Powered by vBulletin

Over-drive artesanal (jeep - rural)

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 18/11/2010, 21:00
    sallespickup
    acredito não ter problemas algum, com espaço e cardam, pois ele ira somente no cardan traz, pois como a reduzida junto ao cambio, esse dispositivo vai entre a reduzida e o cardan traz, sendo que se faz uma flange entre eles e um flutuante entre o eixo piloto e o diferencial com um cardam pouco menor, lembre-se o 3 marchas é bem pequeno , se acharem preciso, angulem o cambio virando-opouco pra baixo, ai só fazendo mesmo.
    mas depois de feito em deslocamentos vai ficar bem legal

carlos sallespickup
  • 19/11/2010, 00:08
    Renato Fraga
    Mas lembre-se que intalando da forma como você sugere, pode haver o risco de acionas o overdrive mesmo que acidentalmente com a 4x4 acionada e isso acarreta em um sério dano à transmissão.

POr outro lado, se o problema é o tamanho do cardã, não faz diferença alguma montar o over drive entre o câmbio e a reduzida ou entre a reduzida e o eixo trazeiro.

O cardã trazeiro vai ter o mesmo tamanho. Só o dianteiro é que vai precisar crescer um pouco.

Ao que eu saiba, o problema é ficar curto demais. Mais longo até melhora a questão dos ângulos nas articulações.

Abraços
  • 19/11/2010, 19:53
    sallespickup
    Citação:

Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Mas lembre-se que intalando da forma como você sugere, pode haver o risco de acionas o overdrive mesmo que acidentalmente com a 4x4 acionada e isso acarreta em um sério dano à transmissão.

POr outro lado, se o problema é o tamanho do cardã, não faz diferença alguma montar o over drive entre o câmbio e a reduzida ou entre a reduzida e o eixo trazeiro.

O cardã trazeiro vai ter o mesmo tamanho. Só o dianteiro é que vai precisar crescer um pouco.

Ao que eu saiba, o problema é ficar curto demais. Mais longo até melhora a questão dos ângulos nas articulações.

Abraços

renato,

quanto ao acionamento, tem-se o mesmo problema das alavancas do 4x4,

falei em intalação depois da reduzida, pois do jipe não igual engesa divorciada (separada) ai seria até mais facil, e o tamanho do cardam, nada importa, mas sim sua inclação, pois se muito em pé, quebra cruzetas direto

carlos sallespickup
  • 22/11/2010, 14:10
    Julinot
    Fala, Renato... de fato não dei a devida atenção para a tua idéia. Cara... aproveitar a engrenagem adequada de um câmbio usado parece ser uma ótima idéia para contornar o porblema do custo de se fabricar uma nova. De tudo o que até aqui disseram foi praticamente a única coisa que entendi. Fica o problema da carcaça... Mas eu sou um incentivador desse projeto. Depois desse teu post outros opinaram. Evoluiu alguma coisa a tua idéia ? Você não consegue desenhá-la ? Cara... eu estou super nessa. Pô !

Fazer um over-frankstein-drive seria o máximo.

Abraços a todos.

drive
    Citação:

Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Poxa, eu dei uma dica bem melhor no início do post e não foi apreciada por ninguém.

É um projeto que eu tenho que não levei adiante ainda por falta de tempo e dinheiro.

Utilizando o conjunto planetário e satélite da 2ª marcha de um câmbio automático virando ao contrário obtêm-se os ideais 0,7:1 de desmultiplicação.

O que precisa para realizar esse projeto é fazer uma carcaça e 2 pequenos eixos.

O sistema do GearVendors funciona dessa forma.

No site dos caras mostra a funcionalidade desse sistema.

Se a idéia fosse melhor visualizada, poderíamos discutir melhor o assunto e chegar a um resultado mais plausível.

Mas eu acredito que muito poucos de vocês já teve oportunidade de desmontar um câmbio automático.

Bom, tô aí pro que der e vier. Dessa forma, overdrive artezanal, "BELIEVE" !!!!!

Abraços

• 23/11/2010, 12:16
    Renato Fraga
    Pois é Julinot;

Te digo que essa idéia está na minha cabeça tem mais de anos.

Não levei adiante por completa falta de tempo e recursos técnicos.

A carcaça de um sistema desses não é nenhum bixo de sete cabeças. Basta encontrar no mercado um tubo de alumínio de diâmetro interno e paredes espessas suficientes. Depois fazer as tampas. O mais complicado na minha opinião seria a confecção dos eixos mas é possível aproveitar também da caixa doadora das engrenagens.

Não fiz nenhum desenho ainda mas quem sabe, com o entusiasmo da galera.....
  • 23/11/2010, 14:13
    Julinot
    Pelo pouco que entendo dessa parte - das outras partes de um 4x4 também não entendo muito, não -, a coisa ficaria parecida em tamanho e formato com o overdrive Warn, não ? Onde seria adaptado ? No PTO também como o Warn ?

Cara... diga-me, no que posso te ajudar a nos ajudar (?).

Dá pra fazer uns rabiscos em papel, não ?

Abraços.
  • 23/11/2010, 16:49
    ZYKAO
    Bacana a ideia do Overdrive, muito util para vários tipos de carro.

segue link com as fotos da Black box que o Renato mencionou, instalada entre o cambio e a transferência, porem esse modelo não funciona como overdrive e sim como redutor, a vantagem dessa montagem, para o proposito dos gringos é que a redução funcionaria para os dois eixos.

O bacana é o tamanho dela, acho que dá no Willys numa boa.

No nosso caso pode ficar entre a transferência e o diferencial traseiro, pois servirá para estrada.

http://translate.googleusercontent.c...K2giohiemq7wpw
  • 23/11/2010, 19:07
    Renato Fraga
    Então Julinot;

O modelo de over que eu tenho em mente é um pouco diferente ao tão falado da Warn já mostrados aqui.

Esse dispositivo obtido da forma como eu imagino deve ser instalado entre a caixa de marchas e a caixa de transferência.

Como já citado anteriormente pode ficar meio apertado para os Jeep devido ao entre eixos reduzido.

A grande vantagem desse over drive da Warn é que não compromete nada em termos de adaptações para o jeep especificamente.

Vou tentar fazer um esboço apesar de que tenho pouca aptidão para desenhar.

Zykao;

Essa imagem mostra exatamente o que eu tenho em mente para fazer um overdrive. Seria assim o meu protótipo, porém sem a engrenagem presente alí.

Esse modelo que você encontrou seria perfeito para o Jeep. Adaptação necessária apenas seria na saída do câmbio.

Ela poderia ser acoplada na entrada da Tcase perfeitamente.

Mais uma idéia antes não visualizada.

A diferença entre under drive ou over drive é simplesmente a posição do componente. É possível inverter o mecanismo para mudar o funcionamento.

Agora, na saída da tcase inplica algumas dificuldades

Abraços
  • 24/11/2010, 08:21
    ZYKAO
    3 Anexo(s)
    Ontem estava pensando no overdrive e tentava imaginar o funcionamento dessa planetária do cambio automático, ela funciona de forma parecida com a redução do guincho eletrico, porem muito construida de forma muito mais resistente, achei essas fotos no mercado livre:

- a 1ª foto mostra a planetaria com um eixo, esse eixo viria da saida da transferência para o diferencial.

- a 2ª foto mostra aonde ficaria o segundo eixo que ligaria o Overdrive ao diferencial

- Na 3ª foto a ultima carcaça do lado diretito seria necessária para movimentação das planetárias.

Essa carcaça teria que ficar fixa por travessas, provavelmente presa ao chassis.

Os problemas que tive dificuldade para tentar achar uma solução:
    -como fechar essa carcaça para que ela possa trabalhar com oleo dentro?
    -esse overdrive precisaria ter uma alavanca para acionamento, como poderia ser o sistema para engata-lo e desengata-lo, porem sem deixar de passar o movimento quando estiver desligado.
  • 24/11/2010, 14:05
    Renato Fraga
    Perfeito;

Suas observações foram precisas com exceção da interpretação da última imagem.

Descrevendo os componentes vistos nela, da direita para a esquerda temos:

-Ring gear, nada mais e que um "cubo" por onde as engrenagens interagem internamente a ele e por fora é onde a cinta de acionamento se adere. Portanto, ele pode virar junto com todo o conjunto ou ficar parado quando a cinta é acionada.

-Não consegui ler a legenda, mas é o conjunto onde estão fixas as satélites. Fica presa diretamente ao eixo e internamente ao "ring gear".

-E por último, "driving shell". Essa peça internamente a ela fica o conjunto da 1ª marcha e externamente a cinta de engate. Dessa peça a única coisa que interessa é a engrenagem presente nela.

Para montar um overdrive usando esses componentes utilizaria-se tudo com excessão do "driving shell". Para sustentar tudo isso seria necessário um tubo de paredes grossas e fazer as tampas com sede para os rolamentos, retentores e os prisioneiros para fixação.

O acionamento é feito pela cinta tal como acontece no câmbio. Para o tal o acionamento é muito simples. Basta uma pequena lingueta para tencionar a cinta. Na ponta dessa lingueta seria necessário um cabo ou mesmo um varão ligado à uma alavanca até o interior do veículo.

Uma alternativa, seria a utilização de um atuador linear de acionamento elétrico. Dentro do carro basta um botão.

Abraços
  • 24/11/2010, 21:16
    Julinot
    caras... parece ótimo.
    mas estou entendendo muito pouco.
    será que pode dar samba mesmo ?
    super interessado estou.

abraços a todos.
  • 25/11/2010, 01:04
    Renato Fraga
    Como já disse alguns posts atráz, só precisa de dinheiro e tempo.

Eu por enquanto não tenho nem um nem outro, hehhehehehe
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 02:51.