x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 24

Hybrid View

CJ-3A/2A - Motor de partida e carburador

Duas perguntas aos proprietários de CJ's 2A/3A, GPW, MB, M38, que como eu ainda insistem em manter em seus jeeps o motor original (L Head 134 Go Devil):

1. Qual motor de partida pode substituir o original ? No meu caso tenho um Auto Lite MZ-4162 com impulsor (bendix) de 9 dentes para cremalheira de 124 dentes. Este arranque foi convertido para 12V e adaptado um solenóide para partida na chave. Na realidade acho que foi feita uma "meia sola", pois o induzido é o original de 6V. Está funcionando "bem", mas pela dificuldade de encontrar componentes, gostaria de saber se existe(m) substitutos para ele, sem que seja necessário mudar a cremalheira pois a minha é zero bala.

2. Qual carburador é sugerido para um bom desempenho aliado a uma melhora na economia de combustível, se é que isso possa ocorrer? Atualmente uso um Solex de fusca.

Embora as perguntas sejam sobre assuntos diversos (elétrica e alimentação) o tema relaciona-se pois trata-se do mesmo motor e sei que são poucos no fórum que ainda rodam com ele. Daí aproveitar o mesmo tópico.

Obrigado pela ajuda que puderem dar.

Abc.

CJ3A - motor de partida e carburador

Citação Postado originalmente por netuno Ver Post
    Duas perguntas aos proprietários de CJ's 2A/3A, GPW, MB, M38, que como eu ainda insistem em manter em seus jeeps o motor original (L Head 134 Go Devil):

1. Qual motor de partida pode substituir o original ? No meu caso tenho um Auto Lite MZ-4162 com impulsor (bendix) de 9 dentes para cremalheira de 124 dentes. Este arranque foi convertido para 12V e adaptado um solenóide para partida na chave. Na realidade acho que foi feita uma "meia sola", pois o induzido é o original de 6V. Está funcionando "bem", mas pela dificuldade de encontrar componentes, gostaria de saber se existe(m) substitutos para ele, sem que seja necessário mudar a cremalheira pois a minha é zero bala.

2. Qual carburador é sugerido para um bom desempenho aliado a uma melhora na economia de combustível, se é que isso possa ocorrer? Atualmente uso um Solex de fusca.

Embora as perguntas sejam sobre assuntos diversos (elétrica e alimentação) o tema relaciona-se pois trata-se do mesmo motor e sei que são poucos no fórum que ainda rodam com ele. Daí aproveitar o mesmo tópico.

Obrigado pela ajuda que puderem dar.

Abc.
    oh grande deus do Mar!

O motor Go Devil foi utilizado nos seguintes veículos:

MB e GPW até 1945
    CJ2
    CJ2A até 1948
    CJ3A até 1953
    DJ3A até 1964
    M201 de 1955 a 1967

Os modelos americanos MB, GPW e CJs utilizaram carburadores Carter

Os modelos franceses utilizaram carburadores SOLEX segundo os manuais abaixo.

carburador Solex
    http://ourworld.compuserve.com/homep...Man/solex1.htm
    http://ourworld.compuserve.com/homep...Man/solex2.htm
    http://pagesperso-orange.fr/m201/Solex32PBIC.htm

O meu CJ3A com placa preta http://jeepdootavio.blogspot.com/
    usa carburador SOLEX específico para esse motor http://photos1.blogger.com/img/114/6...4/foto0026.jpg

Esse carburador, comprei na arcoplec em São Paulo há uns 10 anos atrás.

O carburador do Fusca não deve ser utilizado no Jeep pois embora você consiga boa marcha lenta, em alta a mistura fica muito pobre e ocasionará superaquecimento.

Em Tempo o meu Jeep faz 7 KM/l de gasolina

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Na mudança de 6 para 12 volts é normal que o motor de partida continue com o induzido de 6 volts sem que isso gere problemas uma vez que o motor de arranque funciona por poucos segundos.

O impulsor do motor de arranque para o Jeep CJ3A existe à venda na Agromotor.
    O motor de arranque do Meu Jeep foi adaptado há mais de 30 anos e eu não sei de que carro ou caminhão é.

Um grande abraço,
    Otávio
    Jeep CJ3A em Lagoa Santa.

Blz Otavio, obrigado por sua resposta!

Com relação ao carburador Solex, qual a referencia (modelo) do que vc instalou no seu CJ ? Vc já havia me falado ano passado do problema em usar o solex do fusca (mistura pobre etc...). Pouco tempo atrás tb o Kim (do forum) me aconselhou retirar o carburador e sugeriu um do corcel antigo. Mas nao tenho a referencia deste carburador e tenho receio em comprar errado.

Atualmente estou reformando (quase geral) a T90 e Dana 18, e qdo terminar vou pensar na troca do carburador. Já comprei a ignição eletronica (Ignitor/Pertronix) e espero desta forma alcançar um pouco de economia de gas.

Qto ao starter, o meu jeep usa o MZ-4162 com impulsor de 9 dentes e cremalheira de 124 dentes. Observe que os CJ-3A utilizam mais de um modelo de starter, criando uma certa dificuldade em comprar um impulsor correto para os nossos jeeps.

Veja aqui:
    http://www.cj-3a.com/Starters&Ringgears.htm

http://www.g503.com/forums/viewtopic.php?t=89097&highlight=flywheel+124+teeth

Por isso minha pergunta sobre um arranque para ser adaptado. Vamos ver se alguem do forum pode responder sobre um substituto dos originais.

Gde abc

Usuário Avatar de fm_fowi
    Entrada
    14/12/2006
    Local
    Itajubá/MG
    Agradecimentos: 0
    Boa noite Netuno,
    Boa noite Otavio,

Parabéns pelos jipes!

Otavio sobre esse carburador Solex M32 PBIC vc sabe se ele chegou a equipar algum carro nacional?
    Eu estou querendo tirar há tempos o carburador do meu 51 mas nunca ninguém tinha dado com tanto detalhes um modelo de carburador que sirva com perfeição no 51 a não ser o carter que eu não consegui achar.

Netuno, acho no meu ponto de vista um jipinho fazendo 7km/L está bem economico! se colocar ignição eletronica vai melhorar mais ainda. Ai dá uma passada aqui e conta pra gente como ficou!

No meu eu pensei em troca o motor de arranque durante uma epoca devido a dificuldade de arrumar oo bendix original.
    Lembro q até cheguei a testar um que cabia com poucas modificações, se não me engano era o do motor 4cc OHC.
    Mas no final desisti e dexei o originalzinho com partida no pedal ainda!
    Não tem coisa mais show que isso, sem contar que é praticamente impossivel que alguem consiga levar meu jipe a não ser eu msm!

Grande abraço!

gastando um pouco o verbo...

Otavio e fm_fowi,

Aquele carburador SOLEX 32PBIC que aparece no site indicado pelo Otavio é de corpo duplo, não é mesmo ?
    O do jeep do Otavio é corpo simples pelo que observei na foto. Será a mesma referência ? Ouvi falar que tem um que equipa o Corcel I (1968...?) que vinham com motor Renault que servem no Go Devil, mas nao tenho a referencia. Nao sei se é Solex ou Weber.

fm, meu jeep qdo comprei (abr/07) já estava com partida na chave, porisso não posso ter o gostinho de ligar no pé...

Há alguns dias tive que trocar disco e platô de embreagem e o mecanico falou que a cremalheira tava f... Não consegui a de 124 dentes no BR e tive de importar uma. O meu medo é que o bendix vem, ás vezes, dando umas arranhadas na hora da partida e possa detonar (com o tempo) minha cremalheira novinha.
    Tô usando um bendix do caminhão GM 1946 da Zen!!!. Igual o da foto abaixo (este é o que estava no jeep qdo comprei). Coloquei há um ano. O original pro meu arranque, segundo informação que consegui no G503 é o autolite MCL-3098 (9 dentes). Procuro há um ano no ebay, e consegui pouco tempo atrás um MCL-3098A(foto 3). Por via das duvidas comprei mas ainda não instalei, pois to com motor, caixa e reduzida tudo no chão há 50 dias, esperando peças. É ruim, não?
    Daí que eu precisava saber se existe um outro arranque que sirva no Go Devil (com cremalheira 124 dentes, né). Por prevenção.

Otavio, já tinha lido tb que o starter pode ser de 6V desde que não force demais o arranque. Por isso que o meu é uma mistura de induzido de 6 com solenoide de 12, uma confusão total, mas tá funcionando.

Gde abc
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ-3A/2A - Motor de partida e carburador-starter-jeep-002.jpg   CJ-3A/2A - Motor de partida e carburador-starter-drive-9-tooths.jpg   CJ-3A/2A - Motor de partida e carburador-starter-drive-mcl-3098a.jpg  

Citação Postado originalmente por netuno Ver Post
    Otavio e fm_fowi,

Aquele carburador SOLEX 32PBIC que aparece no site indicado pelo Otavio é de corpo duplo, não é mesmo ?
    O do jeep do Otavio é corpo simples pelo que observei na foto. Será a mesma referência ? Ouvi falar que tem um que equipa o Corcel I (1968...?) que vinham com motor Renault que servem no Go Devil, mas nao tenho a referencia. Nao sei se é Solex ou Weber.

fm, meu jeep qdo comprei (abr/07) já estava com partida na chave, porisso não posso ter o gostinho de ligar no pé...

Há alguns dias tive que trocar disco e platô de embreagem e o mecanico falou que a cremalheira tava f... Não consegui a de 124 dentes no BR e tive de importar uma. O meu medo é que o bendix vem, ás vezes, dando umas arranhadas na hora da partida e possa detonar (com o tempo) minha cremalheira novinha.
    Tô usando um bendix do caminhão GM 1946 da Zen!!!. Igual o da foto abaixo (este é o que estava no jeep qdo comprei). Coloquei há um ano. O original pro meu arranque, segundo informação que consegui no G503 é o autolite MCL-3098 (9 dentes). Procuro há um ano no ebay, e consegui pouco tempo atrás um MCL-3098A(foto 3). Por via das duvidas comprei mas ainda não instalei, pois to com motor, caixa e reduzida tudo no chão há 50 dias, esperando peças. É ruim, não?
    Daí que eu precisava saber se existe um outro arranque que sirva no Go Devil (com cremalheira 124 dentes, né). Por prevenção.

Otavio, já tinha lido tb que o starter pode ser de 6V desde que não force demais o arranque. Por isso que o meu é uma mistura de induzido de 6 com solenoide de 12, uma confusão total, mas tá funcionando.

Gde abc
    O carburador SOLEX 32PBIC que indiquei é de corpo simples.
    No caso do carburador para o Jeep existe uma flange (anel) em cima do carburador para permitir a conexão entre o carburador e o tubo vindo do filtro de ar original.

Sobre o Corcel -> realmente é um carro da Renault, mas o motor é 1,4 l e não é de alto giro. O motor do Jeep é de 2,2 l e rotação máxima por volta de 4.000 rpm.
    Provavelmente o carburador do corcelzinho não dará conta de alimentar o motor em marcha elevada, a mistura ficaria pobre.

Apesar de já ter dito que os mecânicos da oficina de carburadores não conhecerem exatamente o 32PBIC não tiveram dificuldades em sua manutenção

As imagens abaixo mostram o carburador que tenho em meu Jeep sem a flange que citei.

-----------------------------------------------

Sobre o gostinho de ligar no pé, você pode instalar uma chave elétrica de pedal em paralelo com a ignição e dar partida no pé.

O meu CJ3A tem essa chave (de trator) e posso fazer a partida no pé ou na chave.

Um abraço,

Otávio.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ-3A/2A - Motor de partida e carburador-solex-eclate.jpg   CJ-3A/2A - Motor de partida e carburador-carbs.jpeg  

Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 34
    Olá pessoal! Resolvi o funcionamento do meu Go Devil com dois carburadores fusca 1200! Radiador original com colméia de 3 carreiras! Motor de partida é original no pé 6v funcionando com 12v a 30 anos, acho difícil ter um problema que não dê para recuperar! Vale a pena manter o original, com 12v ele propícia uma ótima partida! Se fosse adaptar algum acho que tentaria unir um de corsa no focinho do original.
    CJ-3A/2A - Motor de partida e carburador-dscn8805.jpg

Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Olá Marcos ET! Valeu mesmo! Que bom que gostou da dupla!
    Sabe que foi até um projeto barato! Estes carburadores de fusca acho que tem o menor preço do mercado e são fáceis de limpar e reparar!
    No seu caso este carburador H34 que está no seu motor, é ótimo! Acredito ser o melhor para ele! Lembro quando começaram a sair nos opalas, voce notava a diferença dos que já vinham com ele!
    Falando em carburador uma época cheguei a instalar e funcionar o meu motor com um carburador de Opala era o DFV 446! Não funcionou bem porque o carburador era a alcool e eu tentava fazer funcionar com gasolina! (Que burrada né) Ainda tenho este caburador e a frange. As vezes penso em tentar novamente com alcool.

Aristides, pois eh! ficou ótimo!! No meu modelo, eu ainda pensei em colocar dois filtros da brasília sobre os carburadores.. rsrsrsrs mas com o H34 acabou morrendo o assunto, pois o carburador é excelente mesmo.

Acho que não é uma boa ideia funcionar o GoDevil com álcool... pode ser que resseque e corroa as sedes das válvulas e outros componentes internos que não resistiriam a corrosão do álcool.

Quando eu tinha meu Continental, usava apenas um carburador da kombi 1.600 simples e nunca tive problemas. O motor era até econômico (fazia uns 7km/l na cidade e uns 10 na estrada, com pneus 750x16).

Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Iria ficar bacana com dois filtros! Eu ainda utilizo o original, banho de óleo, mas e as "muflas" são de WV Variant, As vezes penso em construir uma "mufla" única para os dois carburadores e uma tubulação mais atrás, A idéia é desentulhar para valorizar a aparência da parte de cima do motor. Na linha do Chip Foose que sempre diz que o motor tem que parecer um diamante numa caixa.

Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Sobre o alcool considero mais limpo, se voce se molhar com a gasolina, não sai o cheiro, o do alcool é até gostoso! Acho que não deve ser problema para o motor GoDevil, eu segui o caminho do combustível e os mais delicados são Tanque, bomba e o Carburador, Meu tanque já é de plástico, o carburador no caso de adaptara será é próprio (com banho), acho que a bomba demoraria muito para começar a corroer, as sedes de válvulas são direto na carcaça, as guias são metálicas e não tem retentores... Estes motores mais antigos sempre tem um pouco de óleo na câmera. Ainda tenho idéia de testar.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem