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Over-drive artesanal (jeep - rural)

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  • 25/11/2010, 20:33
    Julinot
    vamos lá... esse teu sistema... pra colocar num cj-5 com motor - à princípio bf161 -, quais seriam as adaptações necessárias ? se não tiver que adaptar muito, de repente a gente pensa num esquema de sociedade. o "produto" precisa ser desenvolvido... como sei aiso ?

    abraços a todos...
  • 26/11/2010, 19:09
    André Luiz Rossetim
    Citação:

    Postado originalmente por sallespickup Ver Post
    renato,
    falei em intalação depois da reduzida, pois do jipe não igual engesa divorciada (separada) ai seria até mais facil, e o tamanho do cardam, nada importa, mas sim sua inclação, pois se muito em pé, quebra cruzetas direto

    carlos sallespickup

    Acho que realmente é o angulo que importa, mas...se o cardã for mais curto, com um pequeno deslocamento vertical da suspensão este angulo pode ficar critico para as cruzetas, um cardã maior vai possibilitar maior curso, sem prejudicar as cruzetas.
  • 26/11/2010, 22:55
    Renato Fraga
    Amigos, não confundam alhos com bugalhos....


    Um cardã mais curto vai resultar em ângulos mais acentuados nas cruzetas com o mesmo curso da suspensão.
    Assim, encurtar um cardã pode ser problema, mas alongar não há problema algum.
  • 27/11/2010, 09:49
    sallespickup
    por isso que falei em angular o cambio de traz para melhorar o angulo das cruzetas

    carlos sallespickup
  • 27/11/2010, 10:49
    Renato Fraga
    MAs se você criar um ângulo entre os dois câmbios no caso, vai ter vibração.

    Um eixo cardâ só não vibra se os ângulos entre suas cruzetas forem iguais.

    Caso contrário, para utilizar apenas uma articulação ou um eixo cardã com ângulações diferentes seria necessário a utilização de junta CV ou Homocinética.

    Citação:

    Bom, o que eu sei e pesquisei é que cardâs com cruzetas funcionam de forma muito diferente quando compostos por junta CV e homocinéticas.

    ME lembro de ter lido um artigo extremamente complexo sobre o assunto e demorei pra entender o que se dizia lá. Não vou conseguir explicar com as mesmas propriedades, mas o conceito é basicamente como citei anteriormente. As cruzetas devem trabalhar sempre fazendo o mesmo ângulo porque cada uma descreverá a mesma oscilação e na mesma velocidade, sem assim gerar qualquer choque entre as frequencias desse movimento. Resumindo, na configuração correta, a vibração de uma cruzeta anula a da outra. Se o eixo cardã estiver numa configuração incorreta, essa harmonização não vai acontecer.

    http://i628.photobucket.com/albums/u...s/Geometry.jpg

    http://i628.photobucket.com/albums/u...sas/degree.jpg







    As juntas cv (constant velocity) em particular, faz nela mesma a tal harmonização pelo fato de a angulação ser igual entre suas duas "U-Joints". Assim, para um trabalho harmonioso, um detalhe ainda deve ser observado de acordo com esse esquema:

    http://i628.photobucket.com/albums/u...e20between.jpg


    http://i628.photobucket.com/albums/u...s/degreecv.jpg

    A cruzeta lá no pinhão deve estar em ângulo zero.


    Já nas homocinéticas, não existe oscilação, vejam que o colar que alinha as esferas está sempre num mesmo ângulo em relação aos demais componentes de sua estrutura.

    http://i628.photobucket.com/albums/u...0CV20joint.jpg


    Por isso que trabalham em qualquer angulação sem oferecer vibrações.


    Mas é lógico que quanto maior for a angulação nessas articulações, maior será seu trabalho e maior o desgaste tendo a vida útil diminuída. Porém um cardã vibrando diminui a vida útil das cruzetas e de muitos outros componentes envolvido no movimento.....

    Bom , acho que é isso.

    Abraços
    A explicação se refere ao eixo e a transmissão, mas na verdade se vale para qualquer tipo de cardã.


    Abraços
  • 28/11/2010, 14:12
    Julinot
    Está evoluindo bastante a discussão técnica.
    Será que é possível chegar a um solução a qual possa trabalhadar e por em prática em grupo ? Seria bacana um trabalho à várias mãos.

    Abraços a todos...
  • 30/11/2010, 10:02
    sallespickup
    renato

    quando a gente fazia, colocavamos em degraus, ou seja cambio alto, cambio intermediario mais baixo e diferencial, nivel inferior, mas numa t case divorciada do ee34 que fiz a algum tempo angulei ela e não tive qualquer vibração, não conheço do tecnico, estou dando meu depoimento pratico que deu certo

    espero ter ajudado

    carlos sallespickup
  • 30/11/2010, 13:19
    André Luiz Rossetim
    Bom...
    ainda não entendi direito a ideia de vcs, mas passenando pela internet vi estes produtos para tratores, e acho que podem ser util para quem for por em pratica este projeto:
    http://www.nekarth.com.br/portugues/...od_produto=141
    http://www.nekarth.com.br/portugues/...od_produto=139

    Acho que um conjunto desse, dependendo das dimensões pode caber entre as duas caixas, talves até dentro da reduzida, ficando complicado o mecanismo para seu acionamento seletivo.
  • 30/11/2010, 14:47
    Renato Fraga
    Opa, bem observado;

    Esses componentes que você ilustrou são as reduções utilizadas em máquinas agrícolas e caminhões que ficam instaladas no cubo da roda.

    É um recurso para além de obter uma enorme redução, garantir que todo o conjunto da transmissão seja poupado. Geralmente sõa engrenagens para baixa rotação e têm um tamanho bem grande.

    http://www.nekarth.com.br/portugues/...150_5053_g.jpg

    http://www.nekarth.com.br/portugues/...150_5046_g.jpg

    http://perlini-equipment.com/dumpers...ferenziale.jpg

    O maior problema é que ao contrário do conjunto planetário e satélite de redizidas e câmbios automáticos, este não tem o recurso de ser acionado no momento desejado. Funciona ininterruptamente.

    Abraços
  • 01/12/2010, 20:48
    vladimirsilva
    Saudações a todos, estou acompanhando este tópico passo a passo, fiquei funçando sítios da internet, para aprender ou descobrir algo interessante, e por fim tive a supresa de ler num fórum de opaleiros, um comentário falando sobre inverter as engrenagens na caixa de 4 marcha, tornando a última uma over-drive. Segue link, vejam o comentário do usuário Sekiya:

    http://www.picapesgm.com.br/forum/vi...73bd5247cb1390
  • 02/12/2010, 11:50
    Renato Fraga
    Olha, confesso que já ouví muita coisa nesse sentido, trocar carretel e piloto, tec e tal, mas ainda não conpreendí como seria possível inverter tais engrenagens tal como foi descrito no comentário do link.

    Fiquei um bom tempo observando esta imagem para tentar imaginar o que seria possível, mas confesso que não entendí como:

    http://imgur.com/FcwbK.gif
  • 03/12/2010, 14:11
    Julinot
    Olá, amigos.
    Será que um de vocês, dos que possuem conhecimento técnico e estão conseguindo entender alguma coisa - e que já deu sugestões importantes -, poderia fazer um breve resumo das opções que teríamos até agora para fazer esse "over-drive artesanal" ? Tecnicamente eu não posso ajudar, mas talvez possa ajudar de alguma outra forma, se criarmos um projeto.

    Obrigado, e abraços a todos.
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