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  • #1
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    Motor BF161 - Como funciona o filtro de óleo???




    Olá pessoal,
    Estou reformando meu CJ5 dos pés à cabeça! Estou já nos finalmente, como por exemplo, a troca de óleo pra fazer o bicho funcionar depois de ficar parado uns 5 meses devido a reforma!!! Com isso me deparei numa dúvida cruel: como funciona o filtro de óleo se a entrada é pelo lado, a saída é por baixo e não tem, ou não vi, nenhuma ligação entre entrada e saída????
    Alguém pode me ajudar, por favor????

  • #2
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    Bom dia prezado, o 'recipiente' do filtro de óleo do BF161 tem duas conexões, uma para entrada e outra para saída do óleo, aqui no fórum já vi fotos em que se pode ver quem é a entrada e quem é a saída, quando chegar em casa a noite eu olho e confirmo se você não achar, o óleo entra no recipiente e passa pelo filtro e volta para o motor, o filtro que vai dentro do recipiente é o PL3 ou equivalente, é interessante trocá-lo se você não sabe suas condições, a tampa dá um pouco de trabalho para ficar sem vazamento, eu costumo dar uma esticada na vedação antes de untá-la com óleo e apertar a tampa, rode o motor um pouco, dê umas aceleradas e veja se vaza, ok ? não confie em simplesmente apertar a tampa e sair rodando, a borracha costuma escorregar da tampa e vazar depois de alguns quilômetros e você não vê, já aconteceu com minha esposa , por sorte espirrou óleo dentro da cabine do Jeep e corrigimos o serviço do posto de gasolina, um abraço
    4X4 Brasil
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #3
    Passei por isso recentemente com minha F-75.

    Pelo que entendi, o processo funciona assim...
    A bomba joga o óleo pela entrada superior do filtro e quando esse fica cheio, a propria pressão faz com que o oleo seja empurrado (pela saida embaixo do filtro) devoltsa para o motor.

    Após a troca de óleo, o mesmo começou a vazar pela tampa. Mesmo apertando e reapertando ele continuava a vazer.
    Voltei no posto onde troquei o oleo e pedi outra borracha de vedação (achando que a minha não tinha sido trocada ). Mesmo com a nova vazava. Cheguei a colocar as 2 borrachas e apertar bem... Demorou pra vazar mas continuava vazando.

    Um mecânico de jeep que me deu a solução. Ele disse que essas borrachas sao porcarias e que quando vc aperta a tampa, elas saem do lugar e acabam dobrando (a minha tinha marcas de dobra mesmo).

    Ele falou pra eu comprar um produto parecido com papelao que é usado pra fazer junta de motor, etc (o nome é meio estranho e não me lembro agora ). Comprei numa casa que vende borrachas, mas segundo ele qq loja de auto-peças deve ter.

    Tem varias espessuras, comprei da mais grossa. Recortei um pedaço pouco maior que o reservatório, fiz um furo no meio para passar o parafuso e fechei no lugar pra marcar o formato da junta.
    Depois foi só desmontar e recortar os excessos do papelão (deixei um pouco de rebarba, vai saber né...) e montei tudo denovo.

    Tá funcionando perfeito.
    Agora só falta dar uma lavada no motor e no chão da garagem pra limpar o óleo
    Marcelo Rico
    Safira - Camper 93 3.0 NGD 4x4 35"
    Camper 93 MWM 2.8 4x4 Band 5 marchas 31" Camper 94 GM 2.5 4x2

  • #4
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    Segundo um amigo que trabalhou em loja de peças para carro, o material que você utilizou chama-se papel velumóide, antigamente utilizava-se também cortiça e amianto para fazer juntas, acho que o amianto hoje é proibido sua solução foi interessante, vou tentar da próxima vez
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #5
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    Pessoal, eu comprei o elemento filtante para a troca, juntamente com a troca de óleo, pois o filtro tava muito sujo. retirei o filtro velho e fiz uma limpeza dentro caneco, e para minha surpresa, não encontrei nenhuma ligação entre a entrada, que é em cima, e a saída que é em baixo! Dentro do caneco tem um tubo que vem da saída e sobe até próximo a tampa. deveria ser aí a conexão entrada x saída, mas na ponta deste tubo vai o parafuso que fixa a tampa, fechando-o completamente...
    isso é contra todos os princípios de engenharia que vi na minha vida, ou seja, este filtro não filtra e portanto não serve para nada...
    Fiz um croqui do cara e to mandando em anexo...
    Abração
    LUC
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -filtro-oleo.jpg  
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por LUC Ver Post
    . . . não encontrei nenhuma ligação entre a entrada, que é em cima, e a saída que é em baixo! Dentro do caneco tem um tubo que vem da saída e sobe até próximo a tampa. deveria ser aí a conexão entrada x saída, mas na ponta deste tubo vai o parafuso que fixa a tampa, fechando-o completamente...
    LUC

    Prezado, acho que é isso mesmo, o filtro fica entre a entrada e a saída, assim o óleo é forçado a passar pelo filtro . . . faça um teste antes de montar o dispositivo : com o filtro no lugar, sopre na entrada do recipiente e veja se vai ter fluxo na saída, deve ter alguma resistência mas não muito grande, se não sair bafo de cerveja, digo, ar, do outro lado, o seu dispositivo tem algum problema . . . a propósito, vi aqui no fórum alguém comentar que o BF tem filtragem parcial do óleo, como é isso ? sempre achei que todos os motores filtravam 100% do óleo
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #7
    Citação Postado originalmente por LUC Ver Post
    Pessoal, eu comprei o elemento filtante para a troca, juntamente com a troca de óleo, pois o filtro tava muito sujo. retirei o filtro velho e fiz uma limpeza dentro caneco, e para minha surpresa, não encontrei nenhuma ligação entre a entrada, que é em cima, e a saída que é em baixo! Dentro do caneco tem um tubo que vem da saída e sobe até próximo a tampa. deveria ser aí a conexão entrada x saída, mas na ponta deste tubo vai o parafuso que fixa a tampa, fechando-o completamente...
    isso é contra todos os princípios de engenharia que vi na minha vida, ou seja, este filtro não filtra e portanto não serve para nada...
    Fiz um croqui do cara e to mandando em anexo...
    Abração
    LUC

    No meu filtro, esse tudo que que vc citou tem um furo ou dois por onde o oleo, que passou pelo elemento, entra no tubo e vai embora.
    Marcelo Rico
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Segundo um amigo que trabalhou em loja de peças para carro, o material que você utilizou chama-se papel velumóide, antigamente utilizava-se também cortiça e amianto para fazer juntas, acho que o amianto hoje é proibido sua solução foi interessante, vou tentar da próxima vez
    Se não me falha a memoria,, tbm pode-se chamar de guarnital.. acho que se escreve assim..
    =======
    Wilson

  • #9
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    Segundo um amigo que trabalhou em loja de peças para carro, o material que você utilizou chama-se papel velumóide, antigamente utilizava-se também cortiça e amianto para fazer juntas, acho que o amianto hoje é proibido sua solução foi interessante, vou tentar da próxima vez
    O nome é esse mesmo Jacimar
    Marcelo Rico
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  • #10
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Reavivando o Tópico.................

    Se vc ver um motor do maverick 6 cilindros que é um Bf 184..
    Na bomba de óleo que é maior tem a tampa com a carcaça do filtro de óleo com o sistema descartável.
    Na bomba de óleo do motor bf que é menor. não existe filtragem, vai direto do pescador para a bomba e daí para o vira e comando de válvulas e por uma saida ao filtro de óleo e cai na engrenagem do comando...
    Pois bem...
    Olhando as duas bombas, na parte interna a diferença de um para o outro , é bem maior na do Maverick.
    Acho que é possivel, colocar (adaptar) o filtro de óleo, separado da bomba de óleo.
    Ou faz na propria tampa, modificando a saida de óleo da bomba que vai para o bloco do motor. (faz uma junta de metal) e obrigando o óleo sair por um niple colocado na tampa, e daí para um filtro de óleo (tipo passat, gol, corcel, e outros), cuja passagem do óleo fica total.....e deste filtro entra novamente no bloco do motor através do tampão existente no bloco para verificar a pressão do óleo....
    Isto é uma idéia, mas com tantos engenheiros caseiros, ainda não o fizeram...
    Mas estou com uma bomba de reserva e vou fazer o sistema de filtragem total no motor bf com a bomba pequena....
    Para isto, fazer uma nova tampa da bomba com a conexão de saida.
    Um suporte para o filtro de óleo, pode-se fazer no torno, para os filtros de caneca do gol, passat, santana corcel e tal.
    aí fica com o cartucho descartável. e com uma mangueira, ou flexivel faz a ligação entre a bomba e o filtro e deste para o bloco do motor....Éh. parece fácil descrevendo... mas vamos ver...
    abçs
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #11
    Usuário Avatar de antonio umino
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    -imagem-028.jpg

    À esquerda bomba de óleo do motor BF 161. e à direita o do motor maverick.

    -imagem-031.jpg
    bomba maior do maverick e a menor do bf 161..
    a diferença um com o filtro e o outro sem....
    modificando a tampa deve dar para colocar um sistema de filtragem total do óleo.


    tentando....

    abçs
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

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  • #12
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    -imagem-028.jpg

    À esquerda bomba de óleo do motor BF 161. e à direita o do motor maverick.

    -imagem-031.jpg
    bomba maior do maverick e a menor do bf 161..
    a diferença um com o filtro e o outro sem....
    modificando a tampa deve dar para colocar um sistema de filtragem total do óleo.


    tentando....

    abçs
    Esse seria o ideal ao meu ver é uma bomba de maior vazão e com filtragem total garantido os 3000 km com óleo linmpo.

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