O problema é que a reduzida daria uma desmultiplicação muito grande, deixando as marchas excessivamente longas.
Abraços
Versão Imprimível
O problema é que a reduzida daria uma desmultiplicação muito grande, deixando as marchas excessivamente longas.
Abraços
Isso sem contar que como as engrenagens são de dentes retos, o barulho que isso faria seria gigantesco... é só imaginar uma reduzida à uns 120 km/h :parede:
Fator 2- Como seria feita a troca de "caixa alta" para "caixa baixa"?? Imaginou que legal trocar uma engrenagem de dente reto à uns 70 km/h ??
Fator 3 - E o custo disso ??? Só uma reduzida em bom estado não sai por menos de R$ 1200,00 .... aí soma-se flanges e etc.... sai mais caro que o overdrive......
Abraços
(Postado originalmente por Edgar)
...
Outro dia um cliente da loja queria uma engrenagem conica helicoidal, de uns 50mm de diametro para manutenção uma maquina. A peça pronta, temperada e retificada ficou orçada em 800 paus !
Fazer aquela engrenagem com dentes internos do sistema planetario da warn é cruel ! Precisa uma maquina precisa, sem folgas, fazer os dentes externos da engrenagem grande, aquela que substitui a engrenagem da caixa de transferencia, seria um problema imenso, seu modulo certamente é em polegada, conseguir um modulo destes no brasil...nossa seria o capeta, fora que depois de temperar teria que retificar os dentes.....ai complica mais um monte....
assim, desisti de fazer,...
Taí a explicação. Overdrive artesanal... forget!
Poxa, eu dei uma dica bem melhor no início do post e não foi apreciada por ninguém.
É um projeto que eu tenho que não levei adiante ainda por falta de tempo e dinheiro.
Utilizando o conjunto planetário e satélite da 2ª marcha de um câmbio automático virando ao contrário obtêm-se os ideais 0,7:1 de desmultiplicação.
O que precisa para realizar esse projeto é fazer uma carcaça e 2 pequenos eixos.
O sistema do GearVendors funciona dessa forma.
No site dos caras mostra a funcionalidade desse sistema.
Se a idéia fosse melhor visualizada, poderíamos discutir melhor o assunto e chegar a um resultado mais plausível.
Mas eu acredito que muito poucos de vocês já teve oportunidade de desmontar um câmbio automático.
Bom, tô aí pro que der e vier. Dessa forma, overdrive artezanal, "BELIEVE" !!!!!
Abraços
Renato,
Um dos motivos de eu não ter entendido muito bem essa sua idéia é justamente pelo que você citou: "teve oportunidade de desmontar um câmbio auto". Mas pelo que entendi, esse sistema que você propõe é o mesmo utilizado pela overdirve da Warn, certo?
A idéia é interessante também, mais trabalhosa que dois câmbios alinhados, mas o espaço da adaptação é bem menor. Infelizmente não posso contribuir tecnicamente pois não tenho conhecimento técnico para isso.
[s]
quem quiser ter ideia de como funciona o cambio virado, é muito facil, basta ter em maos um cambio que use cardam, chevtte 4m f1000 o proprio 3 m C10 etc, marquem o eixo piloto e a luva trazeira, coloquem na ultima marcha e virem pelo piloto, vcs verao que dara uma volta na frente e uma atraz, repitam a operação virando pela traz e o resultado sera igual, agora reduzam uma marcha e repitam a operação, vcs veram que pelo eixo piloto dara 1,alguma coisa para dar uma volta atraz, porem ao contrario sera desmultiplicado, pois ao dar 1 volta o eixo piloto dara 1, alguma coisa
espero ter ajudado
a disposição
carlos sallespickup
OOOOOOOPA .................Com todas estas informações já-já tem alguem fazendo e nos vamos copiar. isto colocar nas nossas viaturas. Eta coisa boa quinta marcha mas sexta marcha no cambio original de 4 marchas. Aí sim vai ficar economico nossos Willys. Ok. vamos com as ideias........ Vai ficar bom.
Utilizando o conjunto planetário e satélite da 2ª marcha de um câmbio automático virando ao contrário obtêm-se os ideais 0,7:1 de desmultiplicação.
Certo, realmente nunca vi um cambio automatico desmontado, mas ja vi num desenho os sitema planetario.....tem fotinhas ? medidas das engrenagens, numero de dentes e de que carro sairam ?
mais um detalhe, quanto custariam estas peças num desmanche ? será que não são aquele tipo peça parente das moscas brancas de olhos azuis com sapatos verdes ? Questiono isto pois conheço raros carros com cambio tomatico !
Bom, eu tive a idéia de usar esse componente depois de desmontar um câmbio automático de Dodge para fazer seus devidos reparos.
Nas andanças e catanças encontrei ao menos uns 6 câmbios iguais ao meu jogados nos desmanches por aí a fora. O que ocorre: Pouca gente sabe reparar um câmbio auto, ainda mais se ele for antigo. Geralmente tiram do carro e colocam uma câmbio manual.
O que estraga no câmbio geralmente é a bomba de óleo e o conjunto de ficçao. Dificilmente as engrenagens são afetadas.
Citei aqui o caso do câmbio automático do Dodge, mas qualquer outro de porte semelhante também pode doar peças. POr exemplo os que equiparam Landau, Opala, e até mesmo os mais modernos tal como Blazer, Explorer entre tantos outros.
Infelizmente não tenho fotos das peças a qual me refiro, mas encontrei uma bem semelhante apesar de estar faltando alguns componentes:
http://www.transmissioncenter.net/727_A618.jpg
Observem aquela peça maior, à esquerda da imagem: essa peça seria descartada. O que interessa são as demais peças inclusive o pinhão que está acoplado na peça a ser descartada. Bom, enfim, tem que quebrar um pouco a cabeça mas o lance é relativamente simples.
Ficaria parecido com isso aqui:
http://www.northwestfab.com/images/P...bbox%20002.jpg
http://www.northwestfab.com/images/P...s/DSC02381.JPG
o cambio virado, ainda pode ser usado de 2 formas, como uma quinta, ou seja deixa-se o virado em 3, e quando o principal estiver na ultima, pisa-se na embreagem e coloca 2 no virado, fazendo assim uma 5 drive, ou anda igual caminhao, com caixa reduzida ( o de traz sempre an terceira) e caixa leve (0 de traz sempre na segunda) alongando assim todas as marchas, funciona bem mas tem de prender bem o cambio intermediario e cardans bem feitos.
vamos por assim, minha f350, com motor 1113, cambio 4 original e esta engenhoca dava no pé 145 km/h, hoje isso é normal, mas na decada de 80, era demais pro um 3/4
detalhe, pena que não cheguei a dirigir, pois ainda não tinha idade, mas mesmo como Zequinha me divertia pacas, ao chegar babando na traz de carro novo na castelo branco rsrsrs
carlos sallespickup
O problema todo será a falta de espaço para os proprietários de Jeep.