Powered by vBulletin

Rolamentos no carretel da reduzida

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456
  • 13/11/2008, 23:21
    Hélio
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Quem falou que não dá para usar balança ? só quem não tem a prática.

    Use um barbante. Enrola por cima da parte lisa do carretel .... umas 10 voltas.

    Puxe o barbante (lógico, a tampa do carter tem que estar removida) pela balança e leia a carga para virar o carretel.

    Olá pessoal,

    Qual seria o valor correto na balança para identificar que o aperto está OK? :pensativo:

    []'s 8-)
  • 14/11/2008, 08:57
    edgar
    Hélio !

    Creio que o fabricante do kit deva saber com exatidão este valor (na balança), ou então indicar uma maneira para dar a pré carga correta.
  • 14/11/2008, 16:53
    Marcos ET
    No caso de vcs nao sei, mas na t-case do meu jeep estao instalados um par de rolamentos n°. 30204 ..... os velhos estavam lá a mais de trinta anos sem problemas.
  • 14/11/2008, 17:20
    edgar
    É Marcos, o cara que montou a tua transferencia tinha braço calibrado no inmetro....vai saber se estes mecanicos de hoje em dia e os metidos a mecanico (como eu) se tem condição de avaliar o que é muito e o que é pouco apertado para um rolamento conico nesta aplicação especifica ! Mesmo quando troco o rolamento da roda traseira da carretinha sempre dou umas voltas para ver se não ficou muito preso e se não esta esquentando. Coisa meio subjetiva, mas é sempre bom acompanhar os sinais que a peça emite.
    Ja no caso dos rolamentos da tcase, só vai saber quando quebrar tudo e debulhas as engrenagens...ai o prejuizo é "incalculavel"
    Mesmo que não quebre e moa tudo, pode criar uma vibração maléfica que vai usinar os dentes da caixa....dando outro prejuizo incalculavel (eh eh eh)
    Sei lá é tudo paranóia, mas também é bom senso....na mão de um mecanico um kit de freio fica 100%, outros apanham feito cão para acertar. Imagina dentro de caixa de redução com a pressão que deve ter nos dentes, a temperatura que varia enormemente entre ligado e desligado....são muitas variáveis.
  • 14/11/2008, 23:05
    Chiari
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    LUCAS,

    respondendo objetivamente a questão:

    1- a reduzida tem que ficar mais silenciosa.
    2- Não é porque está mais silenciosa que pode colocar motor maior inclusive acompanhe o raciocínio:

    2a. A resistencia da caixa/carcaça está mais relacionada com a espessura, material e tratamento térmico.
    2b. Ao remover material do carretel, e isso precisa ser avaliado pode-se achar NADA ou um problema estrutural no carretel pelo afinamento de parede ENTRE os dentes pois lá temos torque (momento torçor) e enflexamento (momento fletor).
    2.c Não sei e nem vc de qual material o eixo é feito. Se for um aço SAE4340 temperado, revenido e retificado, excelente. Se for um SAE1030 carbonetado, continue usando o 4 cilindros e nada mais.

    Olá Leopoldo, tudo bem?

    Alem dos aspectos por vc relacionados quanto ao tipo de material/tratamento e diametro do eixo creio que haja mais um fato a ser considerado.

    No sistema original de rolamentos de agulha o eixo tem a função de pista para os rolamentos de agulha e pelo que pude notar nos eixos que troquei e que vi, todos apresentam escoamento do material em função da grande solicitação de arraste. No sistema de rolamentos conicos o eixo serve apenas como suporte para os rolamentos.

    Ha tambem um experiencia que creio seja valida relatar, um dos primeiros Kits de rolamentos conicos que montei era do Jeep CJ-5 de um grande amigo, que usava um motor Perkins Turbinado desses menos antigos, que apresentava um grande torque em baixa e torque geral muito elevados.

    Esse cidadão mora no interior de SP e tem casa de praia em Joenvile, e decidiu trocar na espectativa de maior durabilidade, pois seu eixo da reduzida não suportavam o percurso, sendo que asvezes ele ia com um eixo e voltava com um já substituido.

    Esse percurso até hoje é feito em média a cada trimestre.

    Sendo assim trocamos o eixo a 2 anos e até hoje ainda está rodando.

    Grande Abraço.
  • 16/11/2008, 00:43
    leopoldo
    Então, esse relato confere a um bom projeto.
  • 18/11/2008, 17:07
    Marcos ET
    e, que vcs me corrijam se eu estiver errado, mas um bom projeto que tbem reflete em um ótimo equilíbrio... Nao é que o mecanico que montou os rolamentos tenha um braço aferido pelo inmetro, acho mesmo que esta excelente durabilidade deve-se ao conjunto mecanico utilizado durante estes anos todos: Motor Continental GoDevil. Agora que substitui o motor por um GM151 é que a caixa foi dar problemas (rolamentos muito gastos). É por estas e outras que eu nao gosto muito de pensar em motores como os GM4.1 ou outros enoooormes e poderosos diesel... para mim, tudo foi dimensionado para suportar aquele conjunto mecanico mais um "X" de coeficiente de segurança. Daih, tiramos um motor de 60HP e enfiamos outro de 180HP no lugar na esperança de que nada vá quebrar ou durar menos da metade da vida útil.... geralmente o conjunto suporta porcausa deste "X" de segurança, que se antes era de (um exemplo) 10%, agora cai para 2%... daih vai tudo para o espaço em pouco tempo...

    Acho que os rolamentos dentro de minha t-case vao durar um bom tempo, pois nao pretendo usar motores maiores do que já tenho... além do mais, um dia ainda penso em usar algo menor e mais eficiente pois pra mim, que andei muito tempo com o jeep original, tudo que estiver "um pouco" melhor, já é um bom lucro e tudo que estiver "absurdamente acima" do original vai acabar quebrando algo... inclusive rolamentos do carretel da reduzida...
  • 24/11/2008, 16:23
    felipe kowalski
    Meu kit acaba de chegar!!! Recebi tudo certinho, e as instruções de montagem tambem.
    Agora vou instalar na viatura, depois posto aqui os resultados!!

    Abraço
    Felipe Kowalski
  • 13/09/2010, 10:01
    Denilsom
    Semana passada levei minha Reduzida willys para adaptar esses rolamento no carretel se eu soubesse que ficava tão bom teria feito a mais tempo, pois sumiu toda ronqueira que ouvia dentro do carro.
  • 28/04/2011, 20:01
    PRIETO
    Sera que 3 Kg de carga nos rolamentos fica bom
  • 09/06/2011, 23:41
    Caneschi4x4
    Kit rolamento conico e eixo do carretel da cx transf. da Toyota Bandeirante
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Quem falou que não dá para usar balança ? só quem não tem a prática.

    Use um barbante. Enrola por cima da parte lisa do carretel .... umas 10 voltas.

    Puxe o barbante (lógico, a tampa do carter tem que estar removida) pela balança e leia a carga para virar o carretel.

    Olá Pessoal, achei muito interessante a materia, estou com problemas na minha Band. Alguém poderia me informar se existe este Kit com rolamento conico e eixo do carretel da cx transf. da Toyota Bandeirante? E onde posso encontrar? Um abraço. :-(:?:
  • 10/06/2011, 07:51
    4X4GARAGE
    Caneschi4x4 o jr da adap brasil tem .: ADAP-BRASIL IND. COM. DE PEÇAS LTDA :. manda um email a ele e fale que foi o edison da 4x4garage de natal que mandou voce !!!
    abs
    edison
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 12:57.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy