x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 25

Hybrid View

Usuário Avatar de Fcarpinelli
    Entrada
    05/01/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Motor BF161 - encharcando as velas

Amigos.

Estou avaliando a compra de um segundo Jeep que me pareceu uma boa oportunidade e gostaria de uma opnião a respeito do que posso fazer para resolver uma problema que virá com ele :

1) Modelo CJ5 ano 63
    2) Cambio 3 marchas, reduzida, tração nas 4 rodas, freio a disco tudo funcionando perfeitamente.
    3) Chassis sem trincas e nem remendos
    4) carreceria de lata sem podres, apenas com a pintura queimada pelo tempo.
    5) Docs´ok até 2009 sem problemas de multas e etc.
    6) Motor BF161 6cc é onde o problema existe :

Quando o carro é forçado demais 2 das 6 velas encharcam de oleo fazendo o motor perder portência.

Coloquei um tucho nessas velas e o problema demora bastante para acontecer mas não dá coragem para pegar uma estrada e rodar por longos KM´s.

Se que uma das causas desse problema pode ser os aneis ai a troca é "simples" mas pode ser que tenha algo mais grave como o pistão quebrado ou algo pior ai necessitará de uma retífica só que uma vez aberto o motor não vale a pena remontar caso não seja só os aneis :

Perguntas
    1 : Existe alguma forma de identificar o problema sem abrir o motor ? Eu acho que não dá, mas um mecanico curioso que conheço disse que tem jeito mas tenho o receio de deixar o carro lá e ele ficar meses parado depois desmontar.
    2 : Vale a pena fazer retifica nesse motor ?
    3 : É mais interessante trocar o motor por um de opala por exemplo ou consertar esse mesmo ?
    4 : Em trocando o motor, alguém sabe me passar uma base de preço para a compra do motor 4cc e mais a instalação (adaptação no Jeep) ? Só peço uma ideia de preço pois se eu for realmente compra-lo quero baixar o preço do Jeep.
    5 : Alguém pode me indicar uma oficina confiável para fazer esse trabalho ?

Abraços

Usuário Avatar de diego4x4
    Entrada
    08/09/2008
    Local
    Passo Fundo/

bf161

eu também estou com o mesmo problema, ai eu levei o meu cj no mecanico ai ele colocou 3 pula macacos, ficou muito bom alinhado e da para forçar mas não por muito tempo, breve terei que abrir acho que apenas terei que trocar os anéis, se presisar trocar mais coisas vou para outro motor.

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    1- Sim. é só seguir o roteiro de teste de motor. Manual de manutenção do jeep. seção de downloads. Não deve ser pistão senão o motor não funcionaria. Se os aneis estão gastos ou quebrados, vc tira motor e faz alargmento de camisa + pistão novo + aneis e pronto. Não necessita mexer em tudo. A menos que ao demsontar o virabrequim esteja com pronblema de desgaste.

2- depende da extensão da retifica, mas em gerla, sim.

3- existem prós e contras.... mais contras.

4- isso eu não sei.

5- idem.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Em algumas oficinas existe um aparelhinho maléfico que tem uma pequena camara na ponta. Da para passar ele pelo furo da vela e olhar o estado do cilindro, ver se esta espelhado ou muito arranhado, por ai se tem uma ideia dos aneis.
    Creio que não se resume a troca de aneis....acredito num desgaste mais uniforme. Se voce abre o motor, acenta as valvulas, troca aneis e faz um brunimento nas camisas e a tendencia e dar uma rebaixada no cabeçote para adequar a taxa de compresão a nossa gasolina atual, a parte de cima do motor (agora nova) acaba matando a parte de baixo (virabrequim)
    Eu retificaria o motor sem sombra de duvida....na pior das hipoteses comprava um BF usado. Quem pode te dar ideia de preço é o Elmer.....pena que é longe, senão mandava o motor para la...

Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Agradecimentos: 2
    Rapaz, tire o escorpião do bolso! Gaste um pouco com o seu motor e retifique-o... Vc não vai se arrepender, vc morre de velho e não ve o fim dessa belezinha. E vai ficar com um p*** motor no Jeep.

Usuário Avatar de diego4x4
    Entrada
    08/09/2008
    Local
    Passo Fundo/
    eu acredito que não vale a pena faser a retifica, pois tenho um amigo jipeiro aqui q gastou mais de 3 mil para faser a retifica do motor bf161 pois hoje em dia e dificil achar pessas para ele, e ele também não rende muito principalmente para min que uso pneus 33 tork o motor sofre é primeirinha e pé no bucho.
    ele é um motor bem forte mas não gira nada so berra e não anda.

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Edgar,

o equipamento se chama Boroscópio.

Mas tem o teste de vazamento e o de compressão de cilindros que pode identificar o problema.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem