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Over-drive artesanal (jeep - rural)

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  • 15/11/2010, 18:01
    Renato Fraga
    O problema é que a reduzida daria uma desmultiplicação muito grande, deixando as marchas excessivamente longas.

    Abraços
  • 15/11/2010, 18:30
    Denis Takashi
    Citação:

    Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    O problema é que a reduzida daria uma desmultiplicação muito grande, deixando as marchas excessivamente longas.

    Abraços

    Isso sem contar que como as engrenagens são de dentes retos, o barulho que isso faria seria gigantesco... é só imaginar uma reduzida à uns 120 km/h :parede:

    Fator 2- Como seria feita a troca de "caixa alta" para "caixa baixa"?? Imaginou que legal trocar uma engrenagem de dente reto à uns 70 km/h ??

    Fator 3 - E o custo disso ??? Só uma reduzida em bom estado não sai por menos de R$ 1200,00 .... aí soma-se flanges e etc.... sai mais caro que o overdrive......

    Abraços
  • 15/11/2010, 20:42
    Julinot
    insano.
    totalmente insano.
    desculpe... mas é a vontade de inventar.

    abraços a todos.

    Citação:

    Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    Isso sem contar que como as engrenagens são de dentes retos, o barulho que isso faria seria gigantesco... é só imaginar uma reduzida à uns 120 km/h :parede:

    Fator 2- Como seria feita a troca de "caixa alta" para "caixa baixa"?? Imaginou que legal trocar uma engrenagem de dente reto à uns 70 km/h ??

    Fator 3 - E o custo disso ??? Só uma reduzida em bom estado não sai por menos de R$ 1200,00 .... aí soma-se flanges e etc.... sai mais caro que o overdrive......

    Abraços

  • 15/11/2010, 23:26
    hercilio.neto
    (Postado originalmente por Edgar)
    ...
    Outro dia um cliente da loja queria uma engrenagem conica helicoidal, de uns 50mm de diametro para manutenção uma maquina. A peça pronta, temperada e retificada ficou orçada em 800 paus !

    Fazer aquela engrenagem com dentes internos do sistema planetario da warn é cruel ! Precisa uma maquina precisa, sem folgas, fazer os dentes externos da engrenagem grande, aquela que substitui a engrenagem da caixa de transferencia, seria um problema imenso, seu modulo certamente é em polegada, conseguir um modulo destes no brasil...nossa seria o capeta, fora que depois de temperar teria que retificar os dentes.....ai complica mais um monte....

    assim, desisti de fazer,...

    Taí a explicação. Overdrive artesanal... forget!
  • 16/11/2010, 00:06
    Renato Fraga
    Poxa, eu dei uma dica bem melhor no início do post e não foi apreciada por ninguém.

    É um projeto que eu tenho que não levei adiante ainda por falta de tempo e dinheiro.

    Utilizando o conjunto planetário e satélite da 2ª marcha de um câmbio automático virando ao contrário obtêm-se os ideais 0,7:1 de desmultiplicação.

    O que precisa para realizar esse projeto é fazer uma carcaça e 2 pequenos eixos.

    O sistema do GearVendors funciona dessa forma.

    No site dos caras mostra a funcionalidade desse sistema.

    Se a idéia fosse melhor visualizada, poderíamos discutir melhor o assunto e chegar a um resultado mais plausível.

    Mas eu acredito que muito poucos de vocês já teve oportunidade de desmontar um câmbio automático.

    Bom, tô aí pro que der e vier. Dessa forma, overdrive artezanal, "BELIEVE" !!!!!

    Abraços
  • 16/11/2010, 11:44
    Marcelo
    Renato,

    Um dos motivos de eu não ter entendido muito bem essa sua idéia é justamente pelo que você citou: "teve oportunidade de desmontar um câmbio auto". Mas pelo que entendi, esse sistema que você propõe é o mesmo utilizado pela overdirve da Warn, certo?

    A idéia é interessante também, mais trabalhosa que dois câmbios alinhados, mas o espaço da adaptação é bem menor. Infelizmente não posso contribuir tecnicamente pois não tenho conhecimento técnico para isso.

    [s]
  • 16/11/2010, 14:10
    sallespickup
    quem quiser ter ideia de como funciona o cambio virado, é muito facil, basta ter em maos um cambio que use cardam, chevtte 4m f1000 o proprio 3 m C10 etc, marquem o eixo piloto e a luva trazeira, coloquem na ultima marcha e virem pelo piloto, vcs verao que dara uma volta na frente e uma atraz, repitam a operação virando pela traz e o resultado sera igual, agora reduzam uma marcha e repitam a operação, vcs veram que pelo eixo piloto dara 1,alguma coisa para dar uma volta atraz, porem ao contrario sera desmultiplicado, pois ao dar 1 volta o eixo piloto dara 1, alguma coisa

    espero ter ajudado

    a disposição

    carlos sallespickup
  • 16/11/2010, 14:47
    antonio umino
    OOOOOOOPA .................Com todas estas informações já-já tem alguem fazendo e nos vamos copiar. isto colocar nas nossas viaturas. Eta coisa boa quinta marcha mas sexta marcha no cambio original de 4 marchas. Aí sim vai ficar economico nossos Willys. Ok. vamos com as ideias........ Vai ficar bom.
  • 16/11/2010, 17:37
    edgar
    Utilizando o conjunto planetário e satélite da 2ª marcha de um câmbio automático virando ao contrário obtêm-se os ideais 0,7:1 de desmultiplicação.

    Certo, realmente nunca vi um cambio automatico desmontado, mas ja vi num desenho os sitema planetario.....tem fotinhas ? medidas das engrenagens, numero de dentes e de que carro sairam ?

    mais um detalhe, quanto custariam estas peças num desmanche ? será que não são aquele tipo peça parente das moscas brancas de olhos azuis com sapatos verdes ? Questiono isto pois conheço raros carros com cambio tomatico !
  • 16/11/2010, 19:02
    Renato Fraga
    Bom, eu tive a idéia de usar esse componente depois de desmontar um câmbio automático de Dodge para fazer seus devidos reparos.

    Nas andanças e catanças encontrei ao menos uns 6 câmbios iguais ao meu jogados nos desmanches por aí a fora. O que ocorre: Pouca gente sabe reparar um câmbio auto, ainda mais se ele for antigo. Geralmente tiram do carro e colocam uma câmbio manual.

    O que estraga no câmbio geralmente é a bomba de óleo e o conjunto de ficçao. Dificilmente as engrenagens são afetadas.

    Citei aqui o caso do câmbio automático do Dodge, mas qualquer outro de porte semelhante também pode doar peças. POr exemplo os que equiparam Landau, Opala, e até mesmo os mais modernos tal como Blazer, Explorer entre tantos outros.

    Infelizmente não tenho fotos das peças a qual me refiro, mas encontrei uma bem semelhante apesar de estar faltando alguns componentes:

    http://www.transmissioncenter.net/727_A618.jpg

    Observem aquela peça maior, à esquerda da imagem: essa peça seria descartada. O que interessa são as demais peças inclusive o pinhão que está acoplado na peça a ser descartada. Bom, enfim, tem que quebrar um pouco a cabeça mas o lance é relativamente simples.

    Ficaria parecido com isso aqui:

    http://www.northwestfab.com/images/P...bbox%20002.jpg
    http://www.northwestfab.com/images/P...s/DSC02381.JPG
  • 18/11/2010, 09:55
    sallespickup
    o cambio virado, ainda pode ser usado de 2 formas, como uma quinta, ou seja deixa-se o virado em 3, e quando o principal estiver na ultima, pisa-se na embreagem e coloca 2 no virado, fazendo assim uma 5 drive, ou anda igual caminhao, com caixa reduzida ( o de traz sempre an terceira) e caixa leve (0 de traz sempre na segunda) alongando assim todas as marchas, funciona bem mas tem de prender bem o cambio intermediario e cardans bem feitos.

    vamos por assim, minha f350, com motor 1113, cambio 4 original e esta engenhoca dava no pé 145 km/h, hoje isso é normal, mas na decada de 80, era demais pro um 3/4

    detalhe, pena que não cheguei a dirigir, pois ainda não tinha idade, mas mesmo como Zequinha me divertia pacas, ao chegar babando na traz de carro novo na castelo branco rsrsrs

    carlos sallespickup
  • 18/11/2010, 15:41
    Rogério Barthy
    O problema todo será a falta de espaço para os proprietários de Jeep.
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