Olá pessoal,
Qual seria o valor correto na balança para identificar que o aperto está OK? :pensativo:
[]'s 8-)
Versão Imprimível
Hélio !
Creio que o fabricante do kit deva saber com exatidão este valor (na balança), ou então indicar uma maneira para dar a pré carga correta.
No caso de vcs nao sei, mas na t-case do meu jeep estao instalados um par de rolamentos n°. 30204 ..... os velhos estavam lá a mais de trinta anos sem problemas.
É Marcos, o cara que montou a tua transferencia tinha braço calibrado no inmetro....vai saber se estes mecanicos de hoje em dia e os metidos a mecanico (como eu) se tem condição de avaliar o que é muito e o que é pouco apertado para um rolamento conico nesta aplicação especifica ! Mesmo quando troco o rolamento da roda traseira da carretinha sempre dou umas voltas para ver se não ficou muito preso e se não esta esquentando. Coisa meio subjetiva, mas é sempre bom acompanhar os sinais que a peça emite.
Ja no caso dos rolamentos da tcase, só vai saber quando quebrar tudo e debulhas as engrenagens...ai o prejuizo é "incalculavel"
Mesmo que não quebre e moa tudo, pode criar uma vibração maléfica que vai usinar os dentes da caixa....dando outro prejuizo incalculavel (eh eh eh)
Sei lá é tudo paranóia, mas também é bom senso....na mão de um mecanico um kit de freio fica 100%, outros apanham feito cão para acertar. Imagina dentro de caixa de redução com a pressão que deve ter nos dentes, a temperatura que varia enormemente entre ligado e desligado....são muitas variáveis.
Olá Leopoldo, tudo bem?
Alem dos aspectos por vc relacionados quanto ao tipo de material/tratamento e diametro do eixo creio que haja mais um fato a ser considerado.
No sistema original de rolamentos de agulha o eixo tem a função de pista para os rolamentos de agulha e pelo que pude notar nos eixos que troquei e que vi, todos apresentam escoamento do material em função da grande solicitação de arraste. No sistema de rolamentos conicos o eixo serve apenas como suporte para os rolamentos.
Ha tambem um experiencia que creio seja valida relatar, um dos primeiros Kits de rolamentos conicos que montei era do Jeep CJ-5 de um grande amigo, que usava um motor Perkins Turbinado desses menos antigos, que apresentava um grande torque em baixa e torque geral muito elevados.
Esse cidadão mora no interior de SP e tem casa de praia em Joenvile, e decidiu trocar na espectativa de maior durabilidade, pois seu eixo da reduzida não suportavam o percurso, sendo que asvezes ele ia com um eixo e voltava com um já substituido.
Esse percurso até hoje é feito em média a cada trimestre.
Sendo assim trocamos o eixo a 2 anos e até hoje ainda está rodando.
Grande Abraço.
Então, esse relato confere a um bom projeto.
e, que vcs me corrijam se eu estiver errado, mas um bom projeto que tbem reflete em um ótimo equilíbrio... Nao é que o mecanico que montou os rolamentos tenha um braço aferido pelo inmetro, acho mesmo que esta excelente durabilidade deve-se ao conjunto mecanico utilizado durante estes anos todos: Motor Continental GoDevil. Agora que substitui o motor por um GM151 é que a caixa foi dar problemas (rolamentos muito gastos). É por estas e outras que eu nao gosto muito de pensar em motores como os GM4.1 ou outros enoooormes e poderosos diesel... para mim, tudo foi dimensionado para suportar aquele conjunto mecanico mais um "X" de coeficiente de segurança. Daih, tiramos um motor de 60HP e enfiamos outro de 180HP no lugar na esperança de que nada vá quebrar ou durar menos da metade da vida útil.... geralmente o conjunto suporta porcausa deste "X" de segurança, que se antes era de (um exemplo) 10%, agora cai para 2%... daih vai tudo para o espaço em pouco tempo...
Acho que os rolamentos dentro de minha t-case vao durar um bom tempo, pois nao pretendo usar motores maiores do que já tenho... além do mais, um dia ainda penso em usar algo menor e mais eficiente pois pra mim, que andei muito tempo com o jeep original, tudo que estiver "um pouco" melhor, já é um bom lucro e tudo que estiver "absurdamente acima" do original vai acabar quebrando algo... inclusive rolamentos do carretel da reduzida...
Meu kit acaba de chegar!!! Recebi tudo certinho, e as instruções de montagem tambem.
Agora vou instalar na viatura, depois posto aqui os resultados!!
Abraço
Felipe Kowalski
Semana passada levei minha Reduzida willys para adaptar esses rolamento no carretel se eu soubesse que ficava tão bom teria feito a mais tempo, pois sumiu toda ronqueira que ouvia dentro do carro.
Sera que 3 Kg de carga nos rolamentos fica bom
Caneschi4x4 o jr da adap brasil tem .: ADAP-BRASIL IND. COM. DE PEÇAS LTDA :. manda um email a ele e fale que foi o edison da 4x4garage de natal que mandou voce !!!
abs
edison