Isso acontece tanto com aditivo quanto com agua, mas realmente com agua a diferença de temperatura entre ela e o metal do motor deve teoricamente ser menor.
Mas eu acho que a difernça de capacidade de troca de calor entre água e solução com aditivo deve ser coisa minima, ainda mais com estes que vc usa 1 litro de aditivo e completa o resto com água pura.
Quanto a corrosão eu acho que o processo é minimizado bastante por uso de aditivo de boa qualidade, seja em motor todo de ferro, com cabeçote de aluminio ou todo em liga de aluminio. No caso destes motores antigos como os nossos que é todo de ferro fundido, basta ver que sem uso de aditivo a água em poucos dias fica barrenta, mas aquilo na água não é barro, e sim oxido de ferro(ferrugem) proveniente da reação da água com o material metálico do motor. E se o ferro tá ali na água é pq ele foi removido de algum lugar(bloco do motor) pelo processo de oxidação.
Como falei já uso isso a muito tempo e a agua não suja mais, já abri radiador e o motor quando retirou cabeçote e sempre tudo aparentemente limpo e sem acumulo de oxidação. Ou seja, se a água tá limpa, radiador limpo, galerias do bloco e cabeçote limpas, não vejo como estar aumentando o processo de oxidação.
Mas é isso ai mesmo Zé, agente vai colocando as ideias aqui.
Se num tiver ideias divergentes num tem graça
Ai quem tiver lendo ve o que se aproveita hehehe
abraço

Responder com Citação