está num v8 292 do galaxie, sem adaptações portanto, afinal esse motor tb equipou as f100 e f350 que usavam o 240f. Da mesma forma vai casar bem com o seu falcon, segundo meu amigo fernandão, são mecanicas que se 'conversam' entre si.
é um cambio com primeira super curta, chamam até de primeira trator (relação 6.32:1). veja bem a relação do diferencial que vai usar, a minha vou ter que trocar, pois ficou demasiadamente curta(9:53) com este cambio.
o cambio é seco, os engates não são dos mais confortaveis, são duros porém precisos. tenha paciencia para engatar, o cambio seco é totalmente diferente dos sincronizados. a ré é do lado da terceira, então vai raspar até vc achar o ponto certo do engate.
em termos de resistencia, pode esquecer, tá bem servido...
minha conclusão(parpite): prum carro só de trilha como o meu acho uma boa...porque dificilmente vai dar manutenção(pode até estourar qq outra coisa pra traz dele), não é um cambio caro, é curto pacas, as adaptações não são nenhum bicho de sete cabeças e dá pra suportar o desconforto dos engates. conclusão 2- se eu fosse montar um 4x4 e tivesse com grana para tal, colocaria um cambio mais moderno, veja bem, não estou reclamando do meu 240F, que tá me servindo muito bem, apenas tenho e dou ciencia de que há coisa melhor na vida.
já prum carro de uso misto e de pouca exigencia de robustez, acho besteira, um exagero de engrenagens monstras.
tamo aí, vamo trocando idéia!!
danilo