Ok eu estava realmente equivocado, obrigado pela ajuda.
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Srs.,
Sem dúvida alguma, os radiadores de cobre tem uma capacidade de troca de calor maior que os de alumínio (comparando 2 radiadores de dimensões idênticas, só trocando o material). Além disso, qualquer reparo é mais simples. Exemplo disso? Todos devem lembrar dos "Passat Iraque". Foi um lote de carros exportados para o Iraque pela Wolkswagen e que, além de pequenas modificações estéticas, tinha radiador de cobre, na tentativa de compensar as temperaturas ambientes bem mais altas de lá. A única desvantagem do radiador de cobre é o preço, que acaba limitando seu uso em grande escala pelas montadoras, que acabam colocando um radiador de alumínio um pouco maior que o equivalente de cobre, mas mesmo assim com um custo menor.
Quanto a válvula termostática, ela é muito importante pois permite que o motor trabalhe numa temperatura mais constante e, se for retirada e o "by-pass" (passagem que existe entre o cabeçote e a bomba d'agua sem passar pelo radiador) não for fechado, o motor vai trabalhar numa temperatura incorreta, normalmente mais quente!!!!! Isso porque quando a termostática "abre" a passagem para o radiador ela fecha o by-pass, impedindo que água quente retorne a bomba sem passar pelo radiador. E, na prática, a válvula termostática trabalha "modulando" a temperatura, ou seja, quando a temperatura ambiente está muito baixa, ela acaba ficando parcialmente aberta, permitindo a passagem de água tanto pelo radiador como pelo by-pass, mantendo uma temperatura mais constante no motor.
Em face disso tudo, colocar um radiador mais eficiente ou maior não causa nenhum grande problema, pois a termostática vai manter a temperatura do motor e, quando a coisa "apertar", dificilmente vamos ter uma "chaleira" fervendo....
[]'s
Leoni, depende do onde esse bypass está localizado. No V8, como fica no pé da termo, então nem faz diferença.
O caso a ser avaliado é já está comentado num daqueles sites que eu citei é a corrosão, principalmetne em cabeçotes de Al, se o radiador não for de Al.
A função da "TERMOVÁLVULA" no AP pela sua localização, nada tem a ver com controle de temperatura do motor em condições de tráfego, isso é função do radiador e eletroventilador, ela funciona apenas como auxílio ao aquecimento rápido quando o mesmo está totalmente frío para econô.de combustível.Uma vez aquecido ela permanece totalmente aberta, pois com o motor em funcionamenton nem no Polo Norte ele fica com menos de 50º na saída do cabeçote.:pipoca:
Para não fugir ao tema do tópico, o radiador de cobre é melhor, é só usar e comprovar! :palmas:
Desconcidere o que falei acima quanto a posição da TV no AP , pois no AP a termovalvula fica em baixo na carcaça da Bomba, e não em cima na saida. Mas a função é a mesma.
e quem falou em condições de tráfego ?
termovalve é para aquecimento rápido e homogêneo do bloco. Só isso.
Correto Leopoldo :mrgreen:, eu não me referia ao que vc falou, e sim ao Leoni,é que não fiz referência, foi mal!. :putz: Quando ele falou que TV ficava controlando,ou sêja abrindo e fechando com o motor já aquecido, veículo em mov. isso não acontece, pelo menos no AP não. Mas tudo já foi dito sôbre isso. :concordo:
Peraí!!!! Eu não falei que ela fica "abrindo e fechando" e não citei o motor AP.... Eu falei que a válvula pode ficar parcialmente aberta, e isso é realidade. Afinal, o que iria acotecer com o motor, por exemplo, se voce estiver andando numa estrada com temperaturas próximas de 0 graus centígrados????? A água que sai do radiador vai estar numa temperatura bem baixa e se a termostática está aberta, como fica a teperatura do motor???? Alguem agora pode até falar "ah, ela fica abrindo e fechando então..." mas isso seria um desastre para o motor, e seria fácil de notar no indicador de temperatura do veículo...
Vamos rever alguns conceitos, Srs, e se tiverem chance de ver um desenho com especificações de uma termostática, verão que existe uma temperatura para início de abertura, uma temperatura para ela estar totalmente aberta e temperaturas intermediárias, com indicação de quantos mm de deslocamento para determinada temperatura
E fiquem "frios", que independente de como funcionam, elas funcionam.
[]'s
interessante a fabricaçaõ em alumínio, inclusive o fato de soldar a liga com maquinas tig de precisão... eu tenho uma lachmann tig pra esse serviço... ela aguenta o tranco legal!
Não esqueçam da manutenção!
Radiador de cobre qualquer um arruma, radiador de alumínio 99% do pessoal não mete a mão!
Lenha na fogueira!!!
Pois eu to pensando em colocar um radiador de alumínio na minha Band, só por belezura, hahaha...