Comprei esta semana. Tem um amigo que usa com o 4.1 do opala na caminhonete F75 com 33. Guenta. Só que eu trocarias os rolamentos ue vem junto por rolamentos de marca.
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Comprei esta semana. Tem um amigo que usa com o 4.1 do opala na caminhonete F75 com 33. Guenta. Só que eu trocarias os rolamentos ue vem junto por rolamentos de marca.
LUCAS,
respondendo objetivamente a questão:
1- a reduzida tem que ficar mais silenciosa.
2- Não é porque está mais silenciosa que pode colocar motor maior inclusive acompanhe o raciocínio:
2a. A resistencia da caixa/carcaça está mais relacionada com a espessura, material e tratamento térmico.
2b. Ao remover material do carretel, e isso precisa ser avaliado pode-se achar NADA ou um problema estrutural no carretel pelo afinamento de parede ENTRE os dentes pois lá temos torque (momento torçor) e enflexamento (momento fletor).
2.c Não sei e nem vc de qual material o eixo é feito. Se for um aço SAE4340 temperado, revenido e retificado, excelente. Se for um SAE1030 carbonetado, continue usando o 4 cilindros e nada mais.
PINO CHORÃO !!!
Quem já colocou ???
Deu certo mesmo ?
Abraços a todos...
bom eu to usando desde 2005 e até agora nao incomodou, mas tive que refazer os apertos do pré-carga umas duas vezes!!!depois acentou tudo direitinho e tamo indo assim....tava com motor willis,depois foi pro maverick 3000,depois turbo,e agora ta indo com o falcom 3.6,só que é como o LEOPOLDO fala, o negocio com certeza nao é feito pra ser igual ao original e sim pra resolver certos problemas:a choradeira some,o carretel volta a trabalhar centralizado,nao força mais as outras engrenagens por "atravessar"dentes,roda mais solto do que com os de agulhas,e é um pouco mais barato do que trocar o carretel.:shock:
Pessoal quem deseja fazer essa adaptação, se conhecer alguém que tenha um JAVALI , dê uma olhada, pois sua tcase já é roletada de fábrica com rolamentos cônicos, o meu nunca deu problema e não conheço ninguém que tenha tido e não faz barulho como no jeep. A pré carga é dada apertando-se a porca que fica na extremidade do pino chorão, o mesmo possúe um furo para travar a porca castelo.:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :concordo:
Esqueci de dizer o mais importante, esse aperto tem que ser dado por quem sabe, se não vc estora os rolamentos ai vai tudo pro saco! :concordo:
É só seguir o que está descrito no tópico: ajuste dos rolamentos de roda e de munhão.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654
Srs,
acredito na funcionalidade do sistema com rolamentos de contato angular, mas se o lance é grana, antes de ocorrer a ovalisação da engrenagem, podemos substituir as arruelas de encosto do carretel, eixo e roletes. Com um total aprox. de R$50,00, vc dará uma curta sobrevida à peça, mas o barulho...
Quem tem as medidas do eixo e número dos rolamentos p/ este trabalho? Poderia postar ou mandar MP por favor!?
Sds4x4,
Julio CJ:concordo:
Mesmo dando a pré carga dinâmica, como saber se dei aperto demais, ou não?
Tipo não tem como usar a balança ali...
abs
Quem falou que não dá para usar balança ? só quem não tem a prática.
Use um barbante. Enrola por cima da parte lisa do carretel .... umas 10 voltas.
Puxe o barbante (lógico, a tampa do carter tem que estar removida) pela balança e leia a carga para virar o carretel.