x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 29
  • #13



    A minha idéia era ganhar mais uns 10 a 15 cavalinhos, sem comprometer o bom funcionamento do motor.

    Meu cabeçote já está na retífica para retificar as válvulas e sedes, mas ainda não sei se devo rebaixa-lo um pouco, para o Jeep ficar mais esperto.

    Obs. Acho que na minha região (Caxias do Sul) transformar o motor para álcool é meio inviável, pois é muito frio e o BF161 não iria corresponder muito bem, visto que as temperaturas chegam facilmente a 0°C.

  • #14
    eu tenho um ohc 4cc do maveco no meu jeep , tava querendo rebaixar o cabeçote tb acredito q a taxa dele seja 7,8:1 eu acho , tava pensando em rebaixar 1,5 pra poder rodar no alcool , eu teria algum problema assim de imediato ? teria q trocar o carburador ne .....

  • #15
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    39
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0

    Re: Rebaixar qts mm o cabeçote - BF 161 - 6cc

    Citação Postado originalmente por Rafaminc
    * Posso dar uma rebaixada no cabeçote, para o motor aumentar um pouco mais a potência? E quantos mm podem ser retirados? Eu estou pensando em no máximo 1mm. O que vcs acham?
    Já pesquizei o assunto de rebaixar o cabeçote do BF-161. O mínimo rebaixo que encontrei foi de 0.8mm, do Fredy, o que segundo ele já deixou o jipe um pouco mais esperto. O que mais rebaixou o cabeçote foi o Carlos, que rebaixou 2.0mm, só que ele tá usando álcool.
    Minha dica: se for rebaixar, faça no mínimo 0.8mm e no MÁXIMO 2.0mm !

    Citação Postado originalmente por Rafaminc
    * Será que o motor vai ficar muito mais gastador do que é hoje? +- 7 km/l (estrada).
    O consumo NÃO vai aumentar...no máximo irá diminuir. A queima vai ser melhor, o que dará mais potência sem precisar pisar tanto. Portanto, vc pode usar isto a seu favor e economizar combusível.

    *****

    Eu e o Eduardo Furlan Miranda trocamos vários
    e-mails sobre este assunto a um tempo atrás, já que eu e ele estávamos interessados em aumentar a taxa de compressão dos nossos BF-161.

    Como ele estava com o motor aberto, ele pegou as medidas da câmara
    de combustão e, juntos, colocamos no programa Autocad. Com isso, para qualquer rebaixo que escolhermos, já saberemos a que taxa de compressão chegaremos...!!!

    Elaboramos uma "tabelinha" e assim ficou:

    tx original do motor = 7,6 :1
    tx rebaixando 0,8mm = 8,0 :1
    tx rebaixando 1,0mm = 8,2 :1
    tx rebaixando 1,6mm = 8,56 :1
    tx rebaixando 1,8mm = 8,7 :1
    tx rebaixando 2,0mm = 8,85 :1

    Sendo assim, já sabemos (e agora toda o 4x4Brasil) as taxas de
    compressão correspondentes a tais rebaixos, e podemos escolher a que mais nos agradarmos !!!! Esses valores acima não são precisos, mas sim uma aproximação de cálculo!

    Para os que estejam interessados em rodar alcoolicos com o BF-161, o site "Conversão do motor BF-161 para o Alcool" pode ser uma referência. Vejam todos os relatos e o que eles fizeram. Se alguém fizer, tb escreva para este site! :P Obs: seria bom perguntar para essas pessoas se até hoje ainda rodam com álcool, para saber se tiveram algum problema referente à corrosão ou alguma alteração para pior no consumo.

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #16
    Graaande Mauro !

    E então, dei um tempo na viagem das molas e barras, as coisas deram uma emrolada por aquí mas que vai se fazer. Bom, mas entrando de zequinha neste tópico, esse assunto me interessou, em sua pesquisa, voce menciona um delta de 0,8 a 2 mm sendo que para o máximo mudar para alcool, mas, acompanhando a sua tabela, a partir de qual momento você acha que o alcool passa a recomendado ?

    Abraços


    Munhoz

  • #17
    Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    47
    Posts
    1,696
    Agradecimentos: 3
    Pessoal,

    Uma dúvida: aumentando a taxa de compressão, não pode prejudicar a parte de baixo do motor (bielas e virabrequim)? Já que é um motor antigo e esses componentes já podem estar fragilizados? Ou essa diferença não chega a afetar esses componentes?

    Falo isso considerando que o motor não foi revisado (como é o meu caso).

    [s] com dúvidas,
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • #18
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    45
    Posts
    14,657
    Agradecimentos: 50
    Citação Postado originalmente por Marcelo
    Pessoal,

    Uma dúvida: aumentando a taxa de compressão, não pode prejudicar a parte de baixo do motor (bielas e virabrequim)? Já que é um motor antigo e esses componentes já podem estar fragilizados? Ou essa diferença não chega a afetar esses componentes?

    Falo isso considerando que o motor não foi revisado (como é o meu caso).

    [s] com dúvidas,
    Com certeza isso pode acontecer, pra vc ter uma idéia o q eu vejo muito no dia dia, o cara traz um cabeçote pra fazer o recondicionamento, daí leva de volta 100% todo revisado, monta o motor, roda uns dois dias e volta com as bielas e o virabrequim pra retificar também

    Conclusão, só pelo fato de ser corrigido o assentamento entre sedes e válvulas a compressão interna aumenta e os componentes da parte inferior("parte de força") que estão desgastados não suportam muito tempo. Anéis, buchas de biela, bronzinas...
    Se acontecer com alguém que conheça o funcionamento de um motor é possivel perceber enquanto o problema estiver apenas nos anéis, buchas e bronzinas, até aí tudo bem, o pior é quando esses componentes(por serem frágeis) se desgastam totalmente aí sobra pras camisas, bielas e virabrequim.

    Então, se no caso de uma simples retífica de cabeçote já ocorrem problemas imagine com aumento na taxa de compressão.

    Se o motor for completamente retificado/recondicionado e aí sim tiver o cabeçote "rebaixado"(dentro dos limites) vai funcionar numa boa tendo incremento(aumento) de potência

    []'s 8)

  • #19
    Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    47
    Posts
    1,696
    Agradecimentos: 3
    Grande Elmer,

    Não tenho certeza, mas acho que o motor do meu jeep está com válvula presa (segundo o cara que recondicionou o carbura). Nesse caso, o que é melhor fazer? Sei que talvez uma simples regulagem nas válvulas resolve, mas se tiver que mexer nas sedes, etc?

    [s] pensando como melhorar o motor,
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • #20
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    45
    Posts
    14,657
    Agradecimentos: 50
    Citação Postado originalmente por Marcelo
    Grande Elmer,

    Não tenho certeza, mas acho que o motor do meu jeep está com válvula presa (segundo o cara que recondicionou o carbura). Nesse caso, o que é melhor fazer? Sei que talvez uma simples regulagem nas válvulas resolve, mas se tiver que mexer nas sedes, etc?

    [s] pensando como melhorar o motor,
    Realmente válvula presa atrapalha no funcionamento correto do motor, uma regulada resolve

    Bom, é um caso arriscado, se eu fosse vc apenas faria a retífica do cabeçote, mandava dar um bom banho químico pra descarbonizar(essa gasolina de hoje deixa muitos resíduos) e botava pra andar, porém o certo(e mais cu$$toso) seria retificar também sedes e válvulas de escape que ficam no bloco.

    Ainda assim vc vai correr risco, eventualmente pode o motor bater(fundir) uma biela decorrente da compressão lá em cima que será "melhorada".

    se ainda restar dúvidas pode perguntar, até mais.

    []'s e boa sorte 8) hehe.

  • #21
    Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    47
    Posts
    1,696
    Agradecimentos: 3
    Elmer,

    Primeiramente vou olhar a regulagem das válvulas. Bem mais fácil e pode resolver o problema. 8)
    Se realmente tiver que mexer no cabeçote vou deixar do jeito que está até abrir o bico.
    Uma coisa puxa a outra, e, se tiver que retificar o BF, é melhor trocar por um novo. O valor da retifica dá para colocar um 4.1. 8)

    Obrigado pelo esclarecimento.
    [s]
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • #22
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    45
    Posts
    14,657
    Agradecimentos: 50
    com certeza
    o valor do recondicionamento completo do BF dá pra bancar um GM 4.1 e a adaptação. 8)

  • #23
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    39
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0
    Oi Munhoz !!!

    Citação Postado originalmente por Munhoz
    Bom, mas entrando de zequinha neste tópico, esse assunto me interessou, em sua pesquisa, voce menciona um delta de 0,8 a 2 mm sendo que para o máximo mudar para alcool (...)
    Correção: eu disse apenas que o Carlos que que rebaixou 2.0mm usa álcool. Não recomendei a mudança de combustível. Disse apenas o fato!


    Citação Postado originalmente por Munhoz
    (...) acompanhando a sua tabela, a partir de qual momento você acha que o alcool passa a recomendado ?
    Só recomendo a utilização do álcool se, e somente se, o motor começar a apresentar tendência a "bater-pino" ou ter "pré-ignição". Caso não haja tal(is) problema(s), acho descartável a utilização do álcool como combustível. Dos relatos que ouvi a respeito de quem rebaixou o cabeçote, nenhum teve problemas do gênero!

    Citação Postado originalmente por Marcelo
    Uma dúvida: aumentando a taxa de compressão, não pode prejudicar a parte de baixo do motor (bielas e virabrequim)? Já que é um motor antigo e esses componentes já podem estar fragilizados? Ou essa diferença não chega a afetar esses componentes?
    O BF-161 é um motor de projeto antigo, e por isso tem um "fator de segurança" maior. Talvez seja justamente esse "fator de segurança" maior que permitiu que alguns anos mais tarde o BF-161 saísse em uma versão mais potente (110cv a 4.400rpm) e mais torcuda (19,36kgfm a 2.000rpm). Essa versão chama-se "2600" e possui dois carburadores. Ora, se o conjunto de peças do BF-161 e do "2600" são iguais, então pode-se dizer que o aumento da taxa de compressão do BF-161 (desde que razoável) não irá comprometer de forma significativa a durabilidade do mesmo.

    Se eu fosse aumentar a taxa de compressão do meu BF-161 (o que pretendo fazer em ora oportuna), aumentaria-a em 1 ponto, passando a mesma para 8.6 : 1. Acredito que com isso a redução no consumo seja sentida (pelo maior aproveitamento do combustível) sem forçar a mais as partes do motor

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #24
    Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    47
    Posts
    1,696
    Agradecimentos: 3
    Eu não estava pensando em rebaixar o cabeçote só verificar as válvulas e sedes mesmo, mas como para isso, tem que tirar o cabeçote, no mínimo uma passada para nivelar ele vai receber.

    Mas agora fiquei na dúvida, corro o risco de ter a parte de baixo fragilizada? Alguém sabe quanto custa, aproximadamente, esse trabalho no motor? Considerando a descarbonização das válvulas, sedes e rebaixo do cabeçote.

    Só vou fazer isso se a regulagem das válvulas não resolver. 8)

    [s]
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade