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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de Robertux
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    Realmente é possivel fazer uma suspensão da forma como você está pensando. A do Engesa é parecida, se não em engano a do JPX e do Troller também, só que elas usam braços em vez de badejas, mas jamais serão suspensões independentes. Não existe suspensão independente com eixo rígido. Apenas deixará de ser uma suspensão de molas semi-elípticas e passará a ser uma suspensão de molas helicoidais, mas fica bom!
    Veja algo parecido feito pelos americanos no CJ-B Icon
    http://www.autoblog.com/gallery/icon-cj3b-review/#34
    4X4 Brasil
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #14
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    Cool

    Robertux, Muito massa esse cj3b que vc mostrou... Dimais!

    Mas, no caso dos planos maquiavélicos que tenho, o eixo rígido vai virar "MARIAMOLE", Pois vou dividi-los em 4 cortes! Dois cortes um perto de cada ponta de eixo próximo ao cubo; e mais dois cortes, um perto de cada lado da "bola" do diferencial... em cada corte que mencionei, vai ser soldado juntas omocinéticas... Ai solda-se chapas "cochins" na bola do diferencial e essa vai ser aparafusada em uma travessa soldada nas longarinas do chassi; a bola vai ficar de serta forma fixa, aparafusada no chassi... ai os braços é que vão se movimentar, isso vai resultar na suspensão independente! Vualá

    Não vai mais existir eixo rígido.. cada roda vai se mover/escursionar independente.

    Acho que vai ficar show de bola!

    Abração!

  • #15
    É isso ai veio vai em frente e não esquece de posta fotos de como anda a coisa


    abraço

  • #16
    Usuário Avatar de andre veiga
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    Hugo,

    De uma olhada na suspensão dos suzuki, vitara e grand vitara, talvez uma solução semelhante possa um ser pouco mais barata, e viável tanto na dianteira qto. na traseira.
    - SamuCanvas tc 95 - kit X Blq
    - GV 2.0 2D 99 Tração diant. mec, RL AVM

  • #17
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    Citação Postado originalmente por andre veiga Ver Post
    Hugo,

    De uma olhada na suspensão dos suzuki, vitara e grand vitara, talvez uma solução semelhante possa um ser pouco mais barata, e viável tanto na dianteira qto. na traseira.

    Bom dia prezados ! dê uma olhada na suspensão traseira do ômega também . . . as cruzetas que ligam o cardã da caixa ao diferencial são inclusive de borracha, pois a movimentação é muito pequena . . . um abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #18
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    Essa eu to pagando pra ver...

  • #19
    Usuário Avatar de inaciocm
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    ahhhhhhhhhhh
    Isso eu já vi em fotos, de um jipe que corria no Paranaense de arrancada se me recordo bem.
    A suspa traseira era de omega, e a dianteira ainda era o eixo 4x4, mas não estava mais funcionando.
    Vou dar uma procurada no meu pc pra ver se encontro a foto e depois coloco aqui, mas da para adiantar que é muito parecido com o esquema inicial.
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #20
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Vou cantar a pedra, pq eu sei e já tive a tal "pedra": Subaru Impreza
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #21
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    Citação Postado originalmente por hugocamaras Ver Post
    Robertux, Muito massa esse cj3b que vc mostrou... Dimais!

    Mas, no caso dos planos maquiavélicos que tenho, o eixo rígido vai virar "MARIAMOLE", Pois vou dividi-los em 4 cortes! Dois cortes um perto de cada ponta de eixo próximo ao cubo; e mais dois cortes, um perto de cada lado da "bola" do diferencial... em cada corte que mencionei, vai ser soldado juntas omocinéticas... Ai solda-se chapas "cochins" na bola do diferencial e essa vai ser aparafusada em uma travessa soldada nas longarinas do chassi; a bola vai ficar de serta forma fixa, aparafusada no chassi... ai os braços é que vão se movimentar, isso vai resultar na suspensão independente! Vualá

    Não vai mais existir eixo rígido.. cada roda vai se mover/escursionar independente.

    Acho que vai ficar show de bola!

    Abração!
    Será que dá? Você vai seccionar a ponta de eixo? Ousado!!!
    Vamos aguardar
    Abraços Roberto
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  • #22
    Usuário Avatar de inaciocm
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    Não encontrei a foto do jipe...

    Mas eu ainda não entendi o real objetivo desta "gambi-arra". Picotar o eixo? Não seria mais fácil comprar toda a parte de força de um Forester ou Outback e colococar no jipe? Ou ainda, manter os rigidos e investir numa 4 link com ar?
    Vai dar tanto trabalho e com o risco de não ficar 10
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #23
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    Question

    Ináciocm, Robertux & Amigos.

    Olhem nessa imagem em anexo, minha maluquice é converter um eixo rígido de um cj... deixando ele desse jeito

    []-<>----<>( )<>----<>-[]


    A figura menor mostra melhor apesar de ser menor... Ja vi isso em um Rot Rod no programa "American Rot Rod" que passa no canal Discovery Turbo, sendo que os discos de freio ficavam alí um de cada lado da "bola" do diferencial, antes da junta omocinética (sei lá se chama assim)... Agora que vai dar trabalho vai isso eu não tenho duvida, um detalhe que eu ainda não tenho conhecimento é se no braço do eixo que será cortado, se dentro tem uma barra de eixo, se é cheia de óleo lubrificante, ou se só tem óleo na bola? Não conheço como é a peça do eixo desmontado peça por peça.

    Alguém ai poderia dizer alguma coisa sobre essa batalha, se tem possibilidade de dar certo ou se é perda de tempo?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -a312.jpg  
    4X4 Brasil

  • #24
    Usuário Avatar de inaciocm
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    Hugo, já tinha sacado a ideia..
    Mas, para ficar "perfeito", os dois cardans deveriam ficar simetricos em tamanho, peso e balanceamento.
    Uma duvida: vc rabiscou as bandejas pq? Que tipo de suspa pretende usar?

    Más já penso que, dependendo da posição/altura que for instalado o diferencial, quando a suspa for trabalhar, os cardans podem "empurrar" as rodas para fora. Portanto, o curso terá que ser limitado(fato semelhante ocorre quando se utiliza o sistema de barras direção da foto abaixo, uma para cada roda).
    Quem entende, estou mto errado?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -direcaovw2b_792.jpg   -jipe_164.jpg  

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