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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de paraujo98
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    Exclamation Relação 8/43 ou 9/44 com BF-161 e Câmbio Willys 4 marchas




    Senhores,

    Mais uma vez, preciso de ajuda. Atualmente meu CJ5 está com motor BF-161, câmbio willys 3 marchas e relação 9/44 (comprei o Jeep já com esta configuração). Estava sentido o Jeep muito chocho, ladeiras estava sendo uma tarefa árdua. Levei o Jeep em meu mecânico que já identificou que o motor estava muito bom, porém desregulado e fora de ponto. Isto resolvido, o desempenho já melhorou bastante. No entanto, decidi colocar uma caixa de 4 marchas. Já procurei aqui no fórum e pude ver que esta é melhor dimensionada/escalonada e assim consigo utilizar melhor meu motor. Só que agora ficou a dúvida, se devo ou não alterar minha relação para 8/43. Eu uso o Jeep em trilhas leves/médias e realizo grandes deslocamentos de até 500km. Meu medo é que fique muito reduzido e perca velocidade final. Meus pneus são 265/70/R16. E aí, o que os amigos acham? Deixo 9/44 ou reduzo para 8/43? Aguardo comentários. Obrigado

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    Pelo seu relato, ficaria de 9x44!

    8x43 ficará reduzido para deslocamentos!

  • #3
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    Tenho um CJ6 com BF161, câmbio Willys 4 marchas, relações 44:9 e pneus para asfalto 235/85-R16....acho um bom conjunto, o Jeep não fica bobo, anda bem à 100km/h e na trilha não faz feio...lógico que o BF tem limitações, mas é um bom conjunto asfalto/trilha.

    []s

  • #4
    Usuário Avatar de paraujo98
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    Legal, vou de BF + 4marchas + 44/9

    Kim, obrigado pelo cometário.

    Dr. Esmagador de Crânios, obrigado pelo comentário. É muito bom conhecer a opinião de alguém que possui a mesma configuração.

  • #5
    Paraujo

    Você na minha modesta opinião tem um excelente conjunto !!

    Não mexeria em nada !!

    Só para você pensar .... A 4º Marcha tem a mesma relação da sua 3º Marcha, ou seja se e para o carro anar mais de final, esqueça

    []'s

  • #6
    Banido
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    Que bom que tomou a decisão...e se mais para frente você sentir necessidade de mais potência, torque, pneus maiores, mais velocidade e outros bichos....até lá você já conhecerá bem seu jeep e poderá optar melhor em função do que vai querer dele, fazendo modificações gradativas e que ao longo do tempo não irão pesar tanto no seu bolso...rs



    um grande abraço, boas trilhas!

    Keep on wheeling!

  • #7
    Usuário Avatar de paraujo98
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    Pavão, já sabia disso, mas como vc deve saber o escalnonamento entre a 1º, 2º e 3º do câmbio quatros marchas nos permite melhor uso do motor. Rodo com o Jeep em SP, pego muita ladeira, como estou com 9/44, ele está muito solto.

    Entendo que poderia para relação 8/43, mas como faço deslocamentos, prefiro deixar o Jeep mais "solto", porém com melhor escalonamento entre as marchas. De qualquer maneira obrigado pela opinião.

  • #8
    Usuário Avatar de paraujo98
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    22/12/2008
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    um carioca em Natal/RN
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    Valeu Skull, é bem por aí. Já foi uma boa grana na reforma do Barão (foi comprado em uma fazenda no Vale do Paraíba, daí o nome). Susp Toy, servo freio, freio a disco, reforma e pintura da lata, tirar folga de 180º da direção. Mas vamos no devagar e sempre que a gente chega lá.

  • #9
    Posso estar errado, mas tenho um Jeep bem parecido com o seu, um motor BF 161 todo retificado (zerado), cambio4 marchas da F-75, e pneus 235x85x16, diferencial 9x44, caixa de direção do opala (lá no parachoque)acho que ele ficou mais pesado nas saida, comparendo com os Frontiera 750x16, até o consumo de gasolina mudou, então, na minha opnião, eu trocaria o cambio por 4m e os seus pneus por até 235

  • #10
    Usuário Avatar de penido
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    O meu Jeep é 73, todo original, motor 6cc bf 161, caixa 3 marchas, e relacao 44/9.
    axo ele mto froxo principalmente em subidas.
    depois que coloquei os pneus 265/75/16 intao..nem se fala..
    porem em asfalto, ele se desenvolve mto, chegando ate 110km/h..
    meu mecanico disse que ele é assim pela relacao do diferencial, e disse que uma caixa 4marchas cairia igual uma luva.
    sera que se eu colocar uma 4 marchas ele vai ficar melhor pra subir!?!?
    ficará mais economico? e irá se deslanchar mais no asfalto das estradas?
    Guilherme Penido - Jeep Wrangler Jk 2013 - Willys 1947
    Ex -Troller 2012/2010 Pajero 3.5 V6, Troller T4 09, Suzuki Vitara 97, Willys 73

  • #11
    Se você está se referindo à caixa de 4 marchas original do jeep...
    Então você conseguiria sim um melhor desempenho principalmente nas subidas, pois a 1a marcha dessa caixa é bem mais curta, e se casaria melhor com o 44/9. Você também não perderia a sua velocidade frinal porque a 4a marcha tem a mesma relação da caixa de 3 marchas. Mas eu já li aqui no nosso fórum que essa caixa de 4 marchas seria menos resistente do que a de 3 marchas. Bem... acredito que esse seja realmente um problema para os caras que fazem trilhas muito exigentes. Se teu uso do Jeep é mais contido a caixa de 4 marchas pode ser uma boa - por tudo o que já aprendi aqui no fórum.

    Abraços a todos...

    Citação Postado originalmente por penido Ver Post
    O meu Jeep é 73, todo original, motor 6cc bf 161, caixa 3 marchas, e relacao 44/9.
    axo ele mto froxo principalmente em subidas.
    depois que coloquei os pneus 265/75/16 intao..nem se fala..
    porem em asfalto, ele se desenvolve mto, chegando ate 110km/h..
    meu mecanico disse que ele é assim pela relacao do diferencial, e disse que uma caixa 4marchas cairia igual uma luva.
    sera que se eu colocar uma 4 marchas ele vai ficar melhor pra subir!?!?
    ficará mais economico? e irá se deslanchar mais no asfalto das estradas?

  • #12
    Usuário Avatar de William_NATAL
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    21/07/2005
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    Ola Pessoal

    Quando vc trocou os pneus por maiores, automaticamente vc mudou a sua relação, alongando ou aumentando a mesma, a solução seria: pneus menores ou substituir a 9/44 por 8/43.
    Mas antes de partir para isto ande um tempo com o jipe que voce vai se acostumar com o novo comportamento, a 9/44 é uma otima relação para quase tudo, 8/43 é otima para trilhas mas muito reduzida no uso diario.
    A substituição da cx de marchas de 3m por uma de 04 m não alteraria muita coisa por que vc ficaria com uma marcha a mais , apenas na faixa intermediaria (entre a 2 e a 3) sendo que a 1 e a ultima permaneceriam iguais.

    William

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