
Postado originalmente por
Zé Renato
Com referência ao post inicial:
Eu pergunto, o uso de aditivo é para limpeza (anticorrosivo) ou com função anti-ebulição e anti-congelante, o que deseja?
Se seu motor e sistema de arrefecimento são originais, pergunto é recomendado o uso do aditivo (etileno glicol ) nesse seu motor pelo fabricante? Se não é, para que usar? Deseja que seu motor trabalhe mais quente do que o normal, e pra quê?

O aditivo tipo "paraflu" tem função anti-congelante e retardador de ebulição do liquido de arrefecimento,faz com que o motor trabalhe mais quente sem que o liquido ferva (eleva o ponto de ebulição).Porém é interessante notar que ao usar esse aditivo o indicador de temp, marca uma temp menor, fazendo o observador achar que o motor está mais frío,engano

. Na verdade o motor está mais quente, é que o aditivo na àgua diminúe a capacidade de retirar calor da mesma. A àgua pura é mais refrigerante e por isso aquece mais e o indicador sobe , pois o mesmo faz a leitura do liquido e não do motor.

Produtos de limpeza em motores velhos pode ser catastrófico, podem aparecer furos por toda parte.Limpe só o radiador e o motor só com àgua corrente.
