bom dia pessoal.
Preciso fazer uma barra anti rolagem pro meu Jeep, quem já fez ou usa poderia me dizer qual o local ideal pra base de fixação que vai no chassi
Marquei na foto abaixo o local ao qual me refiro. 8)
obrigado
Versão Imprimível
bom dia pessoal.
Preciso fazer uma barra anti rolagem pro meu Jeep, quem já fez ou usa poderia me dizer qual o local ideal pra base de fixação que vai no chassi
Marquei na foto abaixo o local ao qual me refiro. 8)
obrigado
Ae pessoal!!
Vou fazer SPOA(ou é SOA?), mas vou continuar com o velho BF, então não terei nem sombra do torque que vocês têm em suas máquinas. No meu caso, vou precisar desta barra anti rolagem, mesmo não tendo muito torque para rotacionar o eixo? Considerando que não pretendo fazer nenhuma arrancada :!:
Abraços,
Rodrigo Passos
Alguma resposta pra pergunta aí de cima?
Abraços,
Rodrigo Passos
Rodrigo, fazendo SPOA terá que fazer o ladder-bar obrigatoriamente, masmo sem fazer o eixo já tende a rodar sobre as molas, mas com a SPOA ele força mais, e o que acontece e uma trepidação toda vez que vc arranca com o Jeep, e em uma arrancada com mais força, em uma subida, o eixo gira e acaba quebrando algo, como cruzeta, torce cardans, etc. Para evitar estes problemas é melhor colocar o Ldder-bar.
Faça a SPOA e antes de instalar o Ladder-bar encoste o Jeep em uma poste ou parede engate reduzido e empurre verifique que o foçinho dos diferenciais vai levantar, vc verificara se há ou não necessidade dele.
Valeu Marcos, obrigado.
Tava na torcida pra que eu não fosse precisar da barra($$$$$$) já que vou continuar com o BF, mas agora tá na lista de modificações também.
Abraços,
Rodrigo Passos
Claro! Tu estás coberto de razão!!! :wink: Eu pensei certo mas escrevi errado!!! :P Já corrigí lá em cima! :DCitação:
Postado originalmente por leopoldo
Blz, só que seria 3-link, pois é apenas uma barra daquelas por eixo. :) Descobri que o Leovalle aqui do forum tbm usa esse tipo de barra, vejam a foto abaixo.Citação:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...6e5c36303a.jpg
Eu vejo apenas 1 problema da ladder-bar: ela trava a suspensão quando o eixo sobe ou desce por inteiro. Isso é por que o eixo, no seu movimento "natural" durante o curso da suspensão, praticamente não rotaciona (apanas uma mínima rotação é imposta pelo jumelo), e quando se instala a ladder-bar, ela força o eixo a rotacionar em torno de seu ponto de fixação (no jumelito). Ou seja, a ladder-bar briga com os feixes para conduzir o movimento do eixo.Citação:
Talvez tenha ficado meio confusa a minha explicação acima, por isso fiz um desenho (em anexo) que ajuda a ilustrar a situação: nele se vê o movimento "natural" do eixo durante seu curso. Nesse desenho inseri a ladder-bar...só que com sua extremidade livre! Percebam que se a ladder-bar tivesse a extremidade fixada ao jumelito (como tem que ser), ela iria brigar com os feixe, pois ambos querem impor ao eixo movimentos diferentes, e isso trava a suspensão :?
Quem sentiu na pele esse travamento foi o Sergio Rocha aqui do forum, que fez uma barra dessas. Ele pode nos dizer melhor qual é a sensação de uma suspensão travada por uma ladder-bar... :roll:
O mais distante possível, devido a explicação acima. :wink:Citação:
Postado originalmente por Jipeiro_RR
Citação:
Postado originalmente por Rodrigo Passos
Meu cj5 é SPOA, BF-161, pneus 33" e feixes traseiros completos (10 lâminas). Não uso ladder-bar, assim como muitos e muitos jipes SPOA por aí. Portanto não é obrigatório ao pé da letra. :P O negócio é sentir a necessidade, que começa quando instalamos pneus maiores e/ou motores mais torcudos e/ou retiramos algumas lâminas dos feixes... :wink:Citação:
Postado originalmente por Marcos Ojeda
[]'s
Oi pessoal ! :D Mando esse foto só pra complementar ainda mais a riqueza desse tópico! 8)
Grandes []'s pra vc's ! :P
Grande Mauro e quem quiser opinar.
Esse tipo de barra da foto acima não estrangula o movimento do eixo diferencial trazeiro :?:
Por exemplo, quando há peso na trazeira do carro e os dois feixes são comprimidos ao mesmo tempo.
[]'s
Fala Elmer! :D
Nem recebi resposta desse topico ... apareci aqui por coincidência! :P
Esse tipo de barra da última foto que mandei não faz acompanhar com FIDELIDADE o ponto do eixo que articula com ela, comparado com o movimento que esse mesmo ponto teria caso não houvesse barra nenhuma. Acontece que esse tipo de barra anti-wrap dá uma liberdade MUITO maior ao eixo para este movimento de curso que tu disseste (duas rodas sobem ou descem juntas) comparando com a ladder-bar. Para o movimento de torsão (uma roda sobe enquanto a outra desce) ela tem a mesma eficiencia da ladder-bar (pior podes ter certeza que ela não é).
A ladder-bar certamente supera essa barra simples no combate ao spring-wrap, pq tranfere a força de torsão dos feixes para o chassis. A barra simples transforma essa força de torsão em força de compressão da parte dianteira dos feixes. Porém, pelo que eu imaginava e pelo que comprovei num desenho acima gerado em computador, conclui-se que é melhor ter essa barra simples do que não ter nenhuma. Por isso, para casos não muito graves de spring-wrap aconselho essa barra simples. Se o jipe só faz trilhas que torcem toda a suspensão, e não mais do que isso, aconselho a ladder-bar.
Esses dias vi uma Toyota Bandeirante SPOAda, com feixes originais. Me abaixei pra ver ela por baixo e vi que ela usava essa barra simples para diminuir o spring-wrap.
Resumindo: a barra simples funciona, dentro de certos limites, no combate ao spring-wrap, e dá MUITO mais liberdade a suspensão no movimento que referistes em tua pergunta do que uma ladder-bar. :concordo:
[]'s
Grande Mauro
Tava sumido. Eu tb prefiro barras simples.lembra das minhas barras ? Nunca mais usei. :mrgreen:
[]'
Valeu Mauroooooo :palmas:
É q meu Jeep tá no cavalete, e antes do spoa ele já tinha a tendência de afundar um pouco a trazeira nas arrancadas, acredito que spoado o spring-wrap vai aumentar então já estou pesquisando por barras simples e eficazes.
Dá uma olhada no meu álbum pra v o andamento do serviço. :concordo:
abração.