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Ajustes na caixa de cambio do Jeep

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  • 14/08/2009, 20:34
    edgar
    Mestre ! a apostila de tribologia é extremamente interessante, bastante didatica pela folhas que ja li.....infelizmente terei que atentar contra a natureza e imprimi-la.
    Obrigado
  • 15/08/2009, 02:02
    leopoldo
    Ta bom .... esquece o MerD@

    Ao esmerilhar a engrenagem vc remove a camada cementada e/ou temperada e revenida, além de criar uma enorme folga. Esse processo mata os dentes da engrenagem e isso é irremediável. Além do que, a precisão manual faz com que cada sobra de dente apoie diferentemente e no par engrenado, criando sobrecargas que levam à fratura por sobrecarga. Mesmo que não frature por sobrecarga, o acabamento inferior leva à fratura por fadiga. Se a frezagem manual afetou só o egrenamento do sincronizador, os dentes estão mais finos e fracos.

    Na verdade não se pode nem comparar entre isso e ter peças novas. Isso é um absurdo que vem se propagando à gerações.

    Mas voltando ao seu problema, vejo o seguinte:

    - Se uma engrenagem é questionável, isso só piorou infinitamente.

    O certo seria procurar em desmanches pares até formar o kit, ou comprar cambios usados e de 2 ou 3 fazer um.
  • 15/08/2009, 14:51
    andrew
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Ta bom .... esquece o MerD@

    Ao esmerilhar a engrenagem vc remove a camada cementada e/ou temperada e revenida, além de criar uma enorme folga. Esse processo mata os dentes da engrenagem e isso é irremediável.
    Na engrenagem existem 2 grupos de dentes, aqueles maiores que estao em constante atrito com o conjunto inferior, que obrigatoriamente devem ser cementados, e os menores que fazem o acoplamento entre a engrenagem e a luva, e nesses não há atrito pois uma vez acoplado a engrenagem e a luva trabalham como um unico conjunto, portanto a questao da cementação nao é muito relevante.


    Na verdade não se pode nem comparar entre isso e ter peças novas. Isso é um absurdo que vem se propagando à gerações.
    Uma engrenagem original, mesmo com freza, resiste muito mais que uma nova de qualidade duvidosa, isso é facilmente verificado em qquer grupo de jipeiros.

    Mas voltando ao seu problema, vejo o seguinte:

    - Se uma engrenagem é questionável, isso só piorou infinitamente.

    O certo seria procurar em desmanches pares até formar o kit, ou comprar cambios usados e de 2 ou 3 fazer um.

    O ideal seria utilizar engrenagens novas da mesma qualidade das originais, mas...

    Essa é apenas minha humilde opiniao, devido a experiencias proprias.

    Abçs.
  • 15/08/2009, 16:25
    leopoldo
    Esse é que é o problema.

    Aonde estão as engrenagens novas de mesma qualidade que as originais?

    E

    como um mero mortal pode saber se a qualidade desta ou daquela disponível hoje é igual, superior, ou inferior à original ?

    supondo que as disponíveis no mercado são muito inferiores pelos relatos (não por constatação própria), a única alternativa seria as provenientes de cambios usados.
  • 17/08/2009, 19:32
    Julinot
    porque as engrenagens novas são ruins ? isto é... se são mesmo ruins.
    ouço muita gente dizer que são ruins, e ninguém dizer que são boas. então sou levado a crer que são mesmo ruins. mas porque ? essa é a pergunta que não quer calar. porque ? não são de boa marca ? quem então as fabrica ? se for este o caso... não é viável fazê-las sob encomenda ? será que um dos grandes no setor de venda de peças para 4x4, como a donatti por exemplo, não se interessaria em encomendar a fabricação de grandes lotes, compatíveis com o mercado ? muita gente passaria a considerar com melhores olhos a possibilidade de manter a originalidade dos câmbios de três, e principalmente de quatro marchas, não ?!

    abraços a todos... e respostas educadas, por favor.
  • 03/06/2010, 22:40
    PRIETO
    Boa noite o que devo observar para comprar pecas em bom estado num desmanche, alguem poderia enviar uma foto da mesma engrenagem uma boa e outra ruim, obrigado
  • 03/06/2010, 23:58
    homerohermida
    Prieto
    em primeiro lugar, deve-se observar o óbvio tipo dentes quebrados! Depois, acho interessante testar os locais onde a peça em questão se relacionará com outras peças, por exemplo: caso for comprar uma engrenagem de terceira, eu levaria, além do manual do mecânico Willys, paquímetro e lâminas calibradas, um eixo primário com os devidos roletes, um eixo secundário, um anel sincronizador, etc.. Caso seja o trem de engrenagens intermediário (carretel), levaria uma carcaça, jogo de arruelas, eixo e roletes. Esse sempre foi meu critério para aquisição de peças velhas usadas.
  • 06/06/2010, 23:39
    PRIETO
    muito obrigado pela dicas
  • 04/08/2010, 11:38
    Caio Moreira
    Olá Turma so novato aki, e aproveitando a pergunta do Reinhard talvez consigo alguma ajuda. tenho um jeep wllys cj3a 1951 com motor ap 1.8 carburado tenho uma caixa 3 marchas e uma outra 4 marchas as duas estão desmontadas para reparos mais não seii qual colocar. então qual eu coloco?
    obrigado
  • 04/08/2010, 12:48
    Robertux
    Para motores de baixo torque, como o AP 1.8, quanto mais marchas melhor, eu colocaria uma de 6 marchas.
  • 08/12/2010, 00:42
    Julio Rebello
    Caixa de marcha
    Citação:

    Postado originalmente por Caio Moreira Ver Post
    Olá Turma so novato aki, e aproveitando a pergunta do Reinhard talvez consigo alguma ajuda. tenho um jeep wllys cj3a 1951 com motor ap 1.8 carburado tenho uma caixa 3 marchas e uma outra 4 marchas as duas estão desmontadas para reparos mais não seii qual colocar. então qual eu coloco?
    obrigado

    Caio, eu montaria com cx de chevette 5M, pois tem a primeira bem curta e quinta overdrive.
    Considerando que vc vai instalar num CJ-3, acredito que o conjunto fique legal pra vc brincar com o jeep, mas lembre-se, a velocidade final dele pode aumentar bastante e vc vai precisar de freios e direção confiáveis.
    Espero tê-lo ajudado.:concordo:
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