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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Dic3
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    Duvida aos mestres: Chassi




    Vendo esse topico do Pirate sobre a reforma de uma Willys me veio a duvida:

    http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=777868

    Um chassi de construcao simples assim tem chances de dar certo?
    Pergunto isso porque ha tantos calculos e ensaios envolvendo a construcao de chassis como pontos sujeitos a trincas, torçao, fadiga do material, etc etc etc.
    E esse nao é o primeiro chassis com esse mesmo sistema de construcao que vejo.


    O que os amigos mais experientes tem a dizer?
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
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  • #2
    Usuário Avatar de GuTo_Cerulli
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    Tem chance e não tem...(Daaahhh...)

    Explicando melhor: depende basicamente da carga, tipo de suspensão e mecânica...não tem porque dar errado.

    []'s
    PS: da uma olhada no frota que tem um CJ3a, um CJ3b e próprio crocodilo do Elmer que tem chassi feito de perfil...

  • #3
    Usuário Avatar de Dic3
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    Citação Postado originalmente por GuTo_Cerulli Ver Post
    Tem chance e não tem...(Daaahhh...)

    Explicando melhor: depende basicamente da carga, tipo de suspensão e mecânica...não tem porque dar errado.

    []'s
    PS: da uma olhada no frota que tem um CJ3a, um CJ3b e próprio crocodilo do Elmer que tem chassi feito de perfil...
    Entao Guto, segundo o dono ele usou aço 1020, porem eu acho o 1020 meio fraco, acredito que va entortar a toa, o estou falando bobagem?
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
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  • #4
    Usuário Avatar de GuTo_Cerulli
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    "pro que é", 1020 tá muito bom...a dimensão do perfil que vai usar é que manda...se usar tubo quadrado de "serralheria" com parede de folha sulfite vai dar merda certeza!

    []'s

  • #5
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por GuTo_Cerulli Ver Post
    PS: da uma olhada no frota que tem um CJ3a, um CJ3b e próprio crocodilo do Elmer que tem chassi feito de perfil...
    Guto, o perfil que usei era de chassi, do caminhão VW 3/4... as vigas tem 1/4 de espessura

    Gostei do tópico, deu vontade de mexer no Jeep (que ta meio parado esse mês)

    Dic, o chassi do cara tem tudo pra dar certo e se ele usou o material adequado as soldas e reforços ficaram muito bem feitos também:




    Só acho que não ficou legal os suportes do feixe dianteiro, a "curva" do chassi poderia ter começado antes(mais pra frente) e o jumelo ficaria na parte mais baixa, daí na frente faria uma montanheira de tamanho adequado pra manter o nivelamento do feixe e com isso ganharia mais curso de suspensão.
    Também acho que faltou uma travessa mais forte no meio e eu faria uma ali nos suportes do motor passando por baixo do carter.

    O Skull Crusher fez um chassi pra um CJ3, o cara entende de materiais e soldagem e o chassi está à venda nos classificados

    []'s

  • #6
    Usuário Avatar de anderson_wzorek
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    As minhas cosiderações:

    O aço 1020 tem boas caracteristicas para tal aplicação,se dimensionado corretamente as espessuras,larguras e abas no caso de uma viga "U",,se for um perfil quadrado ou retangular deve cuidar com a costura do mesmo.
    Prefira utilizar material trefilado,é bem mais regular,o lamidado é mais bruto.
    Na soldagem:eu usaria um processo tig,material de adição de 2.4 mm,a tig gera um uma ZTA (zona termica afetada) mais concentrada.Só existe o porem de ser meio caro o processo.a solda mig se assemelha muito a tig porem,não é tão estrutural assim,mas para o fim que estamos discutindo ela se enquadra muito bem.
    Eletrodo revestido,para contrução de um chassi eu não usaria.
    Apos td soldagem feita,é bom verificar tds os pontos e procurar falhas,em pontos mais solicitados fazer um liquido penetrante ao menos.
    Dependendo da aplicação que tera o chassi um alivio de tensões nos potos soldados ira garantir muito a segurança,pois o calor da solda (ZTA)muda a estrutura do material,e o alivoi de tensões trata de deixar a estrutura por igual novamente,inclusive nos cordoes de solda.

    São algumas coisas que eu tomaria cuidado com respeito a material,não levei nd de dimensionamento em conta.

    abraços
    Anderson

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
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    Pra mim, chassi não tem que "trabalhar"!

    Quem deve articular é o sistema de suspensão.

    Chassi que articula, cria folga nos pinos de fixação, trincas...

    É a minha opinião.

    Então, observando o trabalho feito, vejo que, como dito, funcionará muito bem!!!!

  • #8
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    Só corrigindo o Grande Elmer, meu chassis que fiz para CJ3A foi vendido.

    Abração Tio Elmer!

    À dispoisição de todos

    Renan

  • #9
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    chassis só tem de trabalhar dependendo do tipo de suspensão que você usa

    se for feiche de molas ele precisa ter um certo trabalho, se não tiver ai sim ele trinca com facilidade, mesmo que porque tubos vc tem um problema de corrosão interna e problema pra vedar e não acumular agua barro e etc e conseguir lavar por dentro...

    mas ai vai de gosto claro
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  • #10
    Eu troquei o meu por um tubular da chassis Fortaleza. Segundo Ricardo (dono da Chssis fortaleza) o material utilizado é aço especial da "Manesman" próprio para isso. Vou colocar algumas fotos:
    Duvida aos mestres: Chassi-fortaleza-2.jpg

    Duvida aos mestres: Chassi-fortaleza-1.jpg

  • #11
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    qual o9 custo de um chassis desses ??? d repentr monto um jeep todo zero km

  • #12
    Usuário Avatar de Robertux
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    Entre em contato direto com fabricante, que apesar do nome é em São Paulo

    http://www.chassisfortaleza.com.br/
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
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