Postado originalmente por
Ronaldo B.
Concordo, mas infelizmente nem sempre é assim. Eu acho que ninguem deve ser proibido de fazer trilha,
mas deve procurar fazer trilhas adequadas ao nivel de preparo do seu 4x4, mesmo tendo guincho e bloqueio, isso não quer dizer que é possivel enfrentar qualquer situação.
Uma coisa é fazer uma trilha com um grupo onde o nivel de preparo dos carros é similar e adequado as dificuldades da trilha, outra bem diferente é ir para a trilha com um grupo onde o seu 4x4 não está preparado para enfrentar o nivel de dificuldade que vai encontrar e com certeza vai precisar de
muita ajuda prá completar a trilha, isso se não quebrar e tiver que ser rebocado o resto da trilha. Nesse caso, vale mais a pena ir de Zeca, vai ser mais útil ao grupo, vai se divertir, vai poupar seu equipamento e gastos desnecessáiros e não vai atrapalhar ninguém.
Infelizmente já ví por diversas vezes pessoas que não tinham seus carros preparados para enfrentar uma trilha pesada (preparado em termos de
equipamentos e de
manutenção) e mesmo assim teimaram em ir, o resultado sempre foi quebras, tempo perdido, por vezes atos inseguros, entre outras consequências. Cansei de ver amigos que não tinham $$$ prá comprar um guincho pq gastavam o que podiam e o que não podiam consertando o jipe após voltarem de trilhas que não estavam preparados para fazerem. Sacou a diferença ????
Em um grupo é normal e se espera que um
ajude o outro, ninguém está livre de atolar, de ter uma quebra ou até mesmo sofrer um acidente e que precise da ajuda dos amigos, e ai sim todos tem a obrigação de ajudar, isso eu entendo como sendo o verdadeiro
Espirito Jipeiro, mas com
responsabilidade e
coerência por parte de todos.
[]´s
PS: Desculpem o Offtopic.