x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25
    Usuário Avatar de Fcarpinelli
    Entrada
    05/01/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Motor BF161 - encharcando as velas

Amigos.

Estou avaliando a compra de um segundo Jeep que me pareceu uma boa oportunidade e gostaria de uma opnião a respeito do que posso fazer para resolver uma problema que virá com ele :

1) Modelo CJ5 ano 63
    2) Cambio 3 marchas, reduzida, tração nas 4 rodas, freio a disco tudo funcionando perfeitamente.
    3) Chassis sem trincas e nem remendos
    4) carreceria de lata sem podres, apenas com a pintura queimada pelo tempo.
    5) Docs´ok até 2009 sem problemas de multas e etc.
    6) Motor BF161 6cc é onde o problema existe :

Quando o carro é forçado demais 2 das 6 velas encharcam de oleo fazendo o motor perder portência.

Coloquei um tucho nessas velas e o problema demora bastante para acontecer mas não dá coragem para pegar uma estrada e rodar por longos KM´s.

Se que uma das causas desse problema pode ser os aneis ai a troca é "simples" mas pode ser que tenha algo mais grave como o pistão quebrado ou algo pior ai necessitará de uma retífica só que uma vez aberto o motor não vale a pena remontar caso não seja só os aneis :

Perguntas
    1 : Existe alguma forma de identificar o problema sem abrir o motor ? Eu acho que não dá, mas um mecanico curioso que conheço disse que tem jeito mas tenho o receio de deixar o carro lá e ele ficar meses parado depois desmontar.
    2 : Vale a pena fazer retifica nesse motor ?
    3 : É mais interessante trocar o motor por um de opala por exemplo ou consertar esse mesmo ?
    4 : Em trocando o motor, alguém sabe me passar uma base de preço para a compra do motor 4cc e mais a instalação (adaptação no Jeep) ? Só peço uma ideia de preço pois se eu for realmente compra-lo quero baixar o preço do Jeep.
    5 : Alguém pode me indicar uma oficina confiável para fazer esse trabalho ?

Abraços

Usuário Avatar de diego4x4
    Entrada
    08/09/2008
    Local
    Passo Fundo/

bf161

eu também estou com o mesmo problema, ai eu levei o meu cj no mecanico ai ele colocou 3 pula macacos, ficou muito bom alinhado e da para forçar mas não por muito tempo, breve terei que abrir acho que apenas terei que trocar os anéis, se presisar trocar mais coisas vou para outro motor.

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    1- Sim. é só seguir o roteiro de teste de motor. Manual de manutenção do jeep. seção de downloads. Não deve ser pistão senão o motor não funcionaria. Se os aneis estão gastos ou quebrados, vc tira motor e faz alargmento de camisa + pistão novo + aneis e pronto. Não necessita mexer em tudo. A menos que ao demsontar o virabrequim esteja com pronblema de desgaste.

2- depende da extensão da retifica, mas em gerla, sim.

3- existem prós e contras.... mais contras.

4- isso eu não sei.

5- idem.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Em algumas oficinas existe um aparelhinho maléfico que tem uma pequena camara na ponta. Da para passar ele pelo furo da vela e olhar o estado do cilindro, ver se esta espelhado ou muito arranhado, por ai se tem uma ideia dos aneis.
    Creio que não se resume a troca de aneis....acredito num desgaste mais uniforme. Se voce abre o motor, acenta as valvulas, troca aneis e faz um brunimento nas camisas e a tendencia e dar uma rebaixada no cabeçote para adequar a taxa de compresão a nossa gasolina atual, a parte de cima do motor (agora nova) acaba matando a parte de baixo (virabrequim)
    Eu retificaria o motor sem sombra de duvida....na pior das hipoteses comprava um BF usado. Quem pode te dar ideia de preço é o Elmer.....pena que é longe, senão mandava o motor para la...

Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Agradecimentos: 2
    Rapaz, tire o escorpião do bolso! Gaste um pouco com o seu motor e retifique-o... Vc não vai se arrepender, vc morre de velho e não ve o fim dessa belezinha. E vai ficar com um p*** motor no Jeep.

Usuário Avatar de diego4x4
    Entrada
    08/09/2008
    Local
    Passo Fundo/
    eu acredito que não vale a pena faser a retifica, pois tenho um amigo jipeiro aqui q gastou mais de 3 mil para faser a retifica do motor bf161 pois hoje em dia e dificil achar pessas para ele, e ele também não rende muito principalmente para min que uso pneus 33 tork o motor sofre é primeirinha e pé no bucho.
    ele é um motor bem forte mas não gira nada so berra e não anda.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Edgar,

o equipamento se chama Boroscópio.

Mas tem o teste de vazamento e o de compressão de cilindros que pode identificar o problema.

Depois das palavras dos colegas e do Ilustre Professor Leopoldo, vou dar meu pitaco:

Esta semana passei pelo mesmo problema... o motor BF que estava no Jeep estava passando oleo e encharcando as velas, e ainda de quebra estava faltando o recipiente do filtro de óleo (antigo proprietário tirou o mesmo e ligou direto no motor).

Primeiramente pensei em desmontar o motor e colocar tudo novo... fiz as contas e me deparrei com a realidade de não valer pois o custo é alto!

Então decidi trocar o motor por um de opala, achei um Ferro Velho que deve ter uns vinte motores de 4cc e tres 6cc. Os motores de 4cc tem garantia de 03 meses + nota fiscal e baixa no detran. Nem pensei duas vezes comprei e ainda acabei levando a caixa do chevete pois a caixa original estava travada!

Gastei 1.800,00 latinhas o motor (alccol) veio com um carburador solex duplo praticamente zero + alternador + embreagem completa e ignição eletronica.

E o velho motor BF consegui vender por R$ 800,00 latinhas, então na minha opnião acho que você deve despachar esse motor e pegar um 4cc ou 6cc adaptação não é muito caro mas também não espere nada de graça um mecanico bom é dificil de achar e quando se acha o passe é valorizado!

Sucesso nas Decisões

Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Agradecimentos: 2
    Putz hoje nao to convencendo ninguem hein... Eu prefiro a retífica. Mas quem sou eu né, ja me chutaram de outro topico agora a pouco só por eu dizer o que eu penso rsssssss

Usuário Avatar de Marcelo Cunha
    Entrada
    18/08/2008
    Local
    Porto Alegre/São Francisco de Paula/RS
    Concordo com o Edgar e jamais pensaria em retífica sem troca das bombas de óleo e de água. Se for fazer faça bem feito para não transformar o investimento em prejuízo.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Citação Postado originalmente por Marcelo Cunha Ver Post
    jamais pensaria em retífica sem troca das bombas de óleo e de água ... .
    Eu não entendí a sua justiifcativa, um vez que as bombas são acessórios que podem ser avaliados independentemente e sem obrigar um serviço ao outro.

Se fosse assim, ao trocar a bomba(qualquer) vc necessitaria retificar o motor.

Não estou aqui para falar o que é certo ou errado, mas eu retifiquei o meu BF 161 todinho, ficou caro?? ficou, gastei uns 4.000,00, peças foram muito facil achar novas desde pistão, aneis, valvulas, bomba dágua, bomba de oleo, bomba de gasolina, só o vira que retifiquei. Acho que tudo depende do que você quer do Jeep, o meu é para passeio, o motor ficou muito forte, não vou colocar em trilhas pesadas, pois é deiversão sabado e domingo, e semana toda no mecanico..
    Só para explicaro porque não comprei outro motor, fui comprar um Jeep com motor da silverado, além de ficar tudo espremido no cofre, as alavancas de 4x4 e reduzida ficavam embaixo do banco do carona (embaixo mesmo) o cambio de 5 m a alavanca ficava bempara traz e calor que vinha do moto na minha perna, era insuportavel, tem gente que já reclama do calor do BF, imagina um pedaço do motor do seu lado...rs
    Enão é por isso que eu falo tudo vai depender do que você quer o Jeep, acho que ou é original ou sempre vai ser adaptação (umas boas outras ruins, mas adaptação)

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem