x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 66

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    56
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5

    CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer




    Bom, ai vai um tópico que espero acabe sendo útil.

    Posto aqui pois creio que deva ser util para outros veiculos que não jeeps

    Criticas são muito bem vindas, afinal, só porque eu fiz assim não quer dizer que esta certo.

    Tenho meu CJ5 ha muitos anos e desde que conheço o forum e as historias de acidentes com fratura de semi-eixo traseiro fiquei preocupado com uma possibilidade destas, afinal, normalmente trafego com 4 ou 5 passageiros fora os demais motoristas e pedestres.

    Sempre usei pneus originais (600x16) e só recentemente havia trocado por 650x16. Mas com a reforma que comecei ha uns 2 anos atras resolvi ir para pneus 235x75x15. Nada muito grande, a inteção era somente ter uma area de contato maior com o asfalto, pois aqui em Curitiba que vai dirigir o jeep vai ser minha filha e normalmente na cidade.

    Ja com as ideias clareadas pelo famoso tópico do Leopoldo "CUIDADO SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR", resolvi tomar uma atitude, afinal o pior e saber e não se prevenir.

    Quanto às possibilidades manter o sistema original, comprando semi-eixos novos que a propria enfer fabrica ou mandar fazer um exame de particulas magneticas fluorescentes nos antigos, fiz meus cálculos e cheguei a conclusão que não vale a pena, afinal, o exame nos semi-eixos velhos talvez desse ruim....ai seria dinheiro do teste jogado fora....comprar semi-eixos novos era uma ideia mais plausivel, mas com as novas configurações, como kit gás (um peso constante sobre o eixo traseiro) e uso diferente do original projetado pela fabrica, cheguei a conclusão que o flutuante seria mais seguro e talvez mais duravel.

    Comprei novos:
    * os rolamentos, 2 peças por roda, codigo 18590/18520, na roda direita ficaram 2 pç SKF e na roda esquerda vão ficar 2 pç Timken.
    * os retentores, 1 pç por roda, marca SAV, argentinos, modelo 5826LZ. (usei esta marca pois tinha em estoque na loja e são muito mais baratos que os sabó)
    * os semi-eixos da enfer, um curto e outro comprido.
    * as mangas de eixo da enfer
    * os cubos de roda, fui procurar usados, mas não ha garantia que não estejam ovalizados nos alojamentos dos rolamentos ou com roscas danificadas
    * prisioneiros de roda novos
    * Parafusos 3/8"x2" rosca fina (6pç por roda) com as respectivas porcas e arruelas de pressão e lisas para fixar os espelhos de freio
    * papelão para juntas....sim, sim, eu uso juntas de papelão e inclisive eu faço as juntas
    * porcas de regulagem dos rolamentos, usei o sistema de duas porcas por roda com uma arruela no meio (2 porcas e uma arruela por roda)
    * 1 kg de graxa (usei graxa timken EP, que tinha um pote sobrando na loja)

    O sistema de freio é um caso separado, atualizei o sistema simplex para duo-servo, assim removi o sistema do jeep e estou instalando o sistema da F75. Pelo que aprendi no forum deverá ser mais eficiente. Não instalei servo-freio (hidrovacuo) e não instalei pedaleira suspensa pois acho muito feio e demanda muita gambiarra, ajustes que nunca ficam 100%.

    Na primeira foto, uma mera ilustração de como é o cubo dianteiro, logo abaixo da roda livre, nas seguintes imagens do sistema do meu jeep 1961, chavetado e com rolamento conico.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-001-roda-dianteira.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-01-original.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-02-original-com-roda.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03-original-sem-roda.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03a-original-sem-roda-2.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    56
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5

    continuação

    Na primeira foto, o cubo/panela de freio original ja removido, note que ainda era do sistema que para mexer no freio tinha que sacar todo o conjunto,
    na segunda e terceira foto, o mesmo conjunto
    na quarta foto o sistema de freio simplex do jeep, ja com o cabo de freio de mão solto, veja só a inhaca do sistema....para revisar/lavar o freio tinha que mexer no retentor da roda...expondo o rolamento ao pó de freio....um perigo de contaminação enorme
    Na quinta foto, só foi removida uma lata em forma de cone que protege o retentor do pó e creio que tambem ajude a evitar que algum vazamento de graxa se espalha pelo sistema de freio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03aa-cubo-panela_sist-antigo-1.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03ab-cubo-panela_sist-antigo.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03ac-cubo-panela_sist-antigo-3.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03ad-freio-original-jeep.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03ae-sem-protetor-do-retentor.jpg  

  • #3
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    56
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5

    sistema de cubo/panela de freio não tão antigo

    só para ilustrar, vai algumas imagens de um eixo que estava desmontado, fora do jeep para estudar o sistema flutuante e um bloqueio de diferencial "made in home"

    na primeira foto, que esta sem a panela de freio, ja da para ver a vantagem do sistema menos velho, não danifica o retentor ao arrumar o freio (sei, sei esta sujo que é o capeta....este eixo estava enterrado num quintal)

    na segunda foto, uma vista de cima...o espelho de freio é identico ao anterior, o unico detalhe é a falta do sistema de freio

    na terceira foto, o cubo ja solto....não sai com a mão não....

    na quarta foto, a imagem é basicamente a mesma do post anterior...o protetor do retentor e o retentor la dentro ( se bem que neste caso, o que tinha lá era o retentor original, carcaça de ferro e labio de fletro)

    na quinta foto, o cubo propriamente dito com a chaveta ainda ali dentro
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03b-panela-de-freio-separada.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03c-panela-de-freio-seprada-do-cubo.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03d-cubo-ja-solto.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03f-protetor-do-retentor-.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03g-cubo-de-roda-modelo-novo.jpg  

  • #4
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    56
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5

    final da desmontagem

    Nesta primeira foto, aparece a parte de tras do cubo, onde corre o labio do retentor, talvez esta seja uma parte um pouco despezada as vezes...se a pista do retentor estiver machucada, é por ali que vai entrar pó de freio, agua e terra para esmerilhar o rolamento da roda.

    Na foto 2 ja esta sem o espelho de freio, só foram removidos os seis parafusos que estavam em volta do retentor e olto o cano de freio,

    Na foto 3, aparece o rolamento da roda e o semi-eixo, dei uma boa olhada nele...depois de 9 anos os rolamentos estão bons, os semi-eixos estão visualmente perfeitos...mas vai saber né ?

    Na foto 4 e 5 ja comecei a montagem....mesmo existindo um retentor de tamanho adequado para colocar ali, estava em falta na loja e eu não estava com muita vontade de esperar uma nova encomenda chegar, dai parti para o bacalhau...fiz uma capa para um retentor menor (que é o anel prateado em volta do retentor preto)

    Aproveitei e dei um cheirinho de tinta ali, afinal não vai mais ter graxa ali e não seria interessante juntar algum liquido estranho ali e começar a corroer tudo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03h-cubo-de-roda-modelo-novo_atras_chaveta.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03i-semi-eixo-antigo-e-rolamento-conico.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03j-rolamento-e-semi-eixo-removidos.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-04a_retentor-novo.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-04b_retentor-novo_1.jpg  

  • #5
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    56
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5

    montagem

    Na primeira foto, a manga de eixo enfer, nova como foi recebida, sem a bucha que iria no eixo dianteiro, e com o resalto que encaixa no munhão dianteiro. Este resalto tem que ser usinado na medida da capa do rolamento traseiro, afinal (de acordo com o Leopoldo) a manga deve ficar encaixada na ponta do tubo do eixo

    Na segunda foto o resalto da manga ja usinado (qualquer torneiro faz), da para ver onde esta arranhado o metal

    na terceira e quarta foto, a manga (ja com a flange pintada) encaixada na ponta da tuberia. E la esta a junta de papelão atras dela.

    na quinta foto o cubo da roda, onde vão so rolamentos e os prisioneiros de roda. Os furos menores seriam usados para parafusar a roda livre, ou um queixo-duro e neste caso serão utilizados para parafusar a flange do novo semi-eixo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-04c_manga-de-eixo.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-04d_manga-usinada.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-05-manga-instalada.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-05a-manga-instalada.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-05b-cubo_sem-prisioneios.jpg  

  • #6
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    56
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5

    montagem 2

    Nas fotos 1, 2 e 3 é o freio duo-servo da F75, comprado novo de um colega aqui do forum, ele optou por discos.....
    Veja que um resalto que tem na manga encaixa perfeitamente no furo do espelho, Se fosse utilizar o espelho original do jeep, (fiz esta montagem tambem, mas não tenho fotos) encaixa perfeitamente tambem.
    Assim, se o teu freio traseiro é original e esta bom, é só fazer uma pequena revisão e recolocar o prato de freio ali e religar o cano de freio.

    Na foto 4, temos a foto do semi-eixo da enfer, não sei se este é o longo ou o curto, mas são identicos exceto pelo comprimento

    na foto 5 da para ver a canaletinha onde fica um anel oring que vai servir de vedação para não entrar agua na junta entre o cubo e a flange do semi-eixo. Ainda não me decidi se vou colocar ali uma junta de papelão também.

    Ha, o anel oring que veio junto era um pouco ruim...dai comprei um novo por 50 cents...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-05c-novo-prato-freio-f75.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-05d-novo-prato-freio-f75_a.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-05e-novo-prato-freio-f75_b.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-05f-ponta-eixo.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-05g-flange-ponta-eixo.jpg  

  • #7
    Edgar, não desprezo o eixo flutuante e quero faze-lo, mas ja sei como, agora gostaria de saber sobre estas molas 2 estagios que vc tem ai, como foi feita? funcionou bem?, como consigo compra-las?

  • #8
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    56
    Posts
    1,109
    Agradecimentos: 5
    Alemão, não sei donde saiu...quando comprei veio assim. Tinha um problema de engatar mato ali, mas como pouco ando no mato nunca chegou a atrapalhar.
    Quando coloquei os cilindros de gas a traseira afundou demais e troquei as molas por novas e originais, como ficou muiito mais alto troquei as da frente tambem.
    Antes o jeep era uns 40cm mais baixo mas pulava beeem menos!
    Ainda tenho as molas aqui, posso medir cada lamina e ai é édor pro moleiro fazer.

  • #9
    Usuário Avatar de Fabio Cortez
    Entrada
    14/02/2004
    Local
    Macaé/RJ
    Idade
    43
    Posts
    388
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por edgar Ver Post
    * os retentores, 1 pç por roda, marca SAV, argentinos, modelo 5826LZ. (usei esta marca pois tinha em estoque na loja e são muito mais baratos que os sabó)
    * os semi-eixos da enfer, um curto e outro comprido.
    Esse retentor é do cubo ou da tubeira?
    Caso seja do cubo, quais foram usados na tubeira? Originais?
    Não sei se os eixos Enfer são mesmo diametro do original pois ainda não chegaram, por isso queria confirmar?

    Abraço.
    Fábio Cortez (22) 99968-2292
    Willys CJ5 1966, AP 2.0mi + CL2215A, DH, Suspensão Toy Band SPOA + JA, Super Max 37"
    fabiocortezbr@gmail.com

  • #10
    Citação Postado originalmente por Fabio Cortez Ver Post
    Esse retentor é do cubo ou da tubeira?
    Caso seja do cubo, quais foram usados na tubeira? Originais?
    Não sei se os eixos Enfer são mesmo diametro do original pois ainda não chegaram, por isso queria confirmar?

    Abraço.
    Os retentores são os 1930(codigo) 54 x 73,2 x 8, e usada um em cada cubo de roda, dentro dos tubos são usados somente na dianteira, na traseira não se usa porque não tem homocinetica e nem os semi-eixos flexivel.

    att.
    Danilo.

  • #11
    Citação Postado originalmente por Fabio Cortez Ver Post
    Esse retentor é do cubo ou da tubeira?
    Caso seja do cubo, quais foram usados na tubeira? Originais?
    Não sei se os eixos Enfer são mesmo diametro do original pois ainda não chegaram, por isso queria confirmar?

    Abraço.
    Amigo, eu acho que ficamos mal etendidos, você fala deste retentor com eixos flutuantes ou semi-eixos comuns ?

  • #12
    Usuário Avatar de Fabio Cortez
    Entrada
    14/02/2004
    Local
    Macaé/RJ
    Idade
    43
    Posts
    388
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Casa da transmissão4x4 Ver Post
    Amigo, eu acho que ficamos mal etendidos, você fala deste retentor com eixos flutuantes ou semi-eixos comuns ?
    Então. No cubo eu vou usar esse 1930.
    Meu eixo semi-flutuante usava o retentor 0373GA na ponta da tubeira para evitar contato do oleo do diferencial com a graxa do rolamento. O diametro interno desse retentor é 39,1mm, por isso queria saber o diametro do eixo flutuante Enfer. Se o diametro do eixo for diferente, vou ter que usar outro retentor, mas não sei qual.
    O diametro externo desse retentor é 62,2mm.
    Fábio Cortez (22) 99968-2292
    Willys CJ5 1966, AP 2.0mi + CL2215A, DH, Suspensão Toy Band SPOA + JA, Super Max 37"
    fabiocortezbr@gmail.com

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade