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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Edison - Mp3
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    Junta cabeçote do BF queimou - como testar o bloco




    Salve pessoal
    A junta do meu BF-161 queimou entre o cilindro 4 e 5
    Quando começou a escapar compressão pelo carbura, parei a nave.
    Vou mandar o cabeçote pra retifica, mas, como posso eu "um simples mortal", verificar se é preciso também mandar o bloco. Existe algum teste a fazer?
    Abr

    Edison - MP3
    Troller TGV, 2014, MUD 37, susp trab 4", Bloq 75%/75%, Kindão.
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  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro Edison - Mp3!

    Para saber sobre o bloco do motor, as retíficas tem uma régua de metal para verificar empenamentos.

    Quando levar o cabeçote, converse com o pessoal, peça para eles olharem para vc.

    Particularmente, acho que não terá problema com o bloco, mais com o cabeçote, é um pouco mais comum.

    Mande verificar as sedes de válvulas do cabeçote também, vale a pena.

    Caso precise, tenho 3 cabeçotes aqui, sendo um completo.

    Sobre a junta, coloque junta SABO, outras marcas não agüentam.

    Abraços.

    Kim.
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário Avatar de Edison - Mp3
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    Boa noite Kim
    Valeu pela pronta resposta, já fiquei mais tranquilo com a noticia que deve ser só o cabeçote, vou leval em uma retifia aqui em Poa na segunda cedo. Ainda queria levar o Skoll para o litoral na virada de ano.
    Nesta trilha é que ocorreu o fato, mas ele se comportou bem e não maltratei a viatura, voltou de carona os 250 km até a capital.
    Grande abraço
    Edison - MP3
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -atolado2.jpg  
    Troller TGV, 2014, MUD 37, susp trab 4", Bloq 75%/75%, Kindão.
    PU3MKT

  • #4
    Usuário Avatar de Kim
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    Tive um CJ 5 que queimou a junta a 40 km de casa, vim rodando! (não tinha outra opção)

    Não aconteceu nada com o cabeçote (mandei verificar), só coloquei a junta nova, peguei a chave de torque, e fiz o serviço.

    Retirei de manhã, e atarde estava passeando com o valente.

    Só não esqueça, tem que ser sabó!

    Boa sorte na sua empreitada!

    Abraços.

    Kim.

  • #5
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Esses blocos/cabeçotes de FoFo não costumar detonar de vez.

    Se vc estiver com sorte, será só a troca de junta; porém, o que necessita ser verificado é o motivo da "queima" .... se foi por um simples acaso, se foi por superaquecimento ou se foi defeito de montagem anterior.

    Isso para vc não montar uma nova junta e voltar no guincho daqui 1 mês.

    Se existe algum teste a fazer no local? SIM

    Existem duas inspeções que vc pode fazer ao remover o cabeçote: uma inspeção visual na junta, no cabeçote e no bloco e uma por partículas magnéticas no cabeçote e no bloco.

    A visual (com lupa) pode esclarecer se a junta tinha defeito ou tem algo não desejável no cabeçote ou no bloco, tipo ranhura, queimado, rachado, corroído, juntamente aonde tem a passagem que não deveria.

    A por partículas, com um Yoke, vai determinar se tem uma microfissura que se expande ao aquecer, e complementa a visual.

    O problema é que vc precisa saber o que procurar e ter os equipamentos para tal.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #6
    Usuário Avatar de Edison - Mp3
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    Leopoldo
    Ao retirar a tampa encontrei exatamente no orifácio da água entre os dois cilindros, um arame com +/- 5mm de diametro de ferrugem. Acho que este foi o bandido. Nem aqueceu. Só iniciou o barulho.
    Grato pela dica. Na segunda quero montar a viatura pra aproveitar a folga de ano novo já q não tenho férias. Tenho comércio em Shopping Center, ai já viu né....
    Abr

    Edison - MP3
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  • #7
    Usuário
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    Cabeçote

    Vamos ativar esse tópico que tem a ver com meu caso.

    O meu CJ queima junta direto. Meu mecânico na época trocou umas 4 em menos de 3 meses. Pode ser que passou do ponto na retífica quando fiz o motor?, foi depois da retifica que começou o pesadelo.

    Procurei cada vez a melhor junta, mas, como já tem 4 anos que cansei de mexer (fiz o motor completo e ficou na garagem), não sei se uma das juntas foi a SABO.

    Estou com a idéia de retomar (na realidade, a pressão da patroa é forte para meu CJ-5 ir embora como lata velha se não roda), é questão de dignidade... , aliás, meus filhos torcem por eu conseguir voltar a dar vida ao brinquedo.

    A última junta nem chegou a estourar, mas nem rodei um dia com ele por um problema elétrico que me fez para até instalar encendido eletrônico.

    Como pretendo retomar, gostaria de saber o torque, e se esse motor precisa de re-torquear após uns 1000km. Ainda que não rodou, pretendo verificar o torque... existe alguma técnica especial (apertar mais e soltar para dar o valor, por exemplo)?.

    Alguma dica antes de rodar o motor, ou e só virar a chave?

    Abs.

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
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    A junta queima principalmente se tem empenamento ou má instalação (tipo bater o cabeçte na junta, ou arrastar um cabeçote em cima da junta) ou superaquecimento.

    Sem saber a causa, e isso deve ser determinado por investigação minuciosa, não vai ter fim.

    Na 1 queimada já era caso de superinvestigação....

  • #9
    Usuário Avatar de Edison - Mp3
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    Grengo
    Segue a risca as dicas do Mestre Leopoldo. Fiz exatamente o que ele postou e rodo até hoje sem problemas no Skoll. A minha primeira troca de junta durou exatos 30 minutos. falta de precisão ao torquear os parafusos e principalmente, parafusos velhos. Troquei todos os parafusos, chamei um macanico com torquimetro de verdade, apertou tudo na sequencia que está no manual de mecanica do BF, após uns 200 km torquimetro nele de novo pra conferir e foi só alegria. Tenho certeza que com os parafusos velhos ia dar problemas de novo. Pergunto: já trocaste os parafusos?
    No meu caso adiantou.
    Abrs
    Edison - MP3

  • #10
    Usuário Avatar de Pedrão B.
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    All,
    Quando comprei meu CJ, por negligência, nem me preocupei em verificar o estado do radiador, só fiz uma limpeza caseira e mandei bala e nem do marcador de temperatura.
    Passados quase um ano, tive uma junta de cabeçote queimada
    Mandei o CJ para o mecanico, e o radiador para um especialista, e um marcador mecanico novo na mão.
    Agora ele trabalha bonito, sem superaquecer!
    E.T.: Uso válvula termostática de corcel na mangueira.
    []`s

  • #11
    Usuário Avatar de Edison - Mp3
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    Em tempo, me referi tambem ao Mestre Kim

  • #12

    Junta cobreada.

    Alguém já usou a junta cobreada? Pois a junta original do BF-161 por mais que vc tenha todo o cuidado, raramente dura muito tempo.

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