x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1

    CJ3A - Motor Zetec 1.6 16v e cambio ford 5m... funciona?




    Pessoal, sei que minha "mais nova idéia" poderá provocar a ira de alguns e a preocupação de outros... mas é que pra quem me conhece, sabe que eu simplesmente não consigo evitar... rs

    Apareceu a oportunidade de comprar um motor e cambio de Ford Escort (daqueles argentinos) por um valor bem interessante. Trata-se do motor Zetec 1.6 16v com o cambio do escort de 5 marchas (motor e cambio do mesmo carro, montados originalmente em posição transversal).

    Quando vi o conjunto, comecei a pensar na seguinte configuração:

    1.Retirar o diferencial interno do cambio do Escort e vedar as saídas dos semi-eixos.
    2.Montar motor e cambio em posição longitudinal no jeep.
    3.Retirar a tampa traseira do cambio do Escort, alongar a parte de trás da árvore secundária do cambio (aquela que termina com o pinhão do diferencial de um lado) e fixar ali a engrenagem para a t-case.
    4.Providenciar uma flange para ficar no lugar da velha tampa do cambio, com um rolamento e um retentor, para que o alongamento da árvore possa "sair" para trás do cambio do escort.
    5.Fixar uma t-case willys na flange que ficou montada na parte traseira do cabio do escort.
    6. Ligar os cardãns como "de praxe"....

    Assim, terei o conjunto motor/cambio originais de um mesmo carro, onde o cambio foi projetado para atender a curva de torque e potencia daquele motor específico, cabendo aos diferenciais do jeep (eixos dianteiro e traseiro) a adequação da relação final para melhor utilização do novo conjunto.

    Sei que vai ter uma galera falando que o alongamento da árvore secundária do cambio não vai suportar o esforço, que se eu soldar algo ali, vai quebrar.... e mais meio mundo de contra-indicações para este serviço, mas devo esclarecer que esta idéia foi tomando corpo depois que vi vários e vários jeeps com aquela "maldita" solda suicida nos semi-eixos traseiros... ainda mais! já vi LOJAS DE JEEP vendendo eixos traseiros soldados!!!

    Sei que um absurdo não justifica outro! na verdade, observei que se os semi-eixos traseiros geralmente não quebram (alguns quebram, mas na maioria dos casos que observei, os "diabos" ficam inteiros), então a árvore secundária do cambio, que vai receber em média 1/3 do esforço (devido à redução dos diferenciais) também deveria suportar algo semelhante....

    Esclareço também que ainda não comprei nem o cambio, nem o motor.... estou aguardando as pedradas para ver se rola esta "invenção". Lembrem-se que o Jeep é um CJ3A (mais leve) com pneus 265/75R16 (não pretendo usar nada maior que isso) para trilhas leves e médias.... (já foi o tempo das pesadas - rs)

    Gde abraço! sejam bonzinhos.... hehehe

  • #2
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    45
    Posts
    14,657
    Agradecimentos: 50
    Nem li o post direito mas manda uma MP pro Gilbertojipeiro38 que parece que estava adaptando uma mecanica dessas em uma gaiola 4x4 e pode ter boas ideias pra trocar com vc.

    []'s

  • #3
    Blza Elmer! eu sabia que tem sempre alguém sabendo de outro alguém que já deve ter tido a idéia de outro alguém! Jeep é assim mesmo! nada se copia! tudo se transforma... rs

  • #4
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,894
    Agradecimentos: 3
    putz eu devo estar falando uma merda gigante e talvez nem caiba mas vamos lá


    já pensou num cambio de PAMPA 4x4??

    agora o valor tem de compensar muito, pois se vc considerar injetar seu motor de opala...

    Considera valores...

    qualquer coisa de motor a 2 mil reais com cambio já não vale a pena... 2.850 é um kit pra opala (dá até rpa conversar menos e facilitar) problemas a menos:

    1- nada de mexer em docs
    2- nada de adaptações malucas
    3- menos dor de cabeça
    4- roda com o combustivel que vc quiser (o zetec 1.6 gasolina é gastão)
    5- nào perde nenhum investimento anterior
    4X4 Brasil
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #5
    Falae Rubens!!
    Cara, este motor e cambio nao vao sair nem R$ 900,00.... rsrsrsrs (motor e central da ie - NÃO É ROUBADO.. rsrsrsrsr) Eu já tinha pensado no cambio da Pampa sim... pensei e pensei.. mas nunca vi nenhum... rs

    Vi lá na área "hardcore" que alguem falou sobre estes cambios ford serem bem "parrudos".... na verdade, quem falou foi mesmo o Gilbertojipeiro38.... já mandei uma mp pra ele.. rs

    Putz... entao o 1.6 é gastão? daih a coisa muda de figura, pois eu quero um conjunto "manso" (sem radicalizações), parecido com o que já uso atualmente (sei que o torque do GM151 é maior), e que seja razoavelmente economico.... eu tive um escort com motor Zetec 1.8 que fazia em média 11km/l dentro da cidade com ar-condicionado ligado.... considerando que este 1.6 vai ser "depenado" (vou retirar a bomba de DH e o compressor do ar-condicionado) em seus agregados, pensei ser uma alternativa boa... mas se vc fala que é um motor gastão.... daih complica

  • #6
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,894
    Agradecimentos: 3
    é amigos meus que tiveram reclamavam de 7 a 8 km/l

    dai jah viu

    putzpor esse valor tá bom demais, mas na boa, se quer um motor assim, porque não o AP?? esse sim tem peça até na padaria e tem receita básica, ainda encotnra um totlflex por ai, se bobear por um pouquinho mais só...

    porque de 900 ai num vai ficar vc sabe, pensa na quantidade de adaptações, suprotes de motor, parte eletrica, cambio, se vc ainda terá reduzida (tenta fazer um divorced com algum automatico)

    dica

    cambio do mondeo:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...7f096-zero-_JM

    ele guenta até 2.0 deve ser mais forte.. .sei lá
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #7
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    50
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 24
    [QUOTE=rubensx;916439]é amigos meus que tiveram reclamavam de 7 a 8 km/l[/QUOTE

    Já tive Eco com esse motor, e faz isso no alcool, na gasolina faz 9 e não chega a 10 e é frouxo pro peso da Eco, na retomada é um lixo, tive um fiesta tb com o mesmo motor na mesma época da Eco, bebia menos e andava mais.
    Qto ao conjunto era bem agradavel de dirigir, quer dizer acelerar, mas ainda prefiro AP.

    ET.
    Na boa, o AP tá aí como uma opção mais facil de mexer e encontrar peças.

    []

  • #8
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2
    Marcos ET

    Só tenho uma coisa pra te dizer.

    ''O ser-humano não pode passar vontade!''

  • #9
    Marcos comprei um Escort 97 1.8 inteiro batido de frente por R$ 1000,00 so tive que trocar o carter e o comando de admissao

    por isso vou usalo como base pra minha proxima gaiola

    tambem tive uma SW e nao fazia menos de 13 na estrada

  • #10
    puxa vida... um dos motivos de eu ter ficado animado é que eu tive um escort 97 com motor Zetec 1.8 16V e o carro era ótimo! em São Paulo, com ar-condicionado ligado, a média de km/l era excelente! e na estrada chegou aos 16Km/l .... nao entendo como estes que vocês falam bebem tanto! mas de qualquer forma, já tou desanimado, pois o custo de manutenção de um motor destes é absurdo.....

    Gilberto, contae como é que você vai montar este motor/cambio na gaiola? vao ser transversais??

  • #11
    Usuário Avatar de Marcelo Cunha
    Entrada
    18/08/2008
    Local
    Porto Alegre/São Francisco de Paula/RS
    Idade
    58
    Posts
    379
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    A imaginação humana não tem limites, ela é mesmo a mãe de todas inveções, boa sorte.
    Fiquei curioso para ver funcionando

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade