x
Convex Datacenter
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 66
    Usuário Avatar de PredadorRJ
    Entrada
    30/09/2005
    Local
    Petrópolis/RJ
    Agradecimentos: 0

Salve Edgar.
    Realmente esse tópico ficou muito bom, super útil pra quem tem o imortal, mas não indestrutível, CJ.

Abraço
    Ford Explorer 94 XLT 4X$
    Caveirão

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 5
    Obrigado a todos ! ficarei inchado por alguns dias !

Junior, ainda não acabei de montar todo o flutuante, ainda preciso comprar a balança de peixeiro para regular a pre-carga dos rolamentos , enquanto isto, penso seriamente em fazer furos conicos na flange do semi-eixo para poder utilizar arruelas conicas junto com os parafusos. Com isto, creio que deva ficar significativamente mais confiavel (sugestão do Elmer ha muito tempo atras).
    Pela experiencia que o Leopoldo comenta, e na minha interpretação, a minuscula folga dos furos da flange em relação ao diametro dos parafusos, causa um movimento que acaba estourando as roscas dos cubos. Estas arruelas conicas ja encontrei a venda por R$ 0,51 cada....fazer os furos conicos na flange do semi-eixo que é o atual problema. A pricipio teria que fazer com um alargador conico, a mão...furo a furo

Este sistema de arruelas conicas é muito usado em diversos caminhões e pelo que entendi nas bands

Com isto acredito que o sistema estaria pronto. Amanha vou dar uma pesquisada no site da enfer, me parece que vi alguma modificações no sistema de semi-eixos deles. O detalhe é que comprei os meus eixos ha 1 ano e meio. Estou a 2,5 anos com o jeep parado, pois sou eu o mecanico.

Fora esta possibilidade, para um uso realmente mais bruto, creio que a solução seria os semi da ensimec. Eles aparentemente se responsabilizam até um determinado tamanho de pneu. Nunca vi referencia à motorização.

Outra possibilidade (agora que desmontei e coneço a coisa por dentro) seria mandar fazer os semi eixos. O maior problema que vejo, seria encontrar uma oficina que faça a tempera de maneira realmente confiavel, mas nada impossivel.

abs a todos

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Caro Edgar!

Gostei do feixe de molas, macio e resistente ao mesmo tempo.

Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Agradecimentos: 4
    ok...edgar entendi,

Fora esta possibilidade, para um uso realmente mais bruto, creio que a solução seria os semi da ensimec. Eles aparentemente se responsabilizam até um determinado tamanho de pneu. Nunca vi referencia à motorização.

como é o sistema da ensimec?

4X4 Brasil Razão: correção
    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR

o similar da ensimec

Ola Junior, ai vai o que entendi do kit ensimec.

Foto1 (retirado do site da ensimec). Os dois semi eixos, um balde de parafusos, que seriam para parafusar a manga na ponta do eixo e os parafusos para fixar a flange do flutuante ao cubo.

Tambem aparecem dois discos de aluminio que são usados como espaçadores entre a manga e a ponta do eixo, servem para facilitar a vida, assim não precisa tornear aquele resalto da manga de eixo e ainda ganha como brinde um pequeno espaçador de roda que vai afastar o pneu um pouco do paralama traseiro.

Pessoalmente não gosto muito deste sistema com este espaçador de aluminio, não pelo aluminio em si, mas os parafusos utilizados ali são de 3/8" e creio que ficaram um bocado compridos. Mesmo utilizando uma classe de resistencia maior para estes parafusos, creio que são muito longos....dai para mim, fica um ponto falho, se um parafuso destes escoar (espichar) ou sofrer uma corrosão for tensão, os outros todos vão junto e ai volta o problema de perder a roda

No sistema que adotei, as medidas dos parafusos não são alteradas, o eixo não é espichado com este espaçador, dai creio que não altero o que ja estava funcionando.

Tambem aparecem no meio destes discos, os retentores que vão dentro do eixo com um suporte de aluminio. Não entendo por que fizeram assim....procurando um pouco se acha retentor que qualquer tamanho, mas como não sei extatamento o diametro do semi eixo deles no ponto onde o retentor encosta fica dificil dar uma opinião mais extata.

na foto 2 voce ve o encaixe entre a flange e o eixo em si, com o anel elastico, e a tampinha que protege o encaixe

A instalação é praticamente identica.
    Desmonta tudo, lava tudo, da uma pintadinha em tudo.
    Instala o retentor dentro do tubo do eixo
    coloca o espaçado de aluminio+a manga de eixo sem usinar+o prato de freio (este ultimo ja revisado).
    usa junta ou cola, conforme a ensimec indicar ou voce achar melhor
    aperta os parafusos que eles forneceram com o torque que eles devem indicar
    acaba de montar o sistema de freio
    encaixa o cubo com os rolamentos e regula a pré-carga coma famosa balança de peixeiro

e agora sim, fica um pouquinho diferente da enfer pois os semi da ensimec vem desmontado o semi-eixo separa da flange....mas aparentemente é bastante facil,

enfia o semi no tubo com muito cuidado para não estragar o retentor que ficou la dentro,
    encaixa a flange na ponta do semi-eixo, coloca um malefico anel trava ali e por fim parafusa uma tampinha com 3 parafusinhos alem (que o dia que voce quiser tirar vai ser um saco)

Por fim é só colocar a panela de freio e regular o freio

Ou seja...a instalação não muda quase nada....muda o preço e o ponto de vista em relação a usar um super ultra power aço com parafusos extra compridos na manga de eixo. Isto que se voce usa pneuzões, ainda deve ir um espaçador atras da roda, o que vai ajudar a esticar ainda mais os pobres parafusos.

Aparentemente não usam as arruelas conicas nos parafusos das flanges com o cubo. se isto interfere na durabilidade das roscas do cubo eu não sei. Creio que não devem dar garantia sobre estas roscas, afinal, não fazem parte do kit que foi fornecido.

abs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-ponta1.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-ponta2.jpg  

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Kim,

este feixe de molas é uma incognita. Desde que comprei o jeep é assim. Até hoje troquei as buchas dos jumelos e os jumelos em si.

São assim na dianteira tambem. Não faço ideia de que carro são. Quero ver no que vai dar quando colocar o kit gás.

O unico ruim é que no eixo dianteiro é um baita recolhedor de mato e pequenos galhos

Os batentes do feixezinho de baixo só encostam quando coloco 5 pessoas e com certeza quando passo em algum buraco

abs

Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Agradecimentos: 4

kit flutuante

Citação Postado originalmente por edgar Ver Post
    Ola Junior, ai vai o que entendi do kit ensimec.

Foto1 (retirado do site da ensimec). Os dois semi eixos, um balde de parafusos, que seriam para parafusar a manga na ponta do eixo e os parafusos para fixar a flange do flutuante ao cubo.

Tambem aparecem dois discos de aluminio que são usados como espaçadores entre a manga e a ponta do eixo, servem para facilitar a vida, assim não precisa tornear aquele resalto da manga de eixo e ainda ganha como brinde um pequeno espaçador de roda que vai afastar o pneu um pouco do paralama traseiro.

Pessoalmente não gosto muito deste sistema com este espaçador de aluminio, não pelo aluminio em si, mas os parafusos utilizados ali são de 3/8" e creio que ficaram um bocado compridos. Mesmo utilizando uma classe de resistencia maior para estes parafusos, creio que são muito longos....dai para mim, fica um ponto falho, se um parafuso destes escoar (espichar) ou sofrer uma corrosão for tensão, os outros todos vão junto e ai volta o problema de perder a roda

No sistema que adotei, as medidas dos parafusos não são alteradas, o eixo não é espichado com este espaçador, dai creio que não altero o que ja estava funcionando.

Tambem aparecem no meio destes discos, os retentores que vão dentro do eixo com um suporte de aluminio. Não entendo por que fizeram assim....procurando um pouco se acha retentor que qualquer tamanho, mas como não sei extatamento o diametro do semi eixo deles no ponto onde o retentor encosta fica dificil dar uma opinião mais extata.

na foto 2 voce ve o encaixe entre a flange e o eixo em si, com o anel elastico, e a tampinha que protege o encaixe

A instalação é praticamente identica.
    Desmonta tudo, lava tudo, da uma pintadinha em tudo.
    Instala o retentor dentro do tubo do eixo
    coloca o espaçado de aluminio+a manga de eixo sem usinar+o prato de freio (este ultimo ja revisado).
    usa junta ou cola, conforme a ensimec indicar ou voce achar melhor
    aperta os parafusos que eles forneceram com o torque que eles devem indicar
    acaba de montar o sistema de freio
    encaixa o cubo com os rolamentos e regula a pré-carga coma famosa balança de peixeiro

e agora sim, fica um pouquinho diferente da enfer pois os semi da ensimec vem desmontado o semi-eixo separa da flange....mas aparentemente é bastante facil,

enfia o semi no tubo com muito cuidado para não estragar o retentor que ficou la dentro,
    encaixa a flange na ponta do semi-eixo, coloca um malefico anel trava ali e por fim parafusa uma tampinha com 3 parafusinhos alem (que o dia que voce quiser tirar vai ser um saco)

Por fim é só colocar a panela de freio e regular o freio

Ou seja...a instalação não muda quase nada....muda o preço e o ponto de vista em relação a usar um super ultra power aço com parafusos extra compridos na manga de eixo. Isto que se voce usa pneuzões, ainda deve ir um espaçador atras da roda, o que vai ajudar a esticar ainda mais os pobres parafusos.

Aparentemente não usam as arruelas conicas nos parafusos das flanges com o cubo. se isto interfere na durabilidade das roscas do cubo eu não sei. Creio que não devem dar garantia sobre estas roscas, afinal, não fazem parte do kit que foi fornecido.

abs
    edgar, agora so mais um detalhe, quando vc terminar o serviço, posta aqui pra gente qual foi o custo desta mudança...so para matar a curiosidade e também pra matéria ficar completa.

Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

Usuário Avatar de Francisco Maciel
    Entrada
    04/12/2007
    Local
    Manaus/AM
    Agradecimentos: 2
    Sim Edgar... posta os valores detalhados do custo desta excelente alteração.

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR

custos para o sistema flutuante

Como as peças que tenho fui comprando atraves dos anos, os preços que tenho eram desatualizados. Assim fiz uma rapida cotação entre alguns fornecedores e ai vai o resultado (mas cuidado, com o dolar do jeito que esta, nenhum preço se mantem muito tempo)

Investimento no flutuante Enfer:

Semi-eixos (curto + longo) - R$ 594,20
    mangas de eixo (2pç) - R$ 270,00 (as duas)
    para mangas ja usinadas acrescentar mais R$30,00
    porca da manga marca enfer (4pç) - R$ 52,00 (as 4pçs)
    arruela da manga marca enfer (2pç) - R$ 26,00 (as 2 pçs)
    graxa (1kg) - R$ 17,60
    rolamento 18590/18520 (4pç) - R$ 75,00 marca Timken ou R$ 91,30 marca SKF
    retentor do cubo marca SAV (2pç) - R$ 5,00 cada
    retentor do eixo marca SAV (2pç) - R$ 6,00 cada

TOTAL DESTA PARTE= R$ 1311,80

parafuso 3/8"x1 1/4" UNF grau 8 (12pç) - R$
    arruela lisa (24pç) - R$
    arruela de pressão (24pç) - R$
    porca 3/8" UNF (12pç) - R$
    parafuso 3/8" x 2" UNC grau 5 ou 8 (12pç) - R$
    lata spray tinta preta - R$ 14,00
    cola/juntas - R$ ????

PREÇO DOS PARAFUSOS AINDA VOU VER

cubo dianteiro (2pç) - R$ 138,32 (cada um na donatti)
    prisioneiros do cubo (10pç) - R$ 2,43 (cada na donatti)

TOTAL DESTA PARTE R$ 300,94 + frete da donatti

Se comprar os cubos usados, normalmente ja vem com os prisoneiros
    mas é interessante verificar se todos estão com as roscas 100%

Ou seja com aproximadamente R$1620 + os parafusos da para montar o kit enfer completo. Sem mexer no freio. É bom levar em consideração a boa possibilidade de trocar as lonas e algum cilindro de roda. Mas ai o gasto é relativamente baixo.

Ja pelo que pesquisei rapidamente na net, o kit da ensimec, com semi-eixos, retentores do eixo e parafusos, sai por R$1450,00 Mas ai ainda precisa mangas, rolamentos, cubos, retentor dos cubos, prisioneiros dos cubos e porcas/arruelas das mangas

Usuário Avatar de GBarros
    Entrada
    10/11/2006
    Local
    Brasilia/DF

Thumbs up

Lendo este topico, adimirei muito a idéia do edgar em reduzir os custos da manutenção em seu jeep. Durante toda a reforma em meu jeep, que já se completa 2 anos, tive que meter a mão na massa em toda a reforma pra reduzir custos. Por fim, ainda falta a colocação dos eixos flutuantes no eixo traseiro, que pra mim é fundamental e questão de segurança. Bom, vamos a pergunta: Tenho dois semi-eixos traseiros que não uso aqui em casa. Será que um torneiro conseguiria fazer esses eixos para mim e que fizessem a mesma função que um da enfer ou da ensimec? abraço a todos!

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    GBarros, fiz uma rápida medição do semi-eixo longo (que estava a mão), mas a ideia serve tanto para um lado como para o outro.

O original chavetado tem 750mm e o novo da enfer tem 765mm. Ou seja falta 15 ou 20 mm no comprimento. Isto se a ideia fosse fazer um serviço muito porco de soldar a flange ali na ponta por cima da rosca do semi eixo.

Uma ideia para aproveitar o seu semi-eixo velho, seria cortar a ponta onde vai o rolamento e o encaixe da chaveta fora para aproveitar o lado que tem o fresado que encaixa no diferencial. Mas ai ele ia ficar com 600mm.

Dai teria duas possibilidades:

Umas seria pegar este pedaço que sobrou, soldar mais um pedaço de 170mm (de um eixo bichado de ferro velho) e soldar uma flange. Ficaria igual ao sistema da enfer. Cortar é relativamente facil. Fazer a flange, qualquer torneiro que tenha um divisor faz com perfeição. MAS, é um semi eixo com duas soldas.

Outra possibilidade seria cortar dois semi eixos (consegue varios com roscas ruins em ferro velho), tirando estas pontas onde vai o rolamento e ficando com dois pedaços que teriam a ponta com o fresado do diferencial. Mede com cuidado e solda. Ficaria com a mesma configuração da ensimec (duas pontas fresadas). Restaria fazer uma flange com os furos para a roda livre e um furo com um estriado igual ao do diferencial.

Pronto. Em ambos os casos voce teria um sistema flutuante domestico.

O serviço de solda teria que ser feito em cima de um torno para preservar o alinhamento.
    Tanto um sistema como o outro teriam uma flanges nas pontas, mas o sistema semelhante ao ensimec, ainda teria que mandar fazer o estriado e com certeza mandar temperar.

Veja que em ambos os casos, não são serviços baratos. O Elmer ja postou inumeras fotos de enxertos com solda entre semi-eixos de toyota e willys. E olha que ele costuma usar pneus cavalares. Pelo que me lembro ele não faz tratamento termico, só usa torno, mão de obra qualificada, solda de primeira e capricho.

Da para tentar, afinal, se o semi-eixo quebrar em alguma solda destas, se muito voce vai ficar sem tração traseira. Dificilmente vai ocorrer um acidente. Mas em meio a uma trilha ou mesmo em estrada, é sempre um susto e um contratempo.

Vai da tua ideia de jeep, para mim, se quebrar eu arrumo, é a parte do jeep que eu gosto.
    Vai de analisar os tres fatores basicos

tempo disponivel
    economia pretendida
    realização pessoal (esta não tem preço e normalmente é minha perdição)

Eu, hoje, faria em casa. Utilizando os dois semi-eixos que voce tem mais dois semi-eixos curtos que compraria num ferro-velho e faria a flange com estriado interno e mandaria temperar. Mas creio que vai sair mais caro !

Ha....acabei de pensar em mais uma possibilidade. Poderia trocar em algum local (colega, lojas, ferro-velho) os teus semi-eixos de jeep (teoricamente bons) pos semi eixos de rural. Ja ouvi dizer que são mais longos. Talvez de para cortar a ponta e soldar a flange direto sem solda intermediária. Ai sim ficaria mais simples e talvez mais barato.

Usuário Avatar de GBarros
    Entrada
    10/11/2006
    Local
    Brasilia/DF

Thumbs up

Valeu pela resposta Edgar, e me abriu bastante a cabeça pra realizar mais uma empreitada no jeep. Em relação as soldas, o torneiro que fez a flange do cambio pra mim é muito caprichoso e detalhista. ele faria muito bem essa solda. Agora é arranjar os outros semi-eixos para cortar e emendá-los. Como não faço trilhas, e este sistema é mais seguro que os originais do jeep, fico tranquilo se der algo errado, mas não vai dar não, pois fazer com calma e bem feito, é prioridade. Abração e obrigado pela dica!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem