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  • #1
    Usuário Avatar de GIOVANNI LUIS
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    Melhor forma de adaptar polia no Bf ?




    Pessoal, estou procurando em varios topicos, Manuais e nao consigo encontrar as medidas da polia do Girabrequi do BF-161!

    As medidas que sao necessarias sao:
    Diametro e espessura.
    E aproveitando, gostaria de saber se alguem poderia medir o espaco entre o Bloco e a polia?

    Agradeco desde ja a atencao !

  • #2
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Melhor forma de adaptar polia no Bf ?-imagem-160.jpg Polia da bomba hidraulica do Gol ou santana.. adaptado na polia do virabrequim do motor BF

    Melhor forma de adaptar polia no Bf ?-imagem-084.jpgDesmontei a polia e no lugar de uma chapa furada fiz no torno este suplemento para parafusar a polia e no centro vai o parafuso original um pouco mais comprido para dar aperto .

    Melhor forma de adaptar polia no Bf ?-imagem-182.jpgfinalizado colocado a correia e a bomba hidraulica do Santana...
    .
    Para responder...... mas é bom que todos que fizeram a adaptação da bomba hidraulica no motor Bf se apresente , para uma solução boa e fácil para poder fazer........ Ok..

    Numa nova adaptação da polia da bomba hidraulica faria na bomba de água usando a Polia da Bomba de água do Corcel I. de 4 furos.....

    . de uma maneira que encontrei a solução por acaso... achei a polia do corcel em um Fv... comprei a polia para cortar o centro e soldar na polia do Bf... e foi um surpresa, pois esta polia encaixa certo na polia do Bf...."Polia da bomba de água do corcel e do motor bf".

    Ta aí uma boa solução que futuramente vou fazer numa adaptação em uma rural que estou montando com bomba hidraulica do santana......
    Melhor forma de adaptar polia no Bf ?-imagem-001.jpg

    A polia da esquerda é o original do motor BF... a da direita a do corcel I.
    Melhor forma de adaptar polia no Bf ?-imagem-010.jpg Colocando a polia da bomba de água do corcel sobre o do motor bf
    Melhor forma de adaptar polia no Bf ?-imagem-009.jpgUma sobre a outra.

    Entre as duas vai dar um espaço que vai ter que colocar uma chapa (arruela do tamanho do interior da polia) de mais ou menos de 1 a 2 mm.. e refazer o furo da polia do corcel (naão aproveitar os furos. fazer novos furos na polia....) na medida do furo do Bf.

    Bom para ajudar..

    abraços.

    antonio umino
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    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #3
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Suporte da bomba hidraulica no motor bf

    Segue fotos do suporte que fiz para adaptar a bomba hidraulica no motor da Pickup do Spion.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Melhor forma de adaptar polia no Bf ?-imagem-141.jpg   Melhor forma de adaptar polia no Bf ?-imagem-139.jpg   Melhor forma de adaptar polia no Bf ?-imagem-178.jpg   Melhor forma de adaptar polia no Bf ?-imagem-176.jpg   Melhor forma de adaptar polia no Bf ?-imagem-186.jpg  
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    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #4
    Usuário Avatar de Aristides Jr
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    Parabéns a todos! As soluções aqui são muito boas!

    Gostaria de por lenha na fogueira:-
    A algum tempo venho pensando em adaptar no motor original a correia do tipo POLY-V!
    A idéia é funcionar tudo com uma correia só!
    Ela é compatível com roda fônica, alternadores mais potentes, bombas hidráulicas e compressores de ar condicionado.
    Material para experiência é o que não falta nos Shopping de Jeepeiros (desmanches).
    Alguém mais já pensou nisso?

    Abraços Aristides Júnior

  • #5
    Usuário Avatar de Sydney66
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    Boa noite Aristides;

    Nunca pensei, mas para que a correia passe por tantas polias assim (vários equipamentos) vai ter que adaptar a instalação de tensor ou polia louca, com ajuste de distância para ajudar no tracionamento da correia nas outras polias.

    PS. Polia louca é aquela que não está ligada a nenhum elemento do veículo, gira livre, só ajuda na permanencia da correia no berço sem folga excessiva.

    []
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #6
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Citação Postado originalmente por Sydney66 Ver Post
    Boa noite Aristides;

    Nunca pensei, mas para que a correia passe por tantas polias assim (vários equipamentos) vai ter que adaptar a instalação de tensor ou polia louca, com ajuste de distância para ajudar no tracionamento da correia nas outras polias.

    PS. Polia louca é aquela que não está ligada a nenhum elemento do veículo, gira livre, só ajuda na permanencia da correia no berço sem folga excessiva.

    []
    Comentando sobre este tensor de correia.. precisei trocar a da Parati 1.6. motor ap... caro pra caramba. mesmo sendo paralelo.. paguei coisa de R$ 500,00... será que compensa tal inovação. e tem mais polias para serem adaptadas...no final é melhor deixar no sistema original.. adapatando ou fazendo as polias..
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  • #7
    Usuário Avatar de Aristides Jr
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    Olá pessoal

    Considerando um traçado para atender 4 polias é necessário um esticador!

    Até 3 polias não será necessário esticador (virabrequim, alternador, Bomba dágua)


    Podemos procurar para adaptação modelos com maior venda e preço menor!

    Linha GM R$ 85
    Kadett-Ipanema-S10 95 até 01-Monza 89 até 95 - Vectra 2.0 95 até 96-Suprema 2.2 95

    Este outro modelo abaixo custa R$ 74


  • #8
    Usuário Avatar de Sydney66
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    Aristides, boa noite;
    Na configuração de 3 polias a polia do alternador é a polia tensionadora, pois não é fixa. As polias do virabrequim e da bomba d'água é que são fixas (sem ajuste).

    []
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  • #9
    Usuário Avatar de Aristides Jr
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    Olá Sydney!

    Sim! Correto!

    No caso de 3 polias o ajuste da tensão da correia seria com o alternador!
    Anteriormente procurei uma correia poly-v com o mesmo comprimento da que uso no meu Jeep e encontrei.
    O trabalho seria converter as polias do vira e da Bomba dágua.


    Além da vantagem de ligar vários componentes ao mesmo tempo ela é mais resistente e mais eficiente, pode trabalhar com polias menores (exemplo alternadores modernos), vai se adaptar melhor as bombas hidráulicas.
    Facilidade de encontrar uma substituta com roda fônica para o virabrequim.

    Além de tudo, em se tratando de Jeep o resultado seria algo inédito.

    Abraço

  • #10
    Usuário Avatar de Sadlowski
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    Citação Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    Olá Sydney!

    Sim! Correto!

    No caso de 3 polias o ajuste da tensão da correia seria com o alternador!
    Anteriormente procurei uma correia poly-v com o mesmo comprimento da que uso no meu Jeep e encontrei.
    O trabalho seria converter as polias do vira e da Bomba dágua.


    Além da vantagem de ligar vários componentes ao mesmo tempo ela é mais resistente e mais eficiente, pode trabalhar com polias menores (exemplo alternadores modernos), vai se adaptar melhor as bombas hidráulicas.
    Facilidade de encontrar uma substituta com roda fônica para o virabrequim.

    Além de tudo, em se tratando de Jeep o resultado seria algo inédito.

    Abraço
    Olá Aristides Jr,

    Depois que comprei um alternador moderno e a bomba hidráulica, ambos com polia poly-V, tbm estou estudando como converter a tradicional correia A. Como pretendo ficar com o motor BF161, acho que o melhor que posso fazer é moderniza-lo.

    No meu caso estou pensando em instalar a bomba hidráulica abaixo do alternador e utilizar duas polia livres para aumentar o arco de contato da correia entre a polia do virabrequim, bomba hidráulica e alternador. O tensionamento continuaria sendo feito pelo alternador. Para fixar as novas polias, penso em fazer um suporte único e fixar no suporte do motor.

    Para converter as polias A em Poly-V, pretendo buscar polias com diâmetros próximos que sejam comerciais, e em últimos casos partir para alguém que produza, como e o caso desta empresa: Polias Poly V - Grupo NSAnexo o esquemático que pensei para as polias.
    Melhor forma de adaptar polia no Bf ?-correia.jpg

  • #11
    Usuário Avatar de Aristides Jr
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    Olá Sadlowski!

    Tenho que elogiar e incentivar sua iniciativa, só vejo ganho neste tipo de conversão!
    Acredito que seu caso será o primeiro! Inédito para Jeeps!

    Pensei neste assunto quando fui instalar um alternador de 120ah no meu Jeep, no final acabei fazendo uma polia normal para ele! Deixei este plano para quando for instalar algo mais, exemplo DH.

    A superficie de contato da correia é maior!
    Observando alguns esquemas de veículos que utilizam este tipo de correia são vários casos para alternador e DH com angulo próximo a 90° de contato.

    Talvez seja desnecessária a polia-louca entre o alternador e DH!

    Não sei se é realmente necessária mas alguns possuem esticador automático, ou seja aquela que a polia louca possui sistema de mola.

    Polia, para manter a fixação original e não ter que partir do zéro, pensei em tornear até criar uma superfície e acrescentar um anel de metal para trabalhar o novo formato!

    Não esquece de postar a evolução do projeto!

    Abraço Aristides Júnior

  • #12
    Usuário Avatar de Sadlowski
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    Citação Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    Olá Sadlowski!

    Tenho que elogiar e incentivar sua iniciativa, só vejo ganho neste tipo de conversão!
    Acredito que seu caso será o primeiro! Inédito para Jeeps!

    Pensei neste assunto quando fui instalar um alternador de 120ah no meu Jeep, no final acabei fazendo uma polia normal para ele! Deixei este plano para quando for instalar algo mais, exemplo DH.

    A superficie de contato da correia é maior!
    Observando alguns esquemas de veículos que utilizam este tipo de correia são vários casos para alternador e DH com angulo próximo a 90° de contato.

    Talvez seja desnecessária a polia-louca entre o alternador e DH!

    Não sei se é realmente necessária mas alguns possuem esticador automático, ou seja aquela que a polia louca possui sistema de mola.

    Polia, para manter a fixação original e não ter que partir do zéro, pensei em tornear até criar uma superfície e acrescentar um anel de metal para trabalhar o novo formato!

    Não esquece de postar a evolução do projeto!

    Abraço Aristides Júnior
    Da forma que estou pensando, acredito que será possível até usar umas das polias com tensionador automático, mas o objetivo é e evitar.

    Justamente por tentar evitar o uso tensionador automático, é que estou considerando as duas polias livres, visto que a tração é feita pelo virabrequim, logo, na região da bomba hidráulica e alternador é o ponto onde a correia terá maior vibração.

    Conforme for desenvolvendo, vou postando.

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