Sem dúvida alguma, os radiadores de cobre tem uma capacidade de troca de calor maior que os de alumínio (comparando 2 radiadores de dimensões idênticas, só trocando o material). Além disso, qualquer reparo é mais simples. Exemplo disso? Todos devem lembrar dos "Passat Iraque". Foi um lote de carros exportados para o Iraque pela Wolkswagen e que, além de pequenas modificações estéticas, tinha radiador de cobre, na tentativa de compensar as temperaturas ambientes bem mais altas de lá. A única desvantagem do radiador de cobre é o preço, que acaba limitando seu uso em grande escala pelas montadoras, que acabam colocando um radiador de alumínio um pouco maior que o equivalente de cobre, mas mesmo assim com um custo menor.
Quanto a válvula termostática, ela é muito importante pois permite que o motor trabalhe numa temperatura mais constante e, se for retirada e o "by-pass" (passagem que existe entre o cabeçote e a bomba d'agua sem passar pelo radiador) não for fechado, o motor vai trabalhar numa temperatura incorreta, normalmente mais quente!!!!! Isso porque quando a termostática "abre" a passagem para o radiador ela fecha o by-pass, impedindo que água quente retorne a bomba sem passar pelo radiador. E, na prática, a válvula termostática trabalha "modulando" a temperatura, ou seja, quando a temperatura ambiente está muito baixa, ela acaba ficando parcialmente aberta, permitindo a passagem de água tanto pelo radiador como pelo by-pass, mantendo uma temperatura mais constante no motor.
Em face disso tudo, colocar um radiador mais eficiente ou maior não causa nenhum grande problema, pois a termostática vai manter a temperatura do motor e, quando a coisa "apertar", dificilmente vamos ter uma "chaleira" fervendo....
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