CONCLUI O SEGUINTE PRA DANA 18:
é a melhor peça produzida no willis.
mas pra altas doses é necessario fazer certos ajustes e reforços.....
1°)desmontar totalmente e lavar muitissimo bem com TINNER e depois jato de agua "quente",sem usar produtos como solupan ou parecido.
2°)partir pra uma verificaçao minuciosa atraz de MICRO TRINCAS em toda a carcaça com uma LUPA de preferencia.(achou troque,nao tente soldar)
3°)agora confeccione "um novo eixo entalhado" igual ao do seu cambio que fique com medidas exatas até a tampa original da DANA18,(AONDE ENCAIXA A PTO DOS GUINCHOS MECANICOS).....NO LUGAR DESTA TAMPA ORIGINAL CONFECCIONE UMA NOVA COM ESPESSURA DE 10MM e FREZE um alojamento pra um rolamento DE "ROLETES".
obs:Se for usar guincho mecanico freze a propria pto e instale o rolamento dentro dela,que aceita e fica excelente tambem.....economiza a confeccao da tampa de 10mm,e o novo eixo entalhado fica com sua medida mais curta,nao chegando a borda da tampa é claro!!!!
com isto as engrenagens nao atravessarao mais ao aplique de torque elevado,e ficam apenas com sua real funçao de rotacionar e empurrar as outras engrenagens.
4°)"rolamentos de agulha" sao sempre os mais indicados pra trabalhos de altas cargas e de esferas pra trabalhos de velocidade,entao "rolamentar" o carretel ainda me gera duvidas sobre isto,cada um que faça oque achar melhor aq neste caso.....
5°)engrenagens mais grossas necessariamente nao sao as mais fortes,e sim aquelas com o melhor material,tratamento,e tempera,pois engrenagens maiores podem causar maiores vibraçoes tambem, e portanto ficam mais sujeitas a desbalanceamentos que podem destruir em poucos km todo um conjunto,por isto opto em montar sempre com engrenagens ORIGINAIS mesmo que de ferro -velho,mas meço sempre antes suas medidas quando o assunto passa dos 150 CV.
Sem nada contra as do JAIME CORPAS que entende com certeza muito mais do que eu sobre isto.....
6°)ROLAMENTOS e RETENTORES DE EXCELENTE QUALIDADE E DE ORIGINALIDADE COMPROVADA COMPRADOS EM LOJA DE ALTA CONFIABILIDADE (hoje se produz até gente falsa imagine rolamentos entao.)TINKEM/KOIO/SKF/SABÓ sao os numero 1 nisto....o resto é resto,infelizmente.
7°)verificar a engrenagem que liga o 4x4 ,quanto a empenamento e desgaste em seu eixo aproveitar e verificar as estrias dos garfos,pois vaza o oleo ,DIMINUE A REFRIGERAÇAO,aumenta o atrito, as coisas empenam a carcaça nao aguanta as torçoes e ADEUS A T-CASE.....seja ela qual for.
8°)ajustar tudo com precisao,folgas sao necessarias pois as coisas esquentao e dilatam,folgas demais atravessam e empenam
As coisas devem girar com a força dos DEDOS nao da MAO.....ISTO É REGRA EM MECANICA DE PREPARAÇAO.
9°)AJUSTE AS ALAVANCAS DE SUA TRANSMISSAO ,NAO DEIXE NADA FOLGADO ,SOLTO.....ISTO É RELACHO PURO.
10°)e por ultimo e o segredo de uma DANA 18 FORTISSIMA.......confeccione por completo uma nova tampa inferior de inspeçao em chapa 3mm,apenas um retangulo e a tampa original por cima nao resolve.
bora e pé no porão rapaziada......
