x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 23 de 23
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 5

Mestre ! a apostila de tribologia é extremamente interessante, bastante didatica pela folhas que ja li.....infelizmente terei que atentar contra a natureza e imprimi-la.
    Obrigado

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Ta bom .... esquece o MerD@

Ao esmerilhar a engrenagem vc remove a camada cementada e/ou temperada e revenida, além de criar uma enorme folga. Esse processo mata os dentes da engrenagem e isso é irremediável. Além do que, a precisão manual faz com que cada sobra de dente apoie diferentemente e no par engrenado, criando sobrecargas que levam à fratura por sobrecarga. Mesmo que não frature por sobrecarga, o acabamento inferior leva à fratura por fadiga. Se a frezagem manual afetou só o egrenamento do sincronizador, os dentes estão mais finos e fracos.

Na verdade não se pode nem comparar entre isso e ter peças novas. Isso é um absurdo que vem se propagando à gerações.

Mas voltando ao seu problema, vejo o seguinte:

- Se uma engrenagem é questionável, isso só piorou infinitamente.

O certo seria procurar em desmanches pares até formar o kit, ou comprar cambios usados e de 2 ou 3 fazer um.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário
    Entrada
    05/09/2008
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Ta bom .... esquece o MerD@

Ao esmerilhar a engrenagem vc remove a camada cementada e/ou temperada e revenida, além de criar uma enorme folga. Esse processo mata os dentes da engrenagem e isso é irremediável.
    Na engrenagem existem 2 grupos de dentes, aqueles maiores que estao em constante atrito com o conjunto inferior, que obrigatoriamente devem ser cementados, e os menores que fazem o acoplamento entre a engrenagem e a luva, e nesses não há atrito pois uma vez acoplado a engrenagem e a luva trabalham como um unico conjunto, portanto a questao da cementação nao é muito relevante.

Na verdade não se pode nem comparar entre isso e ter peças novas. Isso é um absurdo que vem se propagando à gerações.
    Uma engrenagem original, mesmo com freza, resiste muito mais que uma nova de qualidade duvidosa, isso é facilmente verificado em qquer grupo de jipeiros.

Mas voltando ao seu problema, vejo o seguinte:

- Se uma engrenagem é questionável, isso só piorou infinitamente.

O certo seria procurar em desmanches pares até formar o kit, ou comprar cambios usados e de 2 ou 3 fazer um.
    O ideal seria utilizar engrenagens novas da mesma qualidade das originais, mas...

Essa é apenas minha humilde opiniao, devido a experiencias proprias.

Abçs.

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Esse é que é o problema.

Aonde estão as engrenagens novas de mesma qualidade que as originais?

E

como um mero mortal pode saber se a qualidade desta ou daquela disponível hoje é igual, superior, ou inferior à original ?

supondo que as disponíveis no mercado são muito inferiores pelos relatos (não por constatação própria), a única alternativa seria as provenientes de cambios usados.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

porque as engrenagens novas são ruins ? isto é... se são mesmo ruins.
    ouço muita gente dizer que são ruins, e ninguém dizer que são boas. então sou levado a crer que são mesmo ruins. mas porque ? essa é a pergunta que não quer calar. porque ? não são de boa marca ? quem então as fabrica ? se for este o caso... não é viável fazê-las sob encomenda ? será que um dos grandes no setor de venda de peças para 4x4, como a donatti por exemplo, não se interessaria em encomendar a fabricação de grandes lotes, compatíveis com o mercado ? muita gente passaria a considerar com melhores olhos a possibilidade de manter a originalidade dos câmbios de três, e principalmente de quatro marchas, não ?!

abraços a todos... e respostas educadas, por favor.

Usuário Avatar de PRIETO
    Entrada
    14/08/2005
    Local
    Cajamar (Grande Sao Paulo)/SP
    Boa noite o que devo observar para comprar pecas em bom estado num desmanche, alguem poderia enviar uma foto da mesma engrenagem uma boa e outra ruim, obrigado

Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 6
    Prieto
    em primeiro lugar, deve-se observar o óbvio tipo dentes quebrados! Depois, acho interessante testar os locais onde a peça em questão se relacionará com outras peças, por exemplo: caso for comprar uma engrenagem de terceira, eu levaria, além do manual do mecânico Willys, paquímetro e lâminas calibradas, um eixo primário com os devidos roletes, um eixo secundário, um anel sincronizador, etc.. Caso seja o trem de engrenagens intermediário (carretel), levaria uma carcaça, jogo de arruelas, eixo e roletes. Esse sempre foi meu critério para aquisição de peças velhas usadas.
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

Usuário Avatar de PRIETO
    Entrada
    14/08/2005
    Local
    Cajamar (Grande Sao Paulo)/SP
    muito obrigado pela dicas

Usuário
    Entrada
    03/08/2010
    Agradecimentos: 0
    Olá Turma so novato aki, e aproveitando a pergunta do Reinhard talvez consigo alguma ajuda. tenho um jeep wllys cj3a 1951 com motor ap 1.8 carburado tenho uma caixa 3 marchas e uma outra 4 marchas as duas estão desmontadas para reparos mais não seii qual colocar. então qual eu coloco?
    obrigado

Usuário Avatar de Robertux
    Entrada
    16/12/2008
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Para motores de baixo torque, como o AP 1.8, quanto mais marchas melhor, eu colocaria uma de 6 marchas.
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

Caixa de marcha

Citação Postado originalmente por Caio Moreira Ver Post
    Olá Turma so novato aki, e aproveitando a pergunta do Reinhard talvez consigo alguma ajuda. tenho um jeep wllys cj3a 1951 com motor ap 1.8 carburado tenho uma caixa 3 marchas e uma outra 4 marchas as duas estão desmontadas para reparos mais não seii qual colocar. então qual eu coloco?
    obrigado
    Caio, eu montaria com cx de chevette 5M, pois tem a primeira bem curta e quinta overdrive.
    Considerando que vc vai instalar num CJ-3, acredito que o conjunto fique legal pra vc brincar com o jeep, mas lembre-se, a velocidade final dele pode aumentar bastante e vc vai precisar de freios e direção confiáveis.
    Espero tê-lo ajudado.
    Sds4x4,
    Julio CJ

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem