No meu caso, a válvula tem abertura inicial a 76,5ºc e abertura total com 82ºc.
Há veículos com válvulas abrindo em 88ºc e abertura total em 95ºc, e por aí vai.
A válvula trabalha constantemente independente da temperatura ambiente, ela trabalha em função da temperatura da água DENTRO do bloco X temperatura da água vinda do radiador. A função não é manter mais quente, nem menos quente, é manter SEMPRE a temperatura padrão.
Nesse ponto, o que influi de fato na qualidade da refrigeração do motor é a LITRAGEM x RADIADOR x CAPACIDADE DE EMPUXO DA HÉLICE.
Resumindo:
Não adianta ter um puta radiador de cobre, se a hélice não gera CFM suficiente;
Não adianta ter grande litragem de água se o radiador não tem capacidade de troca suficiente;
Não adianta ter uma hélice que parece um "furação Katrina" se tiver pouca água circulando e radiador insuficiente pro motor!
O ideal é um bom radiador de alumínio ou cobre ( não precisa ser gigantesco ), que tenha boa litragem ( não precisa ser uma caixa d'água tb ) e uma hélice que tenha boa capacidade de empuxo ( não precisa ser um tufão tb ), atentando SEMPRE pro tamanho do motor em questão.
E sempre, se possível, usem a válvula termostática. Já vi nego ter que abrir o mesmo motor 3x pra trocar segmento que desgastou cedo demais por causa da falta da válvula termostática E POR TER COLOCADO UM PUTA RADIADOR com reservatório do tamanho duma piscina, achando que manter o motor frio era ótimo negócio.
Deixou de gastar R$ 80 reais numa válvula pra gastar mais de R$ 1500 trocando segmento e pagando mão-de-obra...
Desculpem se escrevi demais!