Relato de um Ex Usuário do 2.3 OHC
Senhores, comprei um CJ5 79, com esse motor e caixa originais. Estava tudo em perfeito estado. Como uso somente em trilhas, pensei em usá-lo até acabar com ele , e trocá-lo. O problema é que esse motor só tem tamanho. Ele nâo sobe duna de areia. Leva pau dos AP 1.6, 1.8 e 2.0. Seu projeto antigo, lento para levantar giro, incompatibiliza-o. Além disso, de tanto insistir em atravessar esses obstáculos, ele esquentava e não pegava mais. Motor fraco, gastão, e que termina por não pegar, me respondam, isso é diversão?
Troquei o induzido do arranque, vedei com dispositivo chamado panela de pressão o distribuidor (ele tinha igniçãoeletrônica). A mesma coisa.
A dúvida era, turbino ou rebaixo o cabeçote? Nada, vou mecher na carburação, coletor de escape, etc... Comprei uma Webber 44 zero, na caixa. Quando levei essa webber para o mecânico instalar, ele foi enfático. " Nada disso, não vou estragar uma Webber nova. Não adianta investir num motor que se fores vender, vale pouco mais que 500 pila. Venda motor, webber, e compre um AP." Foi a decisão mais acertada. Porém decidi pela mecânica GM. Comprei um motor de um Astra 2.0 FLEX ano 2005, novinho. Uma caixa da S10 2.4 a gasolina 4X2. Nunca acertei tanto numa decisão. Esse motor completo documentado mais caixa e flange me custaram 6 mil. Dei o motor e a caixa originais pela mão de obra de toda instalação. Esse motor GM sim, na gasolina, com taxa de compressão acima de 11:1, tem 121 CV com 18,3 kilos de torque. Meus amigos, o jipe virou o capeta. Com pneu dynatork 31", não tem onde ele não suba ou atravesse. O motor funciona redondinho sempre, na subida, na descida, apanhando... Arranca patinando sempre. Prá variar, quebrei um eixo cardã. O mesmo torceu que nem puxa-puxa e estourou. Vou ter me adequar a ele... Resumindo: Antes de investir no 2.3 OHC, pesquisem o valor de um AP injetado. Se puderem ($$) optar pelo motor 2.2 ou 2.4, ou mesmo o 2.0 FLEX da linha GM Vectra, S10 ... Aqui em POA tem uma oficina que vende a caixa revisada da S10 com a flange para a transmissão willys(a capa seca é integrada 'a caixa) por 2 mil. Agora, se na diversão inclui-se a arte de consertar e regular , então essa dica não serve.
Lembrando, isso é um relato de minha experiência. Gostos e preferências devem sempre serem respeitados. Um abraço a todos.
Quem retifica o Distribuidor.
Olá
Gostaria da informação: Onde posso mandar retificar o distribuidor OHC. Comprei para o Jeep só que veio com muita folga.
Quem souber como,. por favor, envie e-mail para feliciosp@yahoo.com.br
Abs