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  • #85



    To com o meu desmontado, então alguém saberia me dizer se cabe uma ventoinha entre o motor BF161 e o radiador? Estas que puxam o ar, por serem mais populares, tendem a ser mais baratas..

    Do outro jeep que tinha o espaço era bem curtinho, e ainda não cheguei a ver esta instalação com BF.

  • #86
    Usuário Avatar de Dodger
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    Citação Postado originalmente por Danniel Pizatto Ver Post
    To com o meu desmontado, então alguém saberia me dizer se cabe uma ventoinha entre o motor BF161 e o radiador? Estas que puxam o ar, por serem mais populares, tendem a ser mais baratas..

    Do outro jeep que tinha o espaço era bem curtinho, e ainda não cheguei a ver esta instalação com BF.

    Aí que tá um dos problemas iniciais. A ventoinha mais barata que achei foi esta do santana(acho que é a mesma para todos AP mais antigos) e o motor da ventoinha é muito grande, tive que tirar o espaçãdor que tem no maverick entre o radiador e a lata do carro, e jogar ela pro lado um pouco pra não pegar no focinho da bomba d'agua onde ficava a helice original. No jeep acho que o problema é pior ainda.ventoinhas mais modernas tem o motor mais largo e estreito, mas todas que vi eram de R$250,00 pra cima. A do santana achei por 90,00 nova. se precisar pego as medidas dela e deixo aqui

  • #87
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda Ver Post
    a do A/C do vectra anterior a esse novo , é a que empurra o ar , vai montada na frente do radiador .
    a de radiador de Astra moderno é a que puxa o ar , vai atraz do radiador , e é a mais eficiente das 2 , se vier com o chicote original tem 2 velocidades .
    em ambas não precisa do suporte junto , o que barateia se comprar em desmanche , pega só o motor com o chicote e a helice .
    o motor tem 3 pontos de fixação com rosca , o que torna facil fazer um suporte sob medida p/ o CJ .


    []'s
    Grande Beto,

    Você sabe a espessura dessa ventuinha do Astra? Sei que as "antigas" do penúltimo Vectra, apesar de estreita, não cabe entre o radiador e o motor (BF-161). E desse novo, é mais estreita? Saberia me dizer?

    [s] ventilados,
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
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  • #88
    Usuário Avatar de Paulo Sabra
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    Ventoinha elétrica

    Galera!!!

    De todas as idéias que vi aqui no Fórum, até o momento na minha opinião a do GIOVANI DONINI (Moderador - Expert) é a mais criativa.

    Ele usou a ventoinha da GM, utilizada na S-10, Vectra, Opala, etc.... que tem às hélices grandes mas o motor e compacto.

    Ele retirou às hélices da ventoinha mecânica, aumentou o diâmetro de 2 dos furos de fixação dessa hélice, de forma que passe a cabeça do parafuso, e carrega a hélice no carro. Caso a ventoinha elétrica pife, por algum motivo, ele retira apenas 2 parafusos e fixa a hélice de volta no lugar original.

    Mas o ideal para quem instala a ventoinha que puxa o ar atrás do radiador e fazer uma coifa para direcionar o ar no radiador, assim a eficiencia do sistema e melhor.

  • #89
    Usuário Avatar de Paulo Sabra
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    A melhor explicação sobre a eficiência do sistema de Ventoinha Elétrica.

    EXPLICAÇÃO DO MESTRE LEOPOLDO, SOBRE A EFICIÊNCIA DA INSTALAÇÃO DA VENTOINHA ELÉTRICA:

    "Algumas coisas são intuitivas ou constatadas em laboratório.

    Poe a mão na boca, com os dedos ligeiramente entre abertos, sopre (+difícil) e depois, tente puxar o ar(+facil).

    Uma explicação:

    Ao assoprar o ar sobre o radiador, o ar será comprimido pq o radiador oferece uma resistencia à sua passagem pelas aletas e canaletas. Ao ser comprimido, o ar procura sair pelas laterais e não seguir em frente.

    Por outro lado, se ele está atrás do radiador, ele faz faz depressão (baixa a pressão) e isso facilita o ar escoar pelo radiador.

    Lógico, entre os 2 processos temos de descontar a perda de carga. Mas só aqui, temos ganho um desempenho sobre o sistema.

    Depois, pense no ar:

    no 1º caso, o ar está frio, mais denso e portanto, mais "difícil" de faze-lo passar por uma peneira ... exagerando .... é como comprimir um tijolo contra a peneira de macarrão. Coitada da hélice ... e consome mais energia.

    no 2º caso, puxamos um ar que se aqueceu, portanto perdeu densidade, mais "fácil" de fazê-lo passar por uma peneira ... exagerando ...é como se na mesma peneira, vc faz passar a massa do tijolo sem ser ainda .... tijolo. A hélice está feliz ... e consome memos energia do motor.

    Porém, nem tudo é um mar de rosas. A hélice não está sózinha. Temos o motor.

    Antes do radiador, a hélice "pega" ar frio (melhor) .... no depois, "pega" ar quente (pior). Portanto, temos fadiga termica no material neste depois. Nem todos os materiais gostam de ficar sendo aquecidos e esfriados sem ao longo do tempo, trincar.

    Depois, temos o mesmo com o material dos motores. Temos a poteção do radiador dos elementos(chuva, lama, como já mencionado). Temos a acessibilidade.

    Mas, no geral, atras do radiador é melhor."

    VALEU MESTRE LEOPOLDO....

  • #90
    Moderador Avatar de Digo
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    Citação Postado originalmente por Marcelo Ver Post
    Grande Beto,

    Você sabe a espessura dessa ventuinha do Astra? Sei que as "antigas" do penúltimo Vectra, apesar de estreita, não cabe entre o radiador e o motor (BF-161). E desse novo, é mais estreita? Saberia me dizer?

    [s] ventilados,
    Pessoal,

    Alguem saberia informar a espessura da ventuinha do Astra e se ela cabe emtre o motor BF-161 e o radiador?

    []´s

  • #91
    Nem a pau !!!!

    Coloca entre a grade e o radiador, andei bastante assim e nunca tive problemas... Tanto é que Continuo desta forma com o novo motor...

    []'s ventilados

  • #92
    Citação Postado originalmente por Paulo Sabra Ver Post
    A melhor explicação sobre a eficiência do sistema de Ventoinha Elétrica.
    Poe a mão na boca, com os dedos ligeiramente entre abertos, sopre (+difícil) e depois, tente puxar o ar(+facil).
    Ao assoprar o ar sobre o radiador, o ar será comprimido pq o radiador oferece uma resistencia à sua passagem pelas aletas e canaletas. Ao ser comprimido, o ar procura sair pelas laterais e não seguir em frente.
    Mas, no geral, atras do radiador é melhor."
    Bom, vamos expor o assunto de outra maneira (acho que o Pagani vai concordar comigo, pois, pelo que parece, Nós dois usamos ventoinha NA FRENTE do motor). Claro que eu posso estar totalmente enganado... mas vamos ao raciocínio:

    1°. o radiador é um trocador de calor, que usa o fluido externo (ar) para absorver o calor do fluido interno (água), refrigerando o último às custas do primeiro.

    2°. ar quente é menos denso que o ar frio, assim, em 1m³ de ar frio, existe mais "ar" doq 1m³ de ar quente (vide Intercooler para refrigerar o ar e mandar mais fluido para dentro dos motores). Assim, se a hélice só consegue deslocar 1m³/s de ar, entao, se for 1m³ de ar frio rende mais "moléculas de ar" (ta bom, sei que o termo tá errado, mas é só um exemplo) doq 1m³ de ar quente, assim, forçar ar frio a passar pelo radiador é melhor doq puxar ar quente.

    3° Pode ser que respirar com a mao na frente da boca atrapalhe "um pouco", afinal de contas, tem um "obstáculo" ali... mas se vc colocar uma bola de ping-pong dentro da boca (atras da boca, tal qual a hélice atrás do radiador), vc TAMBEM vai ter algo que atrapalha o fluxo de ar.... entao, a melhor maneira de nao atrapalhar o ar a passar pelo radiador, e nao ter nada, nem na frente, nem atrás.... mas isso nao é possível, pois uma hora destas vc vai querer parar o jeep, entao tem que ter uma refrigeração forçada, e é por isso que a ventoinha está lá.

    4°. Colocar a hélice na frente do radiador, pode ser uma "mao que entope a boca", mas somente qdo está desligada, pois quando vc liga ela, ela se transforma em algo que "assopra" o ar goela abaixo, auxiliando na respiração.... desta forma, entre escolher "mao na frente da boca" que restringe a entrada do ar frio para o radiador, ou "bola de ping-pong atrás da boca", que ajuda a manter o ar quente NO radiador, eu ficaria com a primeira, pois assim, pelo menos nao esquenta dmais a ventoinha....

    Assim, na frente ou atrás, ambos os sistemas causam obstrução a passagem de ar, só que a instalação na frente do radiador manda "mais ar" para refrigeração, preserva um pouco mais a ventoinha e, de quebra, possibilita algo que a outra instalação nao permite: CONTINUAR USANDO A HÉLICE MECANICA ATRÁS DO RADIADOR, trabalhando em conjunto com a primeira....

    So como curiosidade:
    1°. Carros de fórmula1 nao tem ventoinha elétrica - nao tem obstruçao (ok, comparar F1 com Jeep nao vem ao caso)
    2°. Alguns carros de arrancada usam a bomba d'água e a tentoinha mecanica acionada por um motor elétrico, ou seja, nao há conexao mecanica entre polia do motor e polia da bomba d'água...
    4X4 Brasil

  • #93
    Bom...

    Li o tópico inteiro (deu trabalho pra caramba, hehehe) e vi que o suporte que o Giovani fez ficou muito legal, então, resolvi fazer o mesmo no meu radiador. Comprei uma ventoinha do Palio Fire, que por sinal parece ser mais fina que a da foto postada pelo Giovani. A hélice é enorme, chega a sobrar uns 2 cm na altura da colméia do radiador, tem 7 pás e uma rotação absurdamente alta. Ainda estou em fase de projeto para o suporte, assim que estiver pronto eu posto as fotos.


    Abraços.

  • #94
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    Boa tarde pessoal

    Estou tentando achar uma ventoinha estreita para instalar entre a polia da bomba d'agua e radiador.
    Motor 6 cil BF.

    Alguma novidade nos últimos tempos?

    Alguém já utilizou ventoinha universal, que puxe o ar?

    Ressurreição do tópico kkk
    CJ5 1973 3000
    Ranger 2.3 Dupla
    Churras lover #churrasdopetil

  • #95
    Usuário Avatar de Rogério Barthy
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    Também estou procurando uma ventoinha para meu BF-161
    CJ-5 66 BF-161 CX 3MX GNV
    Ign. + DIS 3 Bloc Macrotorque
    Rodorural 670X16 Guincho Bremen 9.000

  • #96
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    Ficou muito bom 👏🏽👏🏽

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