Bom, ai vai um tópico que espero acabe sendo útil.
Posto aqui pois creio que deva ser util para outros veiculos que não jeeps
Criticas são muito bem vindas, afinal, só porque eu fiz assim não quer dizer que esta certo.
Tenho meu CJ5 ha muitos anos e desde que conheço o forum e as historias de acidentes com fratura de semi-eixo traseiro fiquei preocupado com uma possibilidade destas, afinal, normalmente trafego com 4 ou 5 passageiros fora os demais motoristas e pedestres.
Sempre usei pneus originais (600x16) e só recentemente havia trocado por 650x16. Mas com a reforma que comecei ha uns 2 anos atras resolvi ir para pneus 235x75x15. Nada muito grande, a inteção era somente ter uma area de contato maior com o asfalto, pois aqui em Curitiba que vai dirigir o jeep vai ser minha filha e normalmente na cidade.
Ja com as ideias clareadas pelo famoso tópico do Leopoldo "CUIDADO SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR", resolvi tomar uma atitude, afinal o pior e saber e não se prevenir.
Quanto às possibilidades manter o sistema original, comprando semi-eixos novos que a propria enfer fabrica ou mandar fazer um exame de particulas magneticas fluorescentes nos antigos, fiz meus cálculos e cheguei a conclusão que não vale a pena, afinal, o exame nos semi-eixos velhos talvez desse ruim....ai seria dinheiro do teste jogado fora....comprar semi-eixos novos era uma ideia mais plausivel, mas com as novas configurações, como kit gás (um peso constante sobre o eixo traseiro) e uso diferente do original projetado pela fabrica, cheguei a conclusão que o flutuante seria mais seguro e talvez mais duravel.
Comprei novos:
* os rolamentos, 2 peças por roda, codigo 18590/18520, na roda direita ficaram 2 pç SKF e na roda esquerda vão ficar 2 pç Timken.
* os retentores, 1 pç por roda, marca SAV, argentinos, modelo 5826LZ. (usei esta marca pois tinha em estoque na loja e são muito mais baratos que os sabó)
* os semi-eixos da enfer, um curto e outro comprido.
* as mangas de eixo da enfer
* os cubos de roda, fui procurar usados, mas não ha garantia que não estejam ovalizados nos alojamentos dos rolamentos ou com roscas danificadas
* prisioneiros de roda novos
* Parafusos 3/8"x2" rosca fina (6pç por roda) com as respectivas porcas e arruelas de pressão e lisas para fixar os espelhos de freio
* papelão para juntas....sim, sim, eu uso juntas de papelão e inclisive eu faço as juntas
* porcas de regulagem dos rolamentos, usei o sistema de duas porcas por roda com uma arruela no meio (2 porcas e uma arruela por roda)
* 1 kg de graxa (usei graxa timken EP, que tinha um pote sobrando na loja)
O sistema de freio é um caso separado, atualizei o sistema simplex para duo-servo, assim removi o sistema do jeep e estou instalando o sistema da F75. Pelo que aprendi no forum deverá ser mais eficiente. Não instalei servo-freio (hidrovacuo) e não instalei pedaleira suspensa pois acho muito feio e demanda muita gambiarra, ajustes que nunca ficam 100%.
Na primeira foto, uma mera ilustração de como é o cubo dianteiro, logo abaixo da roda livre, nas seguintes imagens do sistema do meu jeep 1961, chavetado e com rolamento conico.