x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 39
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Agradecimentos: 4

O problema dos radiadores de cobre é o PREÇO e a tendência a ele reagir com determinados tipos de fluídos de radiador. E acaba cavitando da mesma forma que um radiador de alumínio, porém com maior facilidade até...

Eu uso radiador de alumínio, mas usaria de cobre tb se pudesse. Desde que eu soubesse de antemão qual aditivo utilizar que não "ataque" o cobre...
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Sobre válvulas termostáticas, ao contrário do que comentaram, ela trabalha CONFORME a temperatura do motor, ela tem um ponto de abertura e outro de abertura total. Normalmente a abertura total da válvula se dá entre 3ºc a 5ºc graus acima da temperatura especificada.

No meu caso, a válvula tem abertura inicial a 76,5ºc e abertura total com 82ºc.

Há veículos com válvulas abrindo em 88ºc e abertura total em 95ºc, e por aí vai.

A válvula trabalha constantemente independente da temperatura ambiente, ela trabalha em função da temperatura da água DENTRO do bloco X temperatura da água vinda do radiador. A função não é manter mais quente, nem menos quente, é manter SEMPRE a temperatura padrão.

Nesse ponto, o que influi de fato na qualidade da refrigeração do motor é a LITRAGEM x RADIADOR x CAPACIDADE DE EMPUXO DA HÉLICE.

Resumindo:

Não adianta ter um puta radiador de cobre, se a hélice não gera CFM suficiente;

Não adianta ter grande litragem de água se o radiador não tem capacidade de troca suficiente;

Não adianta ter uma hélice que parece um "furação Katrina" se tiver pouca água circulando e radiador insuficiente pro motor!

O ideal é um bom radiador de alumínio ou cobre ( não precisa ser gigantesco ), que tenha boa litragem ( não precisa ser uma caixa d'água tb ) e uma hélice que tenha boa capacidade de empuxo ( não precisa ser um tufão tb ), atentando SEMPRE pro tamanho do motor em questão.

E sempre, se possível, usem a válvula termostática. Já vi nego ter que abrir o mesmo motor 3x pra trocar segmento que desgastou cedo demais por causa da falta da válvula termostática E POR TER COLOCADO UM PUTA RADIADOR com reservatório do tamanho duma piscina, achando que manter o motor frio era ótimo negócio.

Deixou de gastar R$ 80 reais numa válvula pra gastar mais de R$ 1500 trocando segmento e pagando mão-de-obra...

Desculpem se escrevi demais!

Thumbs up

Olá Pessoal,

Realmente esse é um puta dilema , eu estou nessa situação, to usando o motor AP 2.0 e o meu radiador atual é do jipe porém ele ta pior que tábua de pirulito... só furo , então o pessoal ta aconselhando fazer um radiador personalizado, com as mesmas dimensões do original só que selado, porém é ultra caro fazer um desses média +- R$ 800,00

Comentei a idéia de usar o radiador da pampa ou do chevette, o pessoal disse que tem algumas desvantagens, do espaço entre aletas da colméia que é facil preencher com barro.. ai ja viu para onde vai a refrigeração.

Eu já decidi, vou colocar o personalizado, mas vou ter que guardar uma grana pra fazer e vou utilizar 2 ventuías...

Flw
    Mariel - São Paulo / Botucatu - SP
    Willys - 59 - Falcon 3.6 - 3 M | Troller 3.0 - 2010 | Ex - Bola de Fogo 58 - AP 2.0 + 5 M Clarkett

Usuário Avatar de diego4x4
    Entrada
    08/09/2008
    Local
    Passo Fundo/
    Agradecimentos: 0
    Mariel uma dica verifique bem se as caixas do seu radiador, a parte inferior e superior, estão ruins tb ou se é apenas a colméia que esta toda furada, se for apenas a colméia daria para utilizar as mesmas caixas do seu radiador e o preço sairia bem mais em conta. Vc comentou sobre "radiador selado"? Como asim ?

É Sapo bomba realmente é caro o radiador de cobre mas quanto ao fluído se vc tem problemas com ele é só não usar, o fluído não faz tamanha diferença e as vezes pode ser ruim em dois casos, pode ser forte de mais e furar o radiador ou pode ser mto fraco não ajudando em nada, aqui na loja a gente vende o da Radnaq T-5 concentrado nunca tive problemas, e logo que começamos a vende-lo aqui eu coloquei 2 litros dele no meu jeep, radiador de cobre original e no que se percebe não teve diferença alguma.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Ismael Reghin Filho
    Entrada
    25/08/2010
    Local
    Londrina/PR
    Pessoal, brinquei mais acima, só pra descontrair um pouco, mas acho interessante a colocação de um radiador de alumínio, porque além das vantagens que ele tem, dá uma estética melhor na vtr.
    Eu, realmente, to pensando em colocar um de alumínio na minha band.
    Quero ver se consigo colocar um radiador, com um frontal maior do que o original e que seja mais fino.
    Assim, ganho espaço para o intercooler e o radiador do ar condicionado.
    Não entendo de jeep, mas se também faltar espaço para essas coisas que citei, pode ser uma solução.
    4X4 Brasil
    Ismael /Band Mafiosa OM314-S,LDA,K-16,Intercooler,Escape 3",CD,DH,Faróis Hella,Scorro 7,5",Dunlop GT
    AT3 265x70x16, Rabicho "G",Parachoque USA.

Usuário
    Entrada
    11/04/2003
    Os engenheiros passam anos projetando um motor e os acessórios dele. Se usa motor AP 2.0, use radiador do AP 2.0 Já usei motor AP 2.0 no CJ com o radiador original do santana sem ar condicionado, que é um pouco menor, isso já há anos. Aqui o pessoal antes questionava, pois achava que era melhor o radiador grande para manter tudo frio.. ILUDIDOS, hoje todo mundo que usa motor AP no CJ usa o radiador original do AP, de aluminio mesmo. Hoje estou com motor VW 1.9 Tdi, alterando programação de protência, etc... uso o mesmo radiador de AP 2.0. Todo o sistema de refrigeração utiliza cerca de 4 litros de agua e nunca tive problemas de super aquecimento, exeto quando estava com a ventolinha com defeito, por sorte o motor entra em Safemode quando acontece isso e ele desliga antes de estragar.

Muita água demora a aquecero motor, o que não ébom, pois o AP trabalha com a temperatura ideal na faixa dos 90 graus, também não adianta colocar um cebolão para disparar a ventolinha com 85 graus, a correta e a do motor original, a que dispara com 92 graus. Motor aquecido o carro anda melhor, consome menos, durabilidade maior, etc.. Ele foi projetado para isso.
    Quanto mais água, mas demora aaquecer, certo..etambém demora mais a esfriar...
    Apesar de ter tudo no meu carro adaptado, depois de 17 anos andando 90% do tempo em um CJ, com todo tipo de mecânica que possam imaginar, agora que estou chegando a uma forma mais ajustada dele e acredito que a melhor forma de ter confiabilidade no carro e redução de custos é usar peças originais do conjunto adaptado da forma que foi projetado fazendo apenas ajustes, se necessário.

João Luis Nóbrega
    CJ5 77 VW 1.9 Tdi PD power
    João Pessoa PB

Usuário Avatar de 4X4GARAGE
    Entrada
    08/08/2008
    Local
    Sao Paulo/SP
    Agradecimento: 1
    bom dia a todos,gostaria de expressar meu comentario sobre os radiadores em questão,concordo com muitas coisas comentadas aki.
    digo que tanto o de aluminio como o de cobre são otimos,porem;temos que lembrar que cada veiculo é montado com as particularidades dos donos,onde uns andam na areia,outros em trilhas de lama,outros em pedra e a maioria nem anda.
    dai se de aluminio fosse tão bom pra tudo caminhão saia com ele e nao com o de cobre.
    imaginaram como a industria automobilistica iria economizar?e a troller?sera que nao pensou nisso?
    quando os trollers eram gasolina viviam fervendo nas trilhas daki,enquanto a jipaiada veia nada.

Usuário
    Entrada
    11/04/2003
    Concordo que tanto os de aluminio como os de cobre funcionam, e cada um tem suas particularidades. A questão maior e o projeto em sí, principalmente do motor.

Já vi muita gente falar que um maior com muita água é melhor, mas como falei, depende muito do motor que usa.

Sempre usei e uso o CJ para uso e trilhas de todos os tipos, a vantagem do aluminio é que troca calor mais rapidamente tornando-se bem eficientes e mais baratos, tanto que a industri usa praticamente só o aluminio hoje em dia.

No meu ponto de vista, um radiador de AP para usarcom motor AP é o mais indicado em função de ser especifico do motor, tanto que atualmente mesmo o pessoal que corre indoor, rallye, usa o original do santana sem ar cond. aquece rápido e resfria rápido, mas tem que ter um bom eletro-ventiladore ou usar 2 se achar melhor. O meu comprei um conjunto que vieram 2 um do lado do outro, uma beleza, mas entrei com ele ligado na agua e acabou que um deles queimou, agora estou so com 1 e funcionando normalmente. O bom de 2 é que em caso de problema em um, não fica sem terminar a trilha.
    Se pensa também em refrigeração melhorada, pode usar um radiador de óleo que também cai bem. Uso um pois estou remapeando o módulo e ele deve ganhar ainda mais CV's e o trocador de calor original é bom para o motor sem programaçào, ficando o radiador externo de oleo com melhor eficiencia sem deixar o motor cair a temperatura demais.

João Luis

Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Criciúma/SC
    João

Da uma lida no tópico todo que essa sua informação ta equivocada.. Quem troca calor mais rapido é o cobre ...

[ ]´s
    Rodrigo Hoffman Arnoni
    Vitara 3D 93 " Pinto Pequeno "
    CJ5 Fênix " Renascendo das próprias cinzas " - In Memoriam

Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Cobre troca de calor mais rapidamente que o alumínio, MAS custa bem mais caro seu processo de fabricação ( no caso de um radiador ).

Alumínio é eficiente em troca de calor e custa bem menos que o cobre.

Alguns motores não precisam de tanta eficiência na troca de calor, enquanto outros requerem troca mais eficiente, e ainda assim sai mais em conta construir um radiador maior e com mais aletas em alumínio do que fazer o mesmo com um de cobre.

Usuário Avatar de 4X4GARAGE
    Entrada
    08/08/2008
    Local
    Sao Paulo/SP

radiadores

Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Cobre troca de calor mais rapidamente que o alumínio, MAS custa bem mais caro seu processo de fabricação ( no caso de um radiador ).

Alumínio é eficiente em troca de calor e custa bem menos que o cobre.

Alguns motores não precisam de tanta eficiência na troca de calor, enquanto outros requerem troca mais eficiente, e ainda assim sai mais em conta construir um radiador maior e com mais aletas em alumínio do que fazer o mesmo com um de cobre.
    bom dia,acho que existe um pequeno equivoco.
    a nissan frontier usa radiador de aluminio o troller de cobreo chassis de onibus da vw de cobre gigante e todos eles usam o msm motor,então nao é o motor que diz o tamanho do radiador e sim o veiculo a ser utilizado.
    bom é agora?

abraços a todos

Usuário Avatar de diego4x4
    Entrada
    08/09/2008
    Local
    Passo Fundo/
    Citação Postado originalmente por 4X4GARAGE Ver Post
    bom dia a todos,gostaria de expressar meu digo que tanto o de aluminio como o de cobre são otimos,porem;temos que lembrar que cada veiculo é montado com as particularidades dos donos,onde uns andam na areia,outros em trilhas de lama,outros em pedra e a maioria nem anda.
    dai se de aluminio fosse tão bom pra tudo caminhão saia com ele e nao com o de cobre.
    imaginaram como a industria automobilistica iria economizar?e a troller?sera que nao pensou nisso?
    iii vc ta meio atrasado os caminhões mais novos agora vem tudo com radiador de aluminio
    è exatamente o que diz tem que ver o que cada um faz, se anda na areia no barro, ou na rua.
    E pro pessoal ae que ainda tem duvida, sim o cobre troca de calor muito mais rapido seu calor especifico é de 0,092cal/g ºc, ou seja para que cada grama do material varie 1 ºc ele nessecita receber 0,092cal então em quanto motor fornecer calor ele esquenta rapidinho, resumindo ele esquenta mas rapido e esfria mais rapido, mas isso acaba sendo pior do que o aluminio em locais que deve se manter em temperatura mais baixa possivel, pois o aluminio presisa de 0,22cal para que cada grama varie 1ºc muito mais do que o aluminio, resumindo ele demora mais para esquentar, e demora mais para esfriar, se alguem tiver duvida, faça uma comparação do aluminio com a água que é conhecida pelos fisicos como um isolante térmico onde o calor especifico dela é 1cal/g ºc, maior do que do aluminio e muito maior do que do cobre, ou seja a água demora muito para aquecer e muito para esfriar, só falta diserem que a água esquenta mais rapido que o cobre agora, uma questão pra pensarem que caiu na minha ultima prova de física:
    Voce tem duas panelas uma de cobre e uma de aluminio, qual delas ira aquecer mais rapido o alimento? E qual delas irá manter o alimento mais tempo aquecido?
    e ta loko né pessoal isso é fisica do 2º grau.
    qualquer duvida me fale que eu pergundo pra minha professora de física.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem