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Convex Datacenter
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  • #13



    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Leocasagrande, boa noite:

    não é bem assim:

    Quanto maior seu calor específico, mais lentamente ocorrerá as trocas de calor. Por outro lado, quanto menor o calor específico de uma substância, com mais facilidade ela perderá ou receberá calor.

    http://br.geocities.com/galileon/2/t...uant_calor.htm



    Se isso não serve, aqui tem alguma coisa sobre essa discussão:

    http://www.cloverleaf-auto.com/Tech/radtech.html

    http://www.usradiator.com/testing.htm

    http://www.copper.org/applications/a...x_history.html

    http://nprradiator.com/about-all-alu...radiators.html

    http://www.caparadiator.com/aluminumvscopper.html

    Ok eu estava realmente equivocado, obrigado pela ajuda.

  • #14

    Radiadores

    Srs.,

    Sem dúvida alguma, os radiadores de cobre tem uma capacidade de troca de calor maior que os de alumínio (comparando 2 radiadores de dimensões idênticas, só trocando o material). Além disso, qualquer reparo é mais simples. Exemplo disso? Todos devem lembrar dos "Passat Iraque". Foi um lote de carros exportados para o Iraque pela Wolkswagen e que, além de pequenas modificações estéticas, tinha radiador de cobre, na tentativa de compensar as temperaturas ambientes bem mais altas de lá. A única desvantagem do radiador de cobre é o preço, que acaba limitando seu uso em grande escala pelas montadoras, que acabam colocando um radiador de alumínio um pouco maior que o equivalente de cobre, mas mesmo assim com um custo menor.
    Quanto a válvula termostática, ela é muito importante pois permite que o motor trabalhe numa temperatura mais constante e, se for retirada e o "by-pass" (passagem que existe entre o cabeçote e a bomba d'agua sem passar pelo radiador) não for fechado, o motor vai trabalhar numa temperatura incorreta, normalmente mais quente!!!!! Isso porque quando a termostática "abre" a passagem para o radiador ela fecha o by-pass, impedindo que água quente retorne a bomba sem passar pelo radiador. E, na prática, a válvula termostática trabalha "modulando" a temperatura, ou seja, quando a temperatura ambiente está muito baixa, ela acaba ficando parcialmente aberta, permitindo a passagem de água tanto pelo radiador como pelo by-pass, mantendo uma temperatura mais constante no motor.
    Em face disso tudo, colocar um radiador mais eficiente ou maior não causa nenhum grande problema, pois a termostática vai manter a temperatura do motor e, quando a coisa "apertar", dificilmente vamos ter uma "chaleira" fervendo....

    []'s

  • #15
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    Leoni, depende do onde esse bypass está localizado. No V8, como fica no pé da termo, então nem faz diferença.

    O caso a ser avaliado é já está comentado num daqueles sites que eu citei é a corrosão, principalmetne em cabeçotes de Al, se o radiador não for de Al.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #16
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    A função da "TERMOVÁLVULA" no AP pela sua localização, nada tem a ver com controle de temperatura do motor em condições de tráfego, isso é função do radiador e eletroventilador, ela funciona apenas como auxílio ao aquecimento rápido quando o mesmo está totalmente frío para econô.de combustível.Uma vez aquecido ela permanece totalmente aberta, pois com o motor em funcionamenton nem no Polo Norte ele fica com menos de 50º na saída do cabeçote.
    Para não fugir ao tema do tópico, o radiador de cobre é melhor, é só usar e comprovar!

  • #17
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    Desconcidere o que falei acima quanto a posição da TV no AP , pois no AP a termovalvula fica em baixo na carcaça da Bomba, e não em cima na saida. Mas a função é a mesma.

  • #18
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    e quem falou em condições de tráfego ?

    termovalve é para aquecimento rápido e homogêneo do bloco. Só isso.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #19
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    Correto Leopoldo , eu não me referia ao que vc falou, e sim ao Leoni,é que não fiz referência, foi mal!. Quando ele falou que TV ficava controlando,ou sêja abrindo e fechando com o motor já aquecido, veículo em mov. isso não acontece, pelo menos no AP não. Mas tudo já foi dito sôbre isso.

  • #20
    Peraí!!!! Eu não falei que ela fica "abrindo e fechando" e não citei o motor AP.... Eu falei que a válvula pode ficar parcialmente aberta, e isso é realidade. Afinal, o que iria acotecer com o motor, por exemplo, se voce estiver andando numa estrada com temperaturas próximas de 0 graus centígrados????? A água que sai do radiador vai estar numa temperatura bem baixa e se a termostática está aberta, como fica a teperatura do motor???? Alguem agora pode até falar "ah, ela fica abrindo e fechando então..." mas isso seria um desastre para o motor, e seria fácil de notar no indicador de temperatura do veículo...
    Vamos rever alguns conceitos, Srs, e se tiverem chance de ver um desenho com especificações de uma termostática, verão que existe uma temperatura para início de abertura, uma temperatura para ela estar totalmente aberta e temperaturas intermediárias, com indicação de quantos mm de deslocamento para determinada temperatura

    E fiquem "frios", que independente de como funcionam, elas funcionam.

    []'s

  • #21
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    Smile fazendo radiadores de Alumínio

    interessante a fabricaçaõ em alumínio, inclusive o fato de soldar a liga com maquinas tig de precisão... eu tenho uma lachmann tig pra esse serviço... ela aguenta o tranco legal!

  • #22
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    Citação Postado originalmente por ale1978ale Ver Post
    interessante a fabricaçaõ em alumínio, inclusive o fato de soldar a liga com maquinas tig de precisão... eu tenho uma lachmann tig pra esse serviço... ela aguenta o tranco legal!

    vedação perfeita!

  • #23
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    Não esqueçam da manutenção!
    Radiador de cobre qualquer um arruma, radiador de alumínio 99% do pessoal não mete a mão!

  • #24
    Usuário Avatar de Ismael Reghin Filho
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    Lenha na fogueira!!!
    Pois eu to pensando em colocar um radiador de alumínio na minha Band, só por belezura, hahaha...
    Ismael /Band Mafiosa OM314-S,LDA,K-16,Intercooler,Escape 3",CD,DH,Faróis Hella,Scorro 7,5",Dunlop GT
    AT3 265x70x16, Rabicho "G",Parachoque USA.

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