Postado originalmente por
Érico F
PASSEI!!!
2500 RPm: COc= 0,92%, HCc= 163ppm
Lenta: COc= 0,93%, HCc= 278ppm
Motor BJ, 1600cc, comando do Gol a Ar, Cabeçotes 1500, 1 Carburador H30PIC, Ignição Eletrônica Bosh c/ Bobina Bosh de alta potência.
Pra quem precisa de ajuda, segue receita:
1º - TER LÂMINAS DE CALIBRE (0,10 - 0,15 - 0,40 - 0,70 - 0,80). Sem elas, esquece...
2º - Velas novas c/ regulagem entre 0,70 a 0,80 e cabos COMUNS novos (supressivo segura faísca)
3º - Testar funcionamento de todos os cilindros.
4º - Com o motor gelado, regular todas as válvulas. Antes, desmontar o balancim, limpar e lubrificá-lo, trocando os parafusos que estiverem retos (com aparência de martelados). A regulagem das vávulas deve ter 0,10 MINUCIOSAMENTE. Os cilindros que no teste de funcionamento apresentaram falha (quase não alteraram o motor) devem ter a válvula de admissão regulada em 0,15.
5º - Coletor c/ pré-aquecimento ligado no escapamento e sem nenhum vazamento
6º - Considerando q o eixo e base do Distribuidor estão bons, Platinado em 0,40. Ponto em aproximadamente 10º, porém o melhor é encontrar o grau correto em que o motor funcione livre, flutuando sem resistências.
7º - Carburador sem folga no eixo, giclagem super magra, mistura de afinação fina, para funcionamento livre. Receita de Giclês do meu carro (testei em outros não funcionaram adequadamente): Principal = 117.5 / Ar = 125z / lenta = 45 / injetor (bengalinha) = 40. O q costuma deixar o motor sem condições de regulagem é o da Lenta. Comece com o de 40, se der regulagem OK, senão use o 50 e assim por diante. TENHA PACIÊNCIA, GASOLINA+ETHANOL não é simples de regular. Leve em consideração a baixa compressão q esse tipo de motor possui + a péssima qualidade de combustível de hj em dia.
8º O limite de RPM p/ Lenta é de 1400. Deixe aceleradão, sem dó. 1300RPM é o segredo.
9º ESQUEÇAM QUALQUER DESSAS RECEITA: macumba, reza, benzer. Achou ridículo, então tb não faça: Adicionar Álcool, atrasar em <0º o ponto, estrangular a mistura... etc, isso só aumenta o HC.
10º escapamento sem furos, vazamentos...
11º Coisas q melhoram, custam uma fortuna e não resolvem todo o problema: Ignição Eletrônica, Alternador, Catalizador, Gasolina Pódium.
Quero deixar bem claro q tive q fazer tudo q descrevi. Tirando a parte de deixar acelerado, o resto é revisão. Antecipadamente peço desculpas ao adm por ter me estendido, porém não acho justo o pessoal gastar no mínimo R$150,00 com acerto de ponto, sendo que antes era cobrado R$180,00 de mão de obra p/ fazer tudo o q relatei.
Espero ter ajudado, um abraço e boa sorte!