Re: Rebaixar qts mm o cabeçote - BF 161 - 6cc
Citação:
Postado originalmente por Rafaminc
* Posso dar uma rebaixada no cabeçote, para o motor aumentar um pouco mais a potência? E quantos mm podem ser retirados? Eu estou pensando em no máximo 1mm. O que vcs acham?
Já pesquizei o assunto de rebaixar o cabeçote do BF-161. O mínimo rebaixo que encontrei foi de 0.8mm, do Fredy, o que segundo ele já deixou o jipe um pouco mais esperto. O que mais rebaixou o cabeçote foi o Carlos, que rebaixou 2.0mm, só que ele tá usando álcool.
Minha dica: se for rebaixar, faça no mínimo 0.8mm e no MÁXIMO 2.0mm ! :wink:
Citação:
Postado originalmente por Rafaminc
* Será que o motor vai ficar muito mais gastador do que é hoje? +- 7 km/l (estrada).
O consumo NÃO vai aumentar...no máximo irá diminuir. A queima vai ser melhor, o que dará mais potência sem precisar pisar tanto. Portanto, vc pode usar isto a seu favor e economizar combusível. :D
Eu e o Eduardo Furlan Miranda trocamos vários
e-mails sobre este assunto a um tempo atrás, já que eu e ele estávamos interessados em aumentar a taxa de compressão dos nossos BF-161.
Como ele estava com o motor aberto, ele pegou as medidas da câmara
de combustão e, juntos, colocamos no programa Autocad. Com isso, para qualquer rebaixo que escolhermos, já saberemos a que taxa de compressão chegaremos...!!!
Elaboramos uma "tabelinha" e assim ficou:
tx original do motor = 7,6 :1
tx rebaixando 0,8mm = 8,0 :1
tx rebaixando 1,0mm = 8,2 :1
tx rebaixando 1,6mm = 8,56 :1
tx rebaixando 1,8mm = 8,7 :1
tx rebaixando 2,0mm = 8,85 :1
Sendo assim, já sabemos (e agora toda o 4x4Brasil) as taxas de
compressão correspondentes a tais rebaixos, e podemos escolher a que mais nos agradarmos !!!! Esses valores acima não são precisos, mas sim uma aproximação de cálculo! :)
Para os que estejam interessados em rodar alcoolicos com o BF-161, o site "Conversão do motor BF-161 para o Alcool" pode ser uma referência. Vejam todos os relatos e o que eles fizeram. Se alguém fizer, tb escreva para este site! :P Obs: seria bom perguntar para essas pessoas se até hoje ainda rodam com álcool, para saber se tiveram algum problema referente à corrosão ou alguma alteração para pior no consumo. :roll:
[]'s