Pessoal,
Também estou pensando seriamente em tornar a criança bi-combustível. Fui em diversas convertedoras e o que mais me chamou a atenção é que todos que me atenderam afirmavam que não há diferenças entre os diversos kit's vendidos. Existem vários modelos, como os da BRC (White Martins, que tb fabrica os cilindros), a Rodagás (usado nos carros GM de fábrica), Tomasetto Achille, Oyrsa GNC (arg) e uns tantos outros. Estou com um motor de opala 6 bocas a álcool, bebe pra caramba, não pode ver um barzinho que vai logo querendo invadir. Os figuras das convertedoras afirmam que um carro a gás geralmente fica uns 20% mais econômico e que por ser mais taxado, nos motores a álcool o aproveitamento é melhor. Parece meio utópico, mas gostaria que o jipe fizesse uns 10 km/m3 de gás na estrada, só que para render isso teria que fazer um milagre, já que o consumo de GNV está diretamente ligado ao consumo de álcool/gasolina. O complicado é o custo, com o aumento da procura, muitas convertedoras aproveitam para enfiar a faca. Com cilindro de 16m3, a convesão não fica por menos de R$ 2.000,00, ou melhor, R$ 2100,00, o preço mais em conta que encontrei na correria. Ando pra caramba nos finais-de-semana e passei a considerar a mudança para GNV quando vi que os produtores de álcool fazem os consumidores de palhaço, aumentando e diminuindo o preço do combustível da forma que melhor lhes convier. Resultado, em quaser todo final-de-semana tenho que colocar uns R$ 40, R$ 50 de álcool no tanque, isso sem viajar, se fosse para o litoral norte, por exemplo, faria a festa dos donos de postos de combustível. Por isso peço ajuda aos amigos jipeiros, de repente tem algum que colocou gás em algum motor 4.1 a álcool, para esclarecer quanto que o seu jipe anda com 1 m3 de gás e, se houver algum expert no assunto, se poderia esclarecer para nós mortais as diferenças existentes entre os kit's, se um consegue render mais do que o outro, ou se são tudo farinha do mesmo saco mesmo.
Valeu pessoal !