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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Citação Postado originalmente por marcio
    Quando a roda da esquerda tocar o batante ela estando totelmente recolhidao feixe poderá até virar ao contrário, porém a roda do outro lado não irá continiar a descer, já com o batente, a roda do outro lado será forçada a descer. Entendeu?
    Fala Márcio !!!

    Cara, ficou meio confuso tua explicação, mas acho que entendi o que quiseste dizer.... :P

    O nome do efeito que nós estamos falando é "body roll", e para teres uma boa explicação dele (e por profissionais) sugiro que leias tudo que diz no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...er=asc&start=0 .

    Um batente maior fará com que o lado de fora da curva comprima menos. Agora, se isso fará com que o lado de dentro da curva "abra" menos, isso eu não sei. Caso não faça "abrir" menos, vai ser pior. Espero quer o Bill leia este tópico aqui para poder nos ajudar !!! :P :P 8)

    Ah, a propósito, teu amortecedor está do mesmo modo que está na foto que enviei na minha mensagem anterior???

    []'s
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  • #14
    Bom, vou melar tudo agora......... :P

    Existe um outro movimento em suspensões, um que a maioria nunca nem sequer ouviu falar. É chamado "anti-squat". É a tendência ou não da suspensão se mexer sobre aceleração e deceleração. Pense numa arrancada forte num semáforo com um carro de tração traseira. A frente do carro não tem a tendência de levantar e a traseira abaixar?? Pois é, isso é aint-squat, ou melhor uma falta de anti-squat.

    Agora pense num desenho de suspensão para combater esse efeito. Ou seja, algo para que a traseira não abaixa. Logo dá para perceber que seria aplicado nas rodas traseiras mais força, portanto mais tração. Já viu na TV uma corrida de dragsters?? Já notou que durante a arrancada, a bunda do carro não abaixa quase em nada?? Pois é, tudo devido ao projeto de suspensão........

    Há inúmeros fatores envolvidos no cálculo preciso de anti-squat em sistemas de feixe de mola, mas para simplificar, pode se usar a fórmula a seguir......

    AS em % = [(D*H) / (E*L)] * 100

    onde

    D = comprimento do feixe
    H = altura do centro de gravidade
    E = altura do roll center (medida no centro do eixo)
    L = distância entre eixos

    OBS: Já expliquei "roll center" numa outra mensagem, então não vou me repetir......... :P


    Como o resultado é uma %, pode trabalhar em mm ou em polegadas, desde que seja consistente com todas as medidas.

    Vamu para um exemplo prático:

    Jeep SPUA...................Jeep SPOA (levantado 6")

    D = 42".......................D = 42"
    H = 30".......................H = 36"
    E = 16".......................E = 22"
    L = 72"........................L = 72"

    AS = 109%..................AS = 95%

    Um anti-squat de 100% é neutro. Ou seja, a bunda do carro nem sobe, nem desce sob aceleração. Mas viu que aconteceu com um levantamento de 6"?? Antes, o Jeep teve a tendência de levantar a bunda. mas depois do SPOA, ele começou abaixar........

    Dependendo da situação, mais ou menos anti-squat pode ser desejável. Em grande subidas como relatado na mensagem initial deste thread, seria melhor ter mais anti-squat. Porém, isso é verdadeiro só se todos os outros fatores fossem iquais. SPOA traz tantas outras vantagens em curso e pneu que é difícil fazer uma comparação "igual" entre SPUA e SPOA.......

    Quanto o uso de batente, nem vou entrar nos méritos, pois só servem para uso em asfalto. Em trilha, a não ser se foram incluidos no projeto para limitar de propósito a suspensão, assim evitando danos aos componentes, só servem para atrapalhar........ E mesmo assim, o uso de batentes é sinal de uma suspensão mal-projetada para o nosso uso. A suspensão deve se limitar sozinha, sem o uso de limitadores......

    Abraços,

  • #15
    Olá Bill :P

    Realmente stou de queixo caído com a explicação!!!

    Fico triste d saber que estou terminando a faculdade de engenharia mecânica, aqui no Rio e mesmo sendo um bom aluno, não sei nem nunca ouvi falar nisto!!!

    Bem, então eu posso tentar trabalhar com estas 4 variáveis para tentar um AS=1, correto.

    No meu caso que tenho um Jeep com SPOA e ete motor 3.6, qual destas vc acha melhor para trabalhar?

    Abraços e obrigado

  • #16
    Citação Postado originalmente por mr.robles
    Olá Bill :P

    Realmente stou de queixo caído com a explicação!!!

    Fico triste d saber que estou terminando a faculdade de engenharia mecânica, aqui no Rio e mesmo sendo um bom aluno, não sei nem nunca ouvi falar nisto!!!

    Bem, então eu posso tentar trabalhar com estas 4 variáveis para tentar um AS=1, correto.

    No meu caso que tenho um Jeep com SPOA e ete motor 3.6, qual destas vc acha melhor para trabalhar?

    Abraços e obrigado
    Não fique triste, não. Essas coisas não se aprendem na faculdade mesmo. Alias, você vérá no futuro próximo que têm MUIIIIIIIIITAS coisas no mundo real de engenharia que não aprende na escola. Estou falando de experiência própria.......... :P

    Quanto o projeto de suspensão para o seu jipe, o quanto de anti-squat depende do seu estilo de trilhar e o que você quer fazer. Desenhei a suspensão do Spider para ter muito anti-squat, pois como faço trilhas pesadas com grandes subidas em barrancos, quero maximizar a tração nessas situações. Porém, pago um preço por ter isso em previsibilidade de comportamento.........

    Olha essas três fotos. A única diferença é quanto estou pisando no acelerador...........
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -1_122.jpg   -2_202.jpg   -3.jpg  

  • #17
    Bill, com seu carro com muito anti-squat, quer dizer que ele tem uma ótima tração nas subidas, nas descidas isso influenriaria? Do tipo ter a traseira muito leve?

    Pelo visto meu jipe está com pouco anti-squat, sendo assim que posso fazer?

    Só mais uma, me dê uma dica de literatura que fale sobre essas coisas...

    Sei que no Brasil não vamos encontrar nada, né

    Abraços

  • #18
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Fala pessoal !!!

    Nossa!!! Quê isso?!?! Reunião de Engenheiros Mecânicos?!?!? Tem o Bill (profissional), o Márcio (terminando) e eu (iniciando) !!!...hehe... !!! Pô Bill...que droga! Achei que eu iria aprender essas coisas na Faculdade!!!

    Bom, voltando ao assunto....

    Márcio, já recebi as fotos que vc mandou. Seu jipe tá lindo! Eu as queria para saber como vc fez SPOA no seu cj. É que várias pessoas que fazem chegam com perguntas.....nossa, vc tbm!!

    Analizei suas fotos e vi porque teu jipe "kika" muito: posição dos amortecedores. Não sei se está ligado tbm ao anti-squad (talvez um pouquinho), mas ao "kikar" muito e a sua suspensão 'segurar' pouco as pancadas estou certo que sim.

    É o seguinte: seus amortecedores ficaram inclinados demais, principalmente os traseiros.
    Eu fiz um desenho (na verdade alterei um desenho do Manual do Mecânico) em que mostro como deve ficar os amortecedores dianteiros quando se faz SPOA. Olhe o desenho abaixo desta mensagem e a foto de uma mensagem anterior que eu mandei! Os amortecedores dianteiros devem ficar exatamente como estavam antes do SPOA! O suporte inferior do amortecedor deve ficar entre o berço do feixe e o feixe. Os grampos "U" passam por ele através dos próprios furos já existentes nele, onde antes eram apertadas as porcas. Para que o espigão do feixe alcance o furo do berço, vc deve retirar o espição e calçar a cabeça dele com uma outra porca baixa , e só assim prendê-lo novamente ao feixe. Com isso a "cabeça" do espição entra no furo do berço.
    Para fixar o conjunto de vez, vc deve confeccionar um retângulo de chapa 1/4" ou 3/8" , e fazer nelas quatro(4) furos para que passem as roscas dos grampos "U" e vc possa apertá-los com as respectivas porcas, e mais um furo no centro, para passar a outra extremidade do espigão.
    OBS: isso acima vale para a suspensão dianteita!

    Para a suspensão traseira e mais fácil. Eu ví nas suas fotos, que vc usou os suportes inferiores dos amortecedores do mesmo lado que estavavm antes de vc fazer SPOA, ou seja, vc apenas "girou-os". A única coisa que vc tem que fazer agora é trocar um lado pelo outro, e com isso, os amortecedores ficam beemmm menos inclinados do que estão nas suas fotos. Do jeito que vc deixou, esses amortecedores quase não tem ação!
    Eu me lembro que quando fiz SPOA do meu cj5, eu tinha feito que nem vc, mas acontece que nem consegui colocar os amortecedores no lugar, pois eles, mesmo totalmente esticados, não tinham comprimento suficiente para encaixar nos suportes....

    Bom Márcio, acho que depois que vc fizer estas alterações que acima mencionei, seu jipe, pelo menos, vai "kikar" bem menos e vai 'segurar' muito mais as porradas que vc der na sua suspensão! :P

    Ah, se vc não entendeu alguma coisa do que eu escrevi, GRITE!!!

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  • #19
    Anunciante Avatar de Giovani
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    SPOA!

    Salve Galera!

    Beleza esse desenho! Ótimo para visualizar a modificação.
    Bom, aproveitando ele fiz mais um detalhe que muitos esquecem: o limitador dessa suspensão é o batente de borracha que está no chassi. Como o eixo foi pra baixo, sobra um vão entre a mola e o batente. Se esse vão não for preenchido, as molas vão desarquear, virando ao contrário. Aumenta o perigo de quebra do cardã, pois a torção do eixo é maior e o amortecedor bate em fim de curso, podendo arrebentar os suportes.
    A idéia é simples: basta soldar uma chapa em "U" invertido sobre a chapa dos grampos, compensando o espaço deixado pelo eixo.
    []'s
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  • #20
    Bom dia a todos!!!!!!


    Neste final de semana, fiz umas trilhas em Teresópolis - RJ, e percebi que grande parte dos problemas que mencionei são porque descobrí que sou um trmendo de um BRAÇO-DURO!!!!

    Fui com um amigo local e aí acabei ficando encantado e admirado de saber o que é que um Jeep com SPOA é capaz de fazer!!! :P :P

    Nós subimos e descemos inclinações BIZARRAS!!!

    O carro passou em erosões, que se eu estivesse sozinho ou mal acompanhado, faria meia volta!!!

    Até cavalinho de pau o jipe deu sem adernar nem nada!!!

    Mas com certeza verificamos que na posição dos amortecedores, eles não estão atuando NADA. Com esses desenhos ficou claro o que eu devo fazer, não vejo a horalhar nisto!!!

    Uma coisa engraçada que aconteceu e vou corrigir, é que meu radiador é fixado na parte de baixo no chassis e em cima na grade forntal do Jeep. Bem, vcs já devem estar se imaginando o que aconteceu, né?! Os suportes arrebentaram em uma torção e ele bateu no motor ocasionando um furo!!!

    Acho que vou fixá-lo direto na grade para que ele trabalhe somente em função de um dos pontos. O que acham?

    Galera, acho que vcs merecem palmas, pois esta lista está excelente!!!!

    Abraços e obrigado a todos!!!!!!

  • #21
    Citação Postado originalmente por mr.robles
    Bill, com seu carro com muito anti-squat, quer dizer que ele tem uma ótima tração nas subidas, nas descidas isso influenriaria? Do tipo ter a traseira muito leve?

    Pelo visto meu jipe está com pouco anti-squat, sendo assim que posso fazer?

    Só mais uma, me dê uma dica de literatura que fale sobre essas coisas...

    Sei que no Brasil não vamos encontrar nada, né

    Abraços
    Em descidas o contrário acontece. Ou seja, a bunda do jipe abaixa.......

    Para eu falar o que deveria fazer no seu jipe (se é que tem que fazer algo), teria que ver em muito detalha a suspensão, fazer um desenho dela e depois analisar. Como pode ver, e bastante envolvido esse análisis......

    Quanto literatura sobre o assunto, acredito que será muito difícil achar algo em português. Em inglês......

    http://www.google.com.br/search?as_q...as_sitesearch=

    Abraços,

  • #22
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    Veículos com tração traeira quando acelera abaixa a traseira

    Prezado Bill,

    Se eu não estiver enganado, em alguma mensagem anterior vc disse que veículos com tração traseira quando acelera e frente levanta. e a traseira abaixa. Voce até citou o caso dos dragster que tem um excelente projeto de suspenção e que quando aceleram nem mexe a suspenção;.......

    Então fica aí a minha pergunta:

    Porque é que no caso da Kombi, quando aceleramos a bichinha a traseira dela levanta e o fusca que aprincípio tem o mesmo projeto a traseira não levanta, pelo contrário ela abaixa??? Os dois têm tração traseira, porém com reações distintas.......

    sei que não tem nada que haver com jeep, mas..... vc sabe, né... a curiosidade mata e quando temos alguem bem esperiente no assunto,.......... o jeito é perguntar........


    Forte abraço.

  • #23
    Não conheço nada sobre as suspensões desses veículos VW, mas posso supor algumas coisas. Embora evidente que a Kombi e o Fusca são ambos de tração traseira com o motor também atrás, isso não quer dizer nada sobre o posicionamento dos braços controladores da suspensão. Se a bunda da Kombi levanta e a do Fusca desce, então os desenhos são diferentes, sem a sombra de dúvida.

    Ou seja, se você tivesse os dados para calcular o anti-squat dos carros conforme aquela fórmula que mencionei, deveria ver que a Kombi tem um número maior de 100% e o Fusca um número menor.......

    Abraços,

  • #24
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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