 50% de economia ou acréscimo na autonomia.
    Estou prestes à instalar o DIS (já comprado) para aumentar ainda mais essa porcentagem de economia e quem sabe chegar à 200 km rodados no GNV como autonomia ?
    Rogério
    4X4 Brasil
    CJ-5 66 BF-161 CX 3MX GNV
    Ign. + DIS 3 Bloc Macrotorque
    Rodorural 670X16 Guincho Bremen 9.000

Não fiz média em terreno plano ainda, mas tomo como base o percurso que faço de casa para o trabalho e vice versa. Dá um total de 25 km por dia. Antes de fuçar um pouco no motor eu conseguia fazer 4 vezes esse trajeto padrão e hoje aumentou para 5, mas o que realmente me incomodava era a falta de força no GNV.

Minha ignição eletrônica sem platinado eu montei em casa e ficou boa, mas ainda quero fazer mais umas mudanças como caixa de 4 ou 5 marchas, rebaixar em 0,5mm o cabeçote para ganhar mais alguns cavalinhos sem forçar muito, fazer um dimensionado no capricho, polir as saídas das válvulas de escapamento, etc...

Agora se vc gosta de fuçar, experimenta aumentar a vazão do carburador e dá uma melhorada no escapamento. O meu motor ficou muito mais forte que antes. Vale a pena o tempo investido...

Usuário
    Entrada
    02/02/2015
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Citação Postado originalmente por Rogério Barthy Ver Post
    Minha viatura está rodando com 2 cilindros de 7,5 m³ e ela está fazendo a média de 10 km/m³ em estrada, na velocidade de 60 / 70 km/h.
    motor BF-161, 3mx, autonomia suficiente para ir daqui de Resende ao Rio de Janeiro sem abastecimento.
    Quando instalei o kit GNV, a autonomia da viatura era de 100/110 km e 7,8 km/m³ e ao longo desses 4 anos de afinamento, ele já está com quase 50% de economia ou acréscimo na autonomia.
    Estou prestes à instalar o DIS (já comprado) para aumentar ainda mais essa porcentagem de economia e quem sabe chegar à 200 km rodados no GNV como autonomia ?
    Rogério
    O que é esse DIS ?
    Na opinião de vocês compensa colocar o kit GNV no BF-161 por questões de economia ?

Usuário Avatar de Rogério Barthy
    Entrada
    04/05/2004
    Local
    Resende/RJ
    DIS é um sistema de ignição eletrônica que substitui o distribuidor e aumenta a centelha junto as velas.
    Sistema parecido/similar ao IGNIFLEX. DIS Motor Spice tente no forum ou Google para conhecer.
    Minha viatura melhorou muito depois do DIS mas não faz 200 km c/GNV não... 15m³ x 11 km/m³ = por volta de 165 km
    em estrada.
    Se vc anda bem com o Jeep, vai valer a pena sim. Faça as contas de quantos Km vc anda por mês, veja o consumo de
    gasolina e o quanto paga por isso; veja o mesmo com o uso do GNV com o consumo de 8 km/m³ e assim veja quanto tempo
    levará para que a economia pague o KIT GNV. Já é um parâmetro para vc saber se vale a pena.
    Eu 250 km por mês = 50 litros gasolina = R$ 180,00 e 27 m³ gnv = R$ 60,00 (gnv 8 Km/m³ e R$2,30). ³
    CJ-5 66 BF-161 CX 3MX GNV
    Ign. + DIS 3 Bloc Macrotorque
    Rodorural 670X16 Guincho Bremen 9.000

Usuário
    Entrada
    02/02/2015
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Citação Postado originalmente por Rogério Barthy Ver Post
    DIS é um sistema de ignição eletrônica que substitui o distribuidor e aumenta a centelha junto as velas.
    Sistema parecido/similar ao IGNIFLEX. DIS Motor Spice tente no forum ou Google para conhecer.
    Minha viatura melhorou muito depois do DIS mas não faz 200 km c/GNV não... 15m³ x 11 km/m³ = por volta de 165 km
    em estrada.
    Se vc anda bem com o Jeep, vai valer a pena sim. Faça as contas de quantos Km vc anda por mês, veja o consumo de
    gasolina e o quanto paga por isso; veja o mesmo com o uso do GNV com o consumo de 8 km/m³ e assim veja quanto tempo
    levará para que a economia pague o KIT GNV. Já é um parâmetro para vc saber se vale a pena.
    Eu 250 km por mês = 50 litros gasolina = R$ 180,00 e 27 m³ gnv = R$ 60,00 (gnv 8 Km/m³ e R$2,30). ³
    Então Rogério, temos aqui na família uma Band Cabine dupla com carroceria (por volta de 11Km/L) e um Defender 110 ( Por volta de 9Km/L), e o mais novo agora é um Willys com o BF 161 e 3 marchas originais, como o Willys vou usar para o dia a dia estou vendo de colocar o GNV nele, mas queria que ele rodasse pelo menos 10Km/m³ de GNV o que seria perfeito e me geraria uma economia absurda......
    Ultimamente estou muito preocupado se coloco ou não o Kit GNV, rodo por mês por volta de 1100Km, e quero fazer de tudo para aumentar a economia no GNV, só que gostaria de usar a Gasolina para as trilhas pois dizem ter maior desempenho.
    Uma dúvida rápida, trocar a caixa de marchas pode de certa forma aumentar a economia sem prejudicar o desempenho ?
    E o que significa aquilo que você disse sobre uso do afogador para aumentar o vácuo ?

Vlws

Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Olha alterando a caixa pode melhorar sim, mas aí também depende do tipo de uso pois se for para estrada o pessoal vem istalando cabo de 5 marchas do chevete que tem 5 o ver drive meio ando o carro mais solto, lembrando que isso em estrada.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem