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Convex Datacenter
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  • #1
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    Reduz e Tração escapando - Mecânico bom Porto Alegre




    Como já falei no título do assunto estou com um problema no meu Jeep. Relatando:
    Lá vou eu, subindo uma baita ladeira, quando, sem esperar a reduzida pula para o neutro. Aí, com a caixa neutra, freio nele.
    Mesma coisa a tração. Ou quem sabe é eu que não estou fazendo algo certo. Pois como meu motor é forte e o diferencial tem relação curta, geralmente não preciso reduzir. Mas o 4x4, esse não da para abrir mão. E aí, no meio do barro, só sinto aquela baixada atrás e não da outra. Escapou a tração.
    Andei falando com o mecânico que estava frequentando e, como pra ele tudo tem que ser novo, ja veio dizendo, sem antes mesmo olhar que eu iria gastar mais uns 600conto pois tinha que trocar tudo.
    Quem sabe seja só uma questaão de ajeitar, afinal o motor é diesel adaptado.

    Estou com o Jeep em Porto Alegre agora. Estou procurando por um mecânico que se preste a abrir a caixa e realmente verificar o que se sucede. Ficaria grato se alguém me desse uma dica ou me apontasse seu mecânico, alguém com experiência em tração de CJ.

    CJ5 - Verdão
    Perkins 4203 - Diesel

  • #2
    Camarada,
    Quanto a oficina não poderei dizer, moro em Natal/RN , quanto ao seu problema tive o mesmo.Foi resolvido rápido e barato: picotou-se as engrenagens e ficou show de bola. Não salta nunca. Pelo menos durante um bom tempo.
    Boa sorte, Carvalho

  • #3
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    Picotar?

    Citação Postado originalmente por jmcc
    Picotou-se as engrenagens?
    Sabe? Dei essa idéia para o mecânico, ele ficou horrorizado. Disse que esse tipo de peças quando estraga tem que trocar por "nova"(como pra tudo). E acrescentou, você que tem jeep tem que estar preparado. Verdade é. Ter um Jeep, e sustentar um filho. Mas uma recalchutada aqui e ali, não seria o fim do mundo.

    Quem fez o serviço para você. O de picotar as engrenagens. O próprio mecânico, um torneiro, ou quem?

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
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    BUrrices

    Citação Postado originalmente por jmcc
    .......Foi resolvido rápido e barato: picotou-se as engrenagens e ficou show de bola.......
    Picotou....sei lá o que ele quiz dizer e ficou um LIXO, no mínimo.

    Engrenagens e eixos de cambio, entre outras peças, são tratados termicamente e/ou cementados, para poderem ter uma superfície externa + dura e resistente e aumentar a vida em fadiga, ou seja, para não trincar e fraturar.

    Quando um mexaniCU faz isso, remove ou detona esse acabamento superficial da peça e ela se torna inútil.

    Pode até funcionar mas está com toda sua resistencia e durabilidade comprometida.....tapou-se o sol com a peneira e não atacou-se a causa do problema. Porque não encher de superbonder então, em vez de óleo?

    É a maldita mania de mexerem sem saber porque há o problema.

    Na reduzida, se a marcha escapa, ou as alavancas estão encostando no furo da carroceria, ou a carroceria está meio solta e encosta nas alavancas , ou os coxins do cambio e reduzida estão quebrados, ou as molas e esferas que estão instalados no chifre estão detonados.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #5
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    Re: BUrrices

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Na reduzida, se a marcha escapa, ou as alavancas estão encostando no furo da carroceria, ou a carroceria está meio solta e encosta nas alavancas , ou os coxins do cambio e reduzida estão quebrados, ou as molas e esferas que estão instalados no chifre estão detonados.
    Complementando os ditos do Leopoldo, tu não trocou os calços de carroceria? Se trocou, colocou maiores que os originais? Pergunto pois com calços maiores, as alavancas pegam na lata, por isso escapam. Tem que cortar um pedaço no furo do assoalho pra alavanca não bater na lata.

    [ ]´s
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

    "Hold my beer and watch this"

  • #6

    faltou uma coisa

    Faltou uma coisa. No meu a alavanca da reduzida escapava porque a engrenagem "louca" estava gasta. Dá uma olhada no tópico que coloquei na época.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...136&highlight=

  • #7
    Citação Postado originalmente por Mauro Darezzo Ver Post
    Faltou uma coisa. No meu a alavanca da reduzida escapava porque a engrenagem "louca" estava gasta. Dá uma olhada no tópico que coloquei na época.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...136&highlight=
    Alguem pode reativar este topico para eu enterder um pouco mais sobre o assunto ???

    grato

  • #8
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Re: faltou uma coisa

    Citação Postado originalmente por Mauro Darezzo
    No meu a alavanca da reduzida escapava porque a engrenagem "louca" estava gasta.
    É isso mesmo meu xará! No cj3A do meu pai era exatamente por isso que estava escapando! Nada de carroceria batendo na alavanca! :P

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #9
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    transferencia escapando

    Unforgiven,

    Faça a pesquisa de pane (trouble-shooting) normal para este caso:

    Começe sempre pelo mais fácil que neste caso é:

    1- remova os 2 bujões laterais no chifre da reduzida,

    - puxe as molas e as esferas.

    - coloque novas (originais)

    percorra trechos conhecidos onde você sabe que escapa.

    continua escapando? ?

    -não - resolvido.

    -sim - próximo item do manual do jeep:

    2- Desgaste nos rolamentos cônicos:

    Troque os rolamentos e monte usando a pré-carga correta.

    esses rolamentos podem ser trocados sem remover a reduzida. dá trabalho mas é possível. O segredo é a pre-carga.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #10
    Usuário Avatar de André-4WD
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post

    1- remova os 2 bujões laterais no chifre da reduzida,

    - puxe as molas e as esferas.

    - coloque novas (originais)
    Mestre Leopoldo:
    To com o mesmo problema.. reduzida escapando para neutro quando forçada.
    Essas molas e esferas sao o que alguns chamam de "feijãozinhos"???
    É de facil acesso os bujoes?


    Unforgiven,
    Qual era o problema no final das contas??
    Em qual mecanico tem levado sua viatura aqui em POA?
    abraços
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #11
    Usuário Avatar de fpandur
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    No meu caso, além das esferas gastas também as sedes onde ficam as esferas de trava também se gastaram, no eixo de acionamento das alavancas e engrenagens.
    Tive que mandar encher o eixo na parte das sedes e fazer novas. Ficou muito bom, as alavancas estão firmes e nunca mais escapou.

    O acesso com a reduzida no local é meio chatinho, principalmente porque a cabeça do parafuso que fecha o local da mola e esfera tem uma altura muito baixa, então é complicado de uma chave assentar ali. Tirar a esfera com a reduzida no local ás vezes também dá trabalho, pois não dá pra virar ela de lado pra esfera cair ... rs, rs, rs. Mas com paciência em geral se consegue sim. Isso se o problema fôr somente nas esferas ....
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário Avatar de Dic3
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    Tambem aposto nas esferas. Um teste rapido pode ser: tirar a mola, dar mais pressao nela, recoloca-la e fazer um teste com o Jeep. Se o problema pelo menos amenizar ja se sabe que é somente e conjunto esferas mola e sedes.

    No caso do meu CJ bastou mais pressao na mola para o que problema nunca mais aparecesse.
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

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