Bom, o que eu sei e pesquisei é que cardâs com cruzetas funcionam de forma muito diferente quando compostos por junta CV e homocinéticas.
ME lembro de ter lido um artigo extremamente complexo sobre o assunto e demorei pra entender o que se dizia lá. Não vou conseguir explicar com as mesmas propriedades, mas o conceito é basicamente como citei anteriormente. As cruzetas devem trabalhar sempre fazendo o mesmo ângulo porque cada uma descreverá a mesma oscilação e na mesma velocidade, sem assim gerar qualquer choque entre as frequencias desse movimento. Resumindo, na configuração correta, a vibração de uma cruzeta anula a da outra. Se o eixo cardã estiver numa configuração incorreta, essa harmonização não vai acontecer.
http://i628.photobucket.com/albums/u...s/Geometry.jpg
http://i628.photobucket.com/albums/u...sas/degree.jpg
As juntas cv (constant velocity) em particular, faz nela mesma a tal harmonização pelo fato de a angulação ser igual entre suas duas "U-Joints". Assim, para um trabalho harmonioso, um detalhe ainda deve ser observado de acordo com esse esquema:
http://i628.photobucket.com/albums/u...e20between.jpg
http://i628.photobucket.com/albums/u...s/degreecv.jpg
A cruzeta lá no pinhão deve estar em ângulo zero.
Já nas homocinéticas, não existe oscilação, vejam que o colar que alinha as esferas está sempre num mesmo ângulo em relação aos demais componentes de sua estrutura.
http://i628.photobucket.com/albums/u...0CV20joint.jpg
Por isso que trabalham em qualquer angulação sem oferecer vibrações.
Mas é lógico que quanto maior for a angulação nessas articulações, maior será seu trabalho e maior o desgaste tendo a vida útil diminuída. Porém um cardã vibrando diminui a vida útil das cruzetas e de muitos outros componentes envolvido no movimento.....
Bom , acho que é isso.
Abraços