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  • #1
    Usuário Avatar de Sidnei
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    Hélice do radiador com 6 pás




    Pessoal,

    Alguem já experimentou trocar a hélice original (4 pás) do radiador do motor bf161 por uma hélice de 6 pás em alumínio? Melhorou o resfriamento (temperatura) do motor ou apesar de ter duas pás a mais náo muda nada??
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -helice.jpg  
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    Sidnei
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  • #2
    Usuário Avatar de Zepi
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    Da última vez que procurei essa hélice estava 200 reais...mas entes era 70!


    Abs

  • #3
    Usuário Avatar de Sidnei
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    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Da última vez que procurei essa hélice estava 200 reais...mas entes era 70!


    Abs
    Zepi,

    Este é o preço atual sim.... peguei no site da DDA.
    Sidnei
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  • #4
    Citação Postado originalmente por Sidnei Ver Post
    Pessoal,

    Alguem já experimentou trocar a hélice original (4 pás) do radiador do motor bf161 por uma hélice de 6 pás em alumínio? Melhorou o resfriamento (temperatura) do motor ou apesar de ter duas pás a mais náo muda nada??
    Sidnei... de forma um tanto simplista, eu diria que a tendência seria a de melhorar 50% o fluxo de ar para o radiador. E como o aluminio é mais leve do que o material originalmente usado, apesar da área maior de hélice o esforço sobre o motor não deveria aumentar. Mas posso estar falando uma grande besteira pois, foi o que de imediato me veio à cabeça...

    Abraços a todos...

  • #5
    Usuário Avatar de Sidnei
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    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Sidnei... de forma um tanto simplista, eu diria que a tendência seria a de melhorar 50% o fluxo de ar para o radiador. E como o aluminio é mais leve do que o material originalmente usado, apesar da área maior de hélice o esforço sobre o motor não deveria aumentar. Mas posso estar falando uma grande besteira pois, foi o que de imediato me veio à cabeça...

    Abraços a todos...

    Eu também acho que é mais ou menos por ai... acredito que essa hélice deve puxar uma quantidade maior de ar, mas será que ajuda a deixar a temperatura mais estável, ou estarei trocando 6 por meia dúzia...
    Sidnei
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  • #6
    Sidnei,
    eu acredito que melhore, sim.
    Afinal de contas, se puxar mais ar, deve refrigerar melhor.
    Eu não sabia dessa possibilidade e acabei instalando uma ventoinha elétrica - acho que da L200, sei lá. Vou testar hoje, quando meu CJ sai de uma internação de 2 meses na Clínica PRAIASECACUSTOM4X4 de Saquarema. Instalei a elétrica mais porque queria tirar a mecânica e aliviar uns 2 ou 3 cavalinhos do motor, mas o meu assessor para assuntos aleatórios de mecânica 4x4 acabou me convencendo a deixar as duas ventoinhas. Talvez ainda tire... vamos ver.

    Estou ansioso para saber o resultado do teu experimento com essa hélice de 6 pas. Acho que você está trocando 4 por meia dúzia !!!

    Boa sorte.

    Abracos a todos...

    Citação Postado originalmente por Sidnei Ver Post
    Eu também acho que é mais ou menos por ai... acredito que essa hélice deve puxar uma quantidade maior de ar, mas será que ajuda a deixar a temperatura mais estável, ou estarei trocando 6 por meia dúzia...

  • #7
    Usuário Avatar de Sidnei
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    Julinot,

    Voce é de Saquarema??
    Cara, eu passei esse último final de ano aí em Saquarema e adorei a região, as praias e a cidade tranquila.... Tem boas trilhas por ai??
    Sidnei
    Troller 2011 BF MUD 33" - ZHME12000lbs
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  • #8
    Amigo Sidnei...
    sou do Rio de Janeiro mas tenho casa em Saquarema há 7 anos e venho aqui - onde estou agora, todos os finais de semana para fugir da loucura da cidade grande. Em junho de 2007 comprei um Jeep Willys e trouxe para cá. Por favor... visite o tópico OFF-ROAD EM SAQUAREMA e veja que estou juntando gente aqui para criarmos um clube, o: SAQUAREMA OFF-ROAD. As trilhas da região são ótimas, e temos em nosso grupo gente muito qualificada, inclusive com experiência de Paris-Dakar. Sinta-se convidado a aparecer por aqui para um bom papo e uma boa brincadeira.
    Aqui tem areia, tem lama, tem erosão, e tem mosquito pra c... mas não tem dengue !

    Também tenho grande interesse em iatismo "leve"... apareça no tópico indicado.

    Um abraço a todos...

    Citação Postado originalmente por Sidnei Ver Post
    Julinot,

    Voce é de Saquarema??
    Cara, eu passei esse último final de ano aí em Saquarema e adorei a região, as praias e a cidade tranquila.... Tem boas trilhas por ai??
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de inaciocm
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    Revivendo o tópico...
    Seguinte: meu OHC, desde que foi comprado, utiliza uma hélice de 5 pás, sendo que em uma delas falta um pedaço. Sempre funcionou beleza...
    Aproveitei que estou fazendo o motor e comprei uma da Patral, tbm de 5 pás, mas de qualidade muito inferior a original quebrada que eu usava... É mole, furos muito largos... Enfim...
    Encontrei em um desmanche aqui na minha cidade uma F100 OHC, que estava com uma hélice de metal, feita em duas peças, totalizando 4 pás bem largas, sendo que os parafusos que fixam a mesma na polia prendem as duas partes da hélice.
    Minha duvida é a seguinte: essa hélice de 4 pás pode ser instalada no Jeep? Pergunto pois o radiador do jeep é pequeno perto do radiador da F100... Mas a hélice de 4 pás possui as pás maiores...
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

  • #10
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    Olá amigo ,

    Coloca a opala , é de plástico e com 5 pás, no meu OHC tá essa .

    Vai a dica, até mais.

  • #11
    Usuário Avatar de calhiandro
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    Citação Postado originalmente por Paulo Leit Ver Post
    Olá amigo ,

    Coloca a opala , é de plástico e com 5 pás, no meu OHC tá essa .

    Vai a dica, até mais.
    A grande vantagem dessa polia do opala é que quando entra na água ela é mole, não quebra.

    No meu antigo jeep ohc 1983 eu coloquei uma hélice do motor mwm, as aletas são duras quando entrei numa lama boa, quebrou todas as aletas e ainda furou o radiador, outro jeep com motor de opala 6cc entrou na mesma lama, incrível como não aconteceu nada.
    CJ5-1976- Bob Esponja

  • #12
    Usuário Avatar de inaciocm
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    A hélice de 4 pás que comprei foi essa...
    -img_20140906_111957.jpg

    ...fui no meca e vi um maverick 4 cilindros OHC utilizando esta hélice de 4 pás tbm...

    Essas de plástico e estas com rebites... não sei não...
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

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