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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Fcarpinelli
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    Motor BF161 - encharcando as velas




    Amigos.

    Estou avaliando a compra de um segundo Jeep que me pareceu uma boa oportunidade e gostaria de uma opnião a respeito do que posso fazer para resolver uma problema que virá com ele :

    1) Modelo CJ5 ano 63
    2) Cambio 3 marchas, reduzida, tração nas 4 rodas, freio a disco tudo funcionando perfeitamente.
    3) Chassis sem trincas e nem remendos
    4) carreceria de lata sem podres, apenas com a pintura queimada pelo tempo.
    5) Docs´ok até 2009 sem problemas de multas e etc.
    6) Motor BF161 6cc é onde o problema existe :

    Quando o carro é forçado demais 2 das 6 velas encharcam de oleo fazendo o motor perder portência.

    Coloquei um tucho nessas velas e o problema demora bastante para acontecer mas não dá coragem para pegar uma estrada e rodar por longos KM´s.

    Se que uma das causas desse problema pode ser os aneis ai a troca é "simples" mas pode ser que tenha algo mais grave como o pistão quebrado ou algo pior ai necessitará de uma retífica só que uma vez aberto o motor não vale a pena remontar caso não seja só os aneis :

    Perguntas
    1 : Existe alguma forma de identificar o problema sem abrir o motor ? Eu acho que não dá, mas um mecanico curioso que conheço disse que tem jeito mas tenho o receio de deixar o carro lá e ele ficar meses parado depois desmontar.
    2 : Vale a pena fazer retifica nesse motor ?
    3 : É mais interessante trocar o motor por um de opala por exemplo ou consertar esse mesmo ?
    4 : Em trocando o motor, alguém sabe me passar uma base de preço para a compra do motor 4cc e mais a instalação (adaptação no Jeep) ? Só peço uma ideia de preço pois se eu for realmente compra-lo quero baixar o preço do Jeep.
    5 : Alguém pode me indicar uma oficina confiável para fazer esse trabalho ?

    Abraços

  • #2
    Usuário Avatar de diego4x4
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    bf161

    eu também estou com o mesmo problema, ai eu levei o meu cj no mecanico ai ele colocou 3 pula macacos, ficou muito bom alinhado e da para forçar mas não por muito tempo, breve terei que abrir acho que apenas terei que trocar os anéis, se presisar trocar mais coisas vou para outro motor.

  • #3
    Usuário Avatar de leopoldo
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    1- Sim. é só seguir o roteiro de teste de motor. Manual de manutenção do jeep. seção de downloads. Não deve ser pistão senão o motor não funcionaria. Se os aneis estão gastos ou quebrados, vc tira motor e faz alargmento de camisa + pistão novo + aneis e pronto. Não necessita mexer em tudo. A menos que ao demsontar o virabrequim esteja com pronblema de desgaste.


    2- depende da extensão da retifica, mas em gerla, sim.

    3- existem prós e contras.... mais contras.

    4- isso eu não sei.

    5- idem.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #4
    Usuário Avatar de edgar
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    Em algumas oficinas existe um aparelhinho maléfico que tem uma pequena camara na ponta. Da para passar ele pelo furo da vela e olhar o estado do cilindro, ver se esta espelhado ou muito arranhado, por ai se tem uma ideia dos aneis.
    Creio que não se resume a troca de aneis....acredito num desgaste mais uniforme. Se voce abre o motor, acenta as valvulas, troca aneis e faz um brunimento nas camisas e a tendencia e dar uma rebaixada no cabeçote para adequar a taxa de compresão a nossa gasolina atual, a parte de cima do motor (agora nova) acaba matando a parte de baixo (virabrequim)
    Eu retificaria o motor sem sombra de duvida....na pior das hipoteses comprava um BF usado. Quem pode te dar ideia de preço é o Elmer.....pena que é longe, senão mandava o motor para la...

  • #5
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    Rapaz, tire o escorpião do bolso! Gaste um pouco com o seu motor e retifique-o... Vc não vai se arrepender, vc morre de velho e não ve o fim dessa belezinha. E vai ficar com um p*** motor no Jeep.

  • #6
    Usuário Avatar de diego4x4
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    eu acredito que não vale a pena faser a retifica, pois tenho um amigo jipeiro aqui q gastou mais de 3 mil para faser a retifica do motor bf161 pois hoje em dia e dificil achar pessas para ele, e ele também não rende muito principalmente para min que uso pneus 33 tork o motor sofre é primeirinha e pé no bucho.
    ele é um motor bem forte mas não gira nada so berra e não anda.

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Edgar,

    o equipamento se chama Boroscópio.

    Mas tem o teste de vazamento e o de compressão de cilindros que pode identificar o problema.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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