Powered by vBulletin

CJ-3A/2A - Motor de partida e carburador

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
  • 29/08/2008, 18:14
    netuno
    Agora está OK!
    Agora consegui ler as msgs.

Marcos, pode deixar que vou experimentar melhorar este carburador.
    Obrigado pela dica da válvula, eu nao sabia da existencia dela.

Felipe já havia visto este tipo de arranque no site do Jungle's Jim (willysjeepparts.com) mas custa uma paulada de $315, mais frete, mais imposto. Acho que vou ficar com o meu velhinho por enquanto.

Valeu!!!
  • 30/08/2008, 23:51
    Denis Takashi
    Marcos,

Bom, não leve à mal, mas esta "válvula" presente na saída do coletor de escape, até onde eu sei era usada para aquecer mais facilmente o motor em sua primeira partida do dia, e desta forma economizar tempo e gasolina. Era uma "inovação" da época, pois era automático, ( Nos CJ3 que observei até hoje, a alavanca fica parada em marcha lenta e "desarma" quando se acelera) ou seja, não deve ser "mudada" de acordo com o dia ... Creio que o princípio é uma borboleta, igual à dos freio motor de caminhões, que obstrui o fluxo de gases, resultando assim em aquecimento.

Netuno,

Se não estou enganado, um amigo meu adaptou um arranque de Jeep ( não sei se OHC ou BF) no Go-devil, segundo ele foi necessário cortar e soldar novamente o "focinho " do arranque para que ficasse na posição de funcionamento do arranque original. Se eu não esquecer, da próxima vez que o encontrar, pergunto-o à respeito.

Abraços
  • 31/08/2008, 20:10
    netuno
    Valeu Denis,
    Vou levar o meu arranque amanhã no eletricista (tá fora do motor) pra dar uma limpeza geral e reinstalar. Mas sempre é bom saber as alternativas para o arranque original, pois não tem coisa mais chata que ter de ficar empurrando pra pegar no tranco, né ?

Abcs
  • 01/09/2008, 11:19
    Marcos ET
    Citação:

Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    Marcos,

Bom, não leve à mal, mas esta "válvula" presente na saída do coletor de escape, até onde eu sei era usada para aquecer mais facilmente o motor em sua primeira partida do dia, e desta forma economizar tempo e gasolina. Era uma "inovação" da época, pois era automático, ( Nos CJ3 que observei até hoje, a alavanca fica parada em marcha lenta e "desarma" quando se acelera) ou seja, não deve ser "mudada" de acordo com o dia ... Creio que o princípio é uma borboleta, igual à dos freio motor de caminhões, que obstrui o fluxo de gases, resultando assim em aquecimento.

Abraços

Falae Denis, blza?

Cara, claro que eu posso estar errado... pois do meu antigo GoDevil nao sobrou muita coisa além da saudade... mas recorrendo à memória, esta alavanca nao era automática no meu CJ (claro que eu posso ter convivido durante anos com ela defeituosa e nao saber)... e quanto à função de "aquecer mais facilmente o motor"... bom, isso geralmente era necessário em dias frios! rsrsrsrs acho que estamos falando "mais ou menos" a mesma coisa, só que usando palavras diferentes.... fora a questao do "funcionamento automático", que eu nao me lembro de ser assim, acho que tal sistema pode influir no rendimento desta carburação (SOLEX do Fusca) e por isso nao custaria dar uma verificada em seu funcionamento!

PessoALL, ter um Continental 442 funcionando sob o capô do jeep nao é pra qualquer um! tem que dedicar carinho e atenção a este veterano!! parabéns a vcs!
  • 08/09/2008, 11:38
    otavio_gomes
    Citação:

Postado originalmente por netuno Ver Post
    Agora consegui ler as msgs.

Marcos, pode deixar que vou experimentar melhorar este carburador.
    Obrigado pela dica da válvula, eu nao sabia da existencia dela.

Felipe já havia visto este tipo de arranque no site do Jungle's Jim (willysjeepparts.com) mas custa uma paulada de $315, mais frete, mais imposto. Acho que vou ficar com o meu velhinho por enquanto.

Valeu!!!

São duas válvulas:

a primeira, aquece o coletor de admissão com os gases do escapamento enquanto o motor está frio. tem uma mola em forma de espiral e uma massinha que trabalha com a força da gravidade. quando está frio, a massinha abre a válvula e os gases do escapamento esquentam o coletor de admissão. Quando aquece, a mola em forma de espiral levanta a massinha e fecha a válvula de forma que os gases do escapamento não aquecem mais o coloetor de admissão.

a segunda válvula é da ventilação do carter do motor. Serve para ventilar internamente o motor e encaminhar os gases de dentro do motor para serem queimados junto com a mistura. Quando essa segunda válvula apresenta defeito, não se consegue regular a marcha lenta.

O motor do opala tem os dois tipos de válvulas encontradas no motor Go Devil do Jeep.

a página 23 do manual do CJ3A informa sobre a válvula:
    "CONTROLE DE AQUECIMENTO DO COLETOR O coletor foi feito de tal maneira que possa utilizar os gases do escapamento para aquecer rapidamente o coletor de admissão, reduzindo o tempo de utilização do afogador após ligar um motor frio e tornando o o motor mais flexível durante o período de aquecimento. A válvula reguladora de calor, Fig. 9, controla a quantidade de gases do escapamento que aquecem o coletor de admissão facilitando a vaporização do combustível. Esse controle é totalmente automático. O eixo da válvula deve girar livremente no coletor sempre. Note que a mola termostática N° 7 deve ser montada sobre o seu apoio N° 8."
    a página 22 tem a figura 9

A página 25 tem a imagem da válvula de ventilação do motor e as páginas 25 e 26 explicam seu funcionamento.
    "VENTILAÇÃO DO MOTOR. O sistema de ventilação do cárter fornece uma ventilação positiva que reduz ao mínimo a formação de fuligem. Em operação (veja Fig. 12) o ar limpo flui do filtro de ar por um tubinho até o tubo de abastecimento de óleo do motor, segue por dentro do cárter e comando de válvulas para o coletor de admissão. Todos os vapores no cárter são, assim, carregados para o coletor de admissão e queimados. A ventilação positiva reduz a temperatura do óleo e a formação de condensação de água. O fluxo de ar é controlado no coletor de admissão pela válvula de controle. Certifique-se que não haja entradas falsas de ar entre o filtro de ar e o tubo de abastecimento de óleo e que a vedação da tampa do tubo esteja em boas condições. Conserve sempre a tampa firmemente fechada. Ao regular o motor, remova a a vávula de controle e limpe-a inteiramente. Se esta válvula estiver incrustada de carvão, o sistema de ventilação do motor não funcionará e, se a válvula não fechar, será impossível fazer a regulagem da marcha lenta."

Um abraço,

Otávio.
  • 20/04/2017, 10:26
    Trips
    Olá Galera... Estão todos vivos???? Estou com essa questão chata de motor de arranque do motor Go Devil / Continental... Depois de tantos anos...alguém tem uma solução para utilizar um motor de arranque mais moderno no motorzinho do willys 51?
    Obrigado.
  • 10/11/2017, 10:57
    Aristides Jr
    1 Anexo(s)
    Olá pessoal! Resolvi o funcionamento do meu Go Devil com dois carburadores fusca 1200! Radiador original com colméia de 3 carreiras! Motor de partida é original no pé 6v funcionando com 12v a 30 anos, acho difícil ter um problema que não dê para recuperar! Vale a pena manter o original, com 12v ele propícia uma ótima partida! Se fosse adaptar algum acho que tentaria unir um de corsa no focinho do original.
    Anexo 553518
  • 10/11/2017, 16:58
    Marcos ET
    Citação:

Postado originalmente por Trips Ver Post
    Olá Galera... Estão todos vivos???? Estou com essa questão chata de motor de arranque do motor Go Devil / Continental... Depois de tantos anos...alguém tem uma solução para utilizar um motor de arranque mais moderno no motorzinho do willys 51?
    Obrigado.

Alguns Vivos, outros TIM, alguns CLARO... rsrsrs

Rapaz, se seu motor de arranque estragou, acho que seria uma opção viável procurar uma empresa que possa rebobinar os induzidos. Agora se o problema forem escovas, daih já não sei, não me lembro mais como eram. Se fosse um motor mais novo (opala, AP, etc.) valeria a pena sair adaptando, mas como se trata de um continental, creio que seria mais negócio manter a originalidade mesmo. As vezes as novas tecnologias para rebobinagem de induzidos pode dar um novo folego para a velha carcaça do arranque do continental. quem sabe?

Citação:

Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    Resolvi o funcionamento do meu Go Devil com dois carburadores fusca 1200! Anexo 553518

Cara, ficou lindo demais! Sempre quis fazer isso com meu atual motor GM151 (um carburador para cada entrada de admissão do cabeçote), mas questõe$$ filosófica$$ me impediram de ir em frente. Acabei comprando um SEIE H34 zero km original daquele motor. rsrsrs

Grande abraço!!
  • 23/11/2017, 10:33
    Aristides Jr
    Olá Marcos ET! Valeu mesmo! Que bom que gostou da dupla!
    Sabe que foi até um projeto barato! Estes carburadores de fusca acho que tem o menor preço do mercado e são fáceis de limpar e reparar!
    No seu caso este carburador H34 que está no seu motor, é ótimo! Acredito ser o melhor para ele! Lembro quando começaram a sair nos opalas, voce notava a diferença dos que já vinham com ele!
    Falando em carburador uma época cheguei a instalar e funcionar o meu motor com um carburador de Opala era o DFV 446! Não funcionou bem porque o carburador era a alcool e eu tentava fazer funcionar com gasolina! (Que burrada né) Ainda tenho este caburador e a frange. As vezes penso em tentar novamente com alcool.
  • 23/11/2017, 12:25
    Marcos ET
    Aristides, pois eh! ficou ótimo!! No meu modelo, eu ainda pensei em colocar dois filtros da brasília sobre os carburadores.. rsrsrsrs mas com o H34 acabou morrendo o assunto, pois o carburador é excelente mesmo.

Acho que não é uma boa ideia funcionar o GoDevil com álcool... pode ser que resseque e corroa as sedes das válvulas e outros componentes internos que não resistiriam a corrosão do álcool.

Quando eu tinha meu Continental, usava apenas um carburador da kombi 1.600 simples e nunca tive problemas. O motor era até econômico (fazia uns 7km/l na cidade e uns 10 na estrada, com pneus 750x16).
  • 25/11/2017, 11:50
    Aristides Jr
    Iria ficar bacana com dois filtros! Eu ainda utilizo o original, banho de óleo, mas e as "muflas" são de WV Variant, As vezes penso em construir uma "mufla" única para os dois carburadores e uma tubulação mais atrás, A idéia é desentulhar para valorizar a aparência da parte de cima do motor. Na linha do Chip Foose que sempre diz que o motor tem que parecer um diamante numa caixa.
  • 25/11/2017, 11:59
    Aristides Jr
    Sobre o alcool considero mais limpo, se voce se molhar com a gasolina, não sai o cheiro, o do alcool é até gostoso! Acho que não deve ser problema para o motor GoDevil, eu segui o caminho do combustível e os mais delicados são Tanque, bomba e o Carburador, Meu tanque já é de plástico, o carburador no caso de adaptara será é próprio (com banho), acho que a bomba demoraria muito para começar a corroer, as sedes de válvulas são direto na carcaça, as guias são metálicas e não tem retentores... Estes motores mais antigos sempre tem um pouco de óleo na câmera. Ainda tenho idéia de testar.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:06.