Existe um outro movimento em suspensões, um que a maioria nunca nem sequer ouviu falar. É chamado "anti-squat". É a tendência ou não da suspensão se mexer sobre aceleração e deceleração. Pense numa arrancada forte num semáforo com um carro de tração traseira. A frente do carro não tem a tendência de levantar e a traseira abaixar?? Pois é, isso é aint-squat, ou melhor uma falta de anti-squat.
Agora pense num desenho de suspensão para combater esse efeito. Ou seja, algo para que a traseira não abaixa. Logo dá para perceber que seria aplicado nas rodas traseiras mais força, portanto mais tração. Já viu na TV uma corrida de dragsters?? Já notou que durante a arrancada, a bunda do carro não abaixa quase em nada?? Pois é, tudo devido ao projeto de suspensão........
Há inúmeros fatores envolvidos no cálculo preciso de anti-squat em sistemas de feixe de mola, mas para simplificar, pode se usar a fórmula a seguir......
AS em % = [(D*H) / (E*L)] * 100
onde
D = comprimento do feixe
H = altura do centro de gravidade
E = altura do roll center (medida no centro do eixo)
L = distância entre eixos
OBS: Já expliquei "roll center" numa outra mensagem, então não vou me repetir......... :P
Como o resultado é uma %, pode trabalhar em mm ou em polegadas, desde que seja consistente com todas as medidas.
Vamu para um exemplo prático:
Jeep SPUA...................Jeep SPOA (levantado 6")
D = 42".......................D = 42"
H = 30".......................H = 36"
E = 16".......................E = 22"
L = 72"........................L = 72"
AS = 109%..................AS = 95%
Um anti-squat de 100% é neutro. Ou seja, a bunda do carro nem sobe, nem desce sob aceleração. Mas viu que aconteceu com um levantamento de 6"?? Antes, o Jeep teve a tendência de levantar a bunda. mas depois do SPOA, ele começou abaixar........
Dependendo da situação, mais ou menos anti-squat pode ser desejável. Em grande subidas como relatado na mensagem initial deste thread, seria melhor ter mais anti-squat. Porém, isso é verdadeiro só se todos os outros fatores fossem iquais. SPOA traz tantas outras vantagens em curso e pneu que é difícil fazer uma comparação "igual" entre SPUA e SPOA.......
Quanto o uso de batente, nem vou entrar nos méritos, pois só servem para uso em asfalto. Em trilha, a não ser se foram incluidos no projeto para limitar de propósito a suspensão, assim evitando danos aos componentes, só servem para atrapalhar........ E mesmo assim, o uso de batentes é sinal de uma suspensão mal-projetada para o nosso uso. A suspensão deve se limitar sozinha, sem o uso de limitadores......
Abraços,