Aháaaaa chegou no ponto que eu queria... hehehe
Esse é o problema primordial de uma turbina seja ela pequena ou grande (grande, claro que sentirá isso menos proque ela demora mais pra pressurizar).
O motivo de eu escolher o supercharger foram os seguintes
1- queria torque em baixa
2- queria poder ir até fim de giro (proximo a isso) sem precisar aliviar o pé pra não explodir turbina
3- ter torque GRADUAL (ao contrário da turbina que libera 100% da potencia dela de torque na faixa de giro que ela é dimensionada e desestabiliza o carro, principalemnte se tração trazeira)
4- manutenção de uma turbina me irrita as eternas regulagens e retificas
5- barulho chato de TCHIIII que nunca gostei
6- poder usar o escape dimensionado que eu quiser com o coletor que eu quiser.
Dai já se tem idéia o porque criei o meu supercharger, com o ele vc tem torque em baixa e ele surge gradualmente com o giro do motor, diferentemente da turbina que despeja toda a potencia duma vez (o que claro no 4x4 num faz tanta diferença a não ser a patinada absurda e parecer um caranguejo de lado na lama) mas no momento que vc está 4x2 terá problemas da traseira DANÇAR.
No caso o supercharger tem limite de pressão e ele se desenvolve junto com o motor até o fim de giro sem correr o risco de explodir tudo no final (não que eu queira esguelar 7mil direto pelo contrário).
Dai em vista disso tudo claro temos desvantagens do supercharger:
1- usa correia poli-V que precisa ser bem adaptada se não ela pode patinar e perder potência!
2- barulho que uns gostam e outros detestam de correia do supercharger (eu acho muito legal)
3- se comparado a uma turbina do mesmo tamanho, sempre teremos menos potencia que na turbina, não que isso seja ruim ou prejudicial, mas depende do dimensionamento do projeto
4- é verdade que o Supercharger quase não se tme manutenção alguma, salvo correia e se quebrar algo... SE quebrar claro... pode ser que saia caro pois depende do Supercharger que vc possui não tem peças no mercado nacional.
5- não server, (ou não é tão bom) em provas de arrancada se comapraod com uma turbina, simples... digamos que uma turbina em 3 mil giros despeja 100% da potencia dela de uma só vez (ou quase 100% alçançando sua totalidade nos proximos 500 a 800 giros depois de entrar em fase de pressurização), numa arrancada é o essencial o carro sai "pulando" na frente onde você não necessita absolutamente quase nada de controle já que seria uma linha reta e o supercharger como é gradual você não teria esse pulo de potência instantânea o que vai claro te deixar pra trás até chegar no "deslanche" de final...
Enfim achoq eu consegui exemplificar bem o que fazem os dois, não existem melhor ou pior, como disse o Elmer tudo depende da aplicação, se vc quer fazer trilha ir devagar curtindo e não indoor, melor seria um supercharger
caso queira ler mais sobre esse tipo de prepartação tme umt exto muito bom aqui:
http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/jeep.htm
minha receita de preparaçao do meu motor é muito semelhante, salvo que uso um bom escape dimensionado e injeção eletrônica com alcool o que me rende uns pocotós a mais e mais torque do que um 4.1 250S original... (mas tudo tem um custo... motor é gastão)