Pessoal, sei que minha "mais nova idéia" poderá provocar a ira de alguns e a preocupação de outros... mas é que pra quem me conhece, sabe que eu simplesmente não consigo evitar... rs
Apareceu a oportunidade de comprar um motor e cambio de Ford Escort (daqueles argentinos) por um valor bem interessante. Trata-se do motor Zetec 1.6 16v com o cambio do escort de 5 marchas (motor e cambio do mesmo carro, montados originalmente em posição transversal).
Quando vi o conjunto, comecei a pensar na seguinte configuração:
1.Retirar o diferencial interno do cambio do Escort e vedar as saídas dos semi-eixos.
2.Montar motor e cambio em posição longitudinal no jeep.
3.Retirar a tampa traseira do cambio do Escort, alongar a parte de trás da árvore secundária do cambio (aquela que termina com o pinhão do diferencial de um lado) e fixar ali a engrenagem para a t-case.
4.Providenciar uma flange para ficar no lugar da velha tampa do cambio, com um rolamento e um retentor, para que o alongamento da árvore possa "sair" para trás do cambio do escort.
5.Fixar uma t-case willys na flange que ficou montada na parte traseira do cabio do escort.
6. Ligar os cardãns como "de praxe"....
Assim, terei o conjunto motor/cambio originais de um mesmo carro, onde o cambio foi projetado para atender a curva de torque e potencia daquele motor específico, cabendo aos diferenciais do jeep (eixos dianteiro e traseiro) a adequação da relação final para melhor utilização do novo conjunto.
Sei que vai ter uma galera falando que o alongamento da árvore secundária do cambio não vai suportar o esforço, que se eu soldar algo ali, vai quebrar.... e mais meio mundo de contra-indicações para este serviço, mas devo esclarecer que esta idéia foi tomando corpo depois que vi vários e vários jeeps com aquela "maldita" solda suicida nos semi-eixos traseiros... ainda mais! já vi LOJAS DE JEEP vendendo eixos traseiros soldados!!!
Sei que um absurdo não justifica outro! na verdade, observei que se os semi-eixos traseiros geralmente não quebram (alguns quebram, mas na maioria dos casos que observei, os "diabos" ficam inteiros), então a árvore secundária do cambio, que vai receber em média 1/3 do esforço (devido à redução dos diferenciais) também deveria suportar algo semelhante....
Esclareço também que ainda não comprei nem o cambio, nem o motor.... estou aguardando as pedradas para ver se rola esta "invenção". Lembrem-se que o Jeep é um CJ3A (mais leve) com pneus 265/75R16 (não pretendo usar nada maior que isso) para trilhas leves e médias.... (já foi o tempo das pesadas - rs)
Gde abraço! sejam bonzinhos.... hehehe