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  • #1
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    Vazamento de óleo.




    Peguei 200 km de estrada com meu BF-161 e agora ví que ele está gotejando óleo (alguns pingos por hora) entre o motor e a caixa de mudança.
    Fui à um mechanico e ele relatou ser preciso trocar a "gaxeta" que vai no eixo (retirar o carter, afastar a caixa de marcha, baixar o eixo e trocar a bendita gaxeta e torcer para que daquí a dois meses não volte a pingar. Ele me disse que quando se faz o eixo, a retífica deixa tudo polido e por isso a gaxeta não veda e coisa e tal....(onde vai assentada a gaxeta deve ser aspero ou coisa parecida mou ter um ressalto..).
    O que vcs podem me dizer sobre esse vasamento de óleo do motor ?
    Aguardando qualquer ajuda !!!!
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  • #2
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    Re: Vazamento de óleo.

    Citação Postado originalmente por Rogério Barthy
    Fui à um mechanico e ele relatou ser preciso trocar a "gaxeta" que vai no eixo (retirar o carter, afastar a caixa de marcha, baixar o eixo e trocar a bendita gaxeta e torcer para que daquí a dois meses não volte a pingar. Ele me disse que quando se faz o eixo, a retífica deixa tudo polido e por isso a gaxeta não veda e coisa e tal....(onde vai assentada a gaxeta deve ser aspero ou coisa parecida mou ter um ressalto..).
    Fala Rogério!!!

    Geralmente é ali mesmo o problema. Vale conferir se não é só um vazamento na junta do cárter. Mas se o problema é na gaxeta, a solução é essa que o mecânico deu... Existe uma forma correta para pôr a gaxeta, para que ela não volte à vazar. Se vc não achar a original para comprar, pode usar do motor opala antigo. A gaxeta é uma espécie de corda banhada numa graxa tipo grafite. Veja para que lado essa corda solta as fibras. O eixo do virabrequim possui umas estrias, em espiral. Não lembro agora pra que lado gira, mas deixe as fibras da gaxeta voltadas para o mesmo lado em que giram as estrias. Se montar invertido, a graxa sai e desfia a corda, causando vazamento. Um "bom" mecânico, monta ela assim, fazendo um assentamento da gaxeta, antes da montagem final. No meu jeep não vaza!

    []'s

  • #3
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    Então e essas estrias que o mechanico falou, que quando se faz a retífica de eixo, geralmente se tira essas estrias e então... só retirando o eixo para fazer as tais novamente...
    Obrigado pela resposta.
    Lembrando ! Quanto de ve ser o custo dessa mão de obra, para colocação de nova gaxeta? R$ ???????.
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por Rogério Barthy
    Então e essas estrias que o mechanico falou, que quando se faz a retpífica de eixo, geralmente se tira essas estrias e então... só retirando o eixo para fazer as tais novamente...
    Obrigado pela resposta.
    Lembrando ! Quanto de ve ser o custo dessa mão de obra, para colocação de nova gaxeta? R$ ???????.
    Fala Rogério!!!

    Nessas estrias nem se mexe! As estrias devem existir. Se alguma retífica tirou elas, bom... Nem dá pra chamar de retífica, deve ser coisa de fundo de quintal... Aí precisa trocar a peça. Mas desmonte para ver. O custo será relativamente alto, pq é preciso tirar o motor do jeep e desmontar parte de baixo.

    []'s

  • #5
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    Mi fu !!!!!
    Estou juntando $$ para instalar discos de freio na frente !!!! Faltando pinças ,pastilhas e $$ da mão de obra....pelo menos o kit básico já está aquí...
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  • #6

    Re: Vazamento de óleo.

    Geralmente é ali mesmo o problema. Vale conferir se não é só um vazamento na junta do cárter. Mas se o problema é na gaxeta, a solução é essa que o mecânico deu...


    A solução é trocar a tal gaxeta por retentor.

  • #7
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    Re: Vazamento de óleo.

    Citação Postado originalmente por jmcc
    A solução é trocar a tal gaxeta por retentor.
    Fala jmcc!!!

    Não vejo como... Existe um ressalto, parece uma lâmina circular, de diâmetro maior que o local onde vai a gaxeta. Um retentor não passa por ali... Mesmo se fosse possível, seria preciso fazer um encaixe para o mesmo, no bloco do motor. Aí é mais fácil e barato trocar de motor...

    []'s

  • #8
    Usuário Avatar de Rogério Barthy
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    Não é só o meu BF-161 que possui a tal gaxeta !!!! Todos os outros BF-161 possuem tbm. Assim, não pode ser tão ruim assim e alguma coisa pode ser feita para que a gaxeta dure um bom tempo não ? Vamos ver...
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por Rogério Barthy
    Não é só o meu BF-161 que possui a tal gaxeta !!!! Todos os outros BF-161 possuem tbm. Assim, não pode ser tão ruim assim e alguma coisa pode ser feita para que a gaxeta dure um bom tempo não ? Vamos ver...
    Fala Rogério!!!

    8) Isso eu sei... Só quis dizer que pelo serviço e mão de obra que dá, fazer uma adaptação de retentor, não vale à pena. Sai mais em conta adaptar um outro motor, mais moderno.
    Vi num outro tópico que os motores GM 6 cil., à partir de 1988 se não me engano, tiveram a gaxeta substituida por um retentor.

    []'s

  • #10
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    Se eu inventar de trocar o motor, a minha sócia matrimonial vai querer disolver sociedade de imediato... Vou tentar trocar a gaxeta e levar o BF por mais algum tempo (ele faz 7,5 Km/m³ GNV) e está redondinho sem contar a tal gaxeta.
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  • #11
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    Vi num outro tópico que os motores GM 6 cil., à partir de 1988 se não me engano, tiveram a gaxeta substituida por um retentor.
    Eu tô com o GM151 no meu Cj e também tem gaxeta e também tem esse mesmo vazamento . O mecânico me disse que se não estiver vazando muito num vale a pena mexer pelos motivos que o Giovani já citou acima, e que mesmo trocando a gaxeta, sempre existe a possibilidade do vazamento voltar depois de um tempo.

    []´s

  • #12
    Usuário Avatar de Rogério Barthy
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    O motor de meu CJ está vazando um pouco, mas esse pouco, quando paro na garagem, com o motor quente, transforma-se em uma mancha bem indesejada no chão, com um vasamento de cerca de 20/50 pingos, que fica minando da gaxeta.
    Quanto a algum tempo sem vazar, o tempo seria quanto?????
    Se durar mais de anos, podera ser conveniente trocar a gaxeta.
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