Powered by vBulletin

Barra de direção - liga roda a roda

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 15/12/2007, 13:30
    leopoldo
    Citação:

Postado originalmente por OPC+JR Ver Post
    Dará certo? Teria esta peça de ser confeccionada em algum aço especial ou um 1020 mesmo serve? Recomenda-se tratamento térmico posterior?

Pelo que eu entendí, a barra terá esse peça no meio. Não dá certo. Po?

porque vc ira ter forças na barra que tendem a dobrar a mesma no meio.

Aço para esse tipo de adaptação deveria ser: 1045, 4130, 4340 com os devidos tratamentos de cada um.
  • 15/12/2007, 13:39
    Elmer_Jeep
    Citação:

Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Sobre a montagem dos terminais na roda direita o mestre Leopoldo criou um sistema legal que também pode ser utilizado com high-steer e dispensa usinagens e soldas na adaptação dos terminais.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...6ecf998132.jpg

Tem um tópico antigo onde ele explica como foi feito mas não to encontrando...

[]'s pensando no sistema mais eficiente

Mestre Leopoldo, como falei no post anterior não encontrei o tópico específico, vc poderia comentar à respeito do sistema que fez no seu CJ ?

[]'s
  • 15/12/2007, 13:46
    leopoldo
    Citação:

Postado originalmente por Mozer Ver Post
    Será que não fica mais resistente mesmo??? Reparem na foto.

MOZER, que é que vc quer dizer com mais resistente? a barra ? a junção ?o terminal ?

Se vc usar o sistema da toyota, é assim que é montado.

O jeep usa a abraçadeira.

Agora, algumas considerações:

No jeep, eu usaria o sistema derivado da toy. Não gosto do sistema do willys, mais simplório, pq a abraçadeira junta todo tipo de sujeira e no fim: corrosão

Caso o terminal não pegue toda a rosca da barra, a água pode entrar pelo rasgo da barra, com o tempo pode encher o tubo de água e isso enfraquece o tubo devido à corrosão interna .... e o que é pior .... é aquela que vc não vê.

Em termos de terminal, montando com abraçadeira ou porca, é a mesma porcaria. A vantagem da toy é que não usa bico de engraxadeira.

Em termos de filosofia do sistema, pode ser que o sistema toy seja mais fraco que o da F75 pelo seguinte: na F75 a espessura da barra de 1/2 vai até o terminal. Na toy, existe a rosca e portanto a espessura na ponta da barra deve ser menor(seção resistente menor, menor reistencia), mas ... não me lembro da espessura da barra da toy, portanto, se for pouco maisor, fica elas por elas.

No fim, e voltando à minha consideração inicial e adicionando os terminais lubrificados permanentemente, usaria este sistema sim.
  • 15/12/2007, 13:47
    leopoldo
    2 Anexo(s)
    Citação:

vc poderia comentar à respeito do sistema que fez no seu CJ ?

Deixa eu procurar um coisa aqui e já retorno

Voltando, e sem garantir nada ... afinal não estou vendendo a peça ... essa peça eu fiz como provisório antes de bolar outra coisa mais eficiênte, pois essa coisa de soldar extensão no munhão é burrice das grossas. Burrice e suicídio, além de estragar um munhão.

Essa peça dispensa o uso do terminal central e também do problema deste estar torto para o lado errado para quem coloca ele no lado direito( de quem vê o jeep por trás). Tem gente que desentorta o terminal. Outra burrice e suicídio.

A barra encaixa no furo até o batente interno. Os parafusos prensam a barra e quando o terminal está montado, com o torque dos 3 parafusos, a barra não escorrega e o terminal fica travado. Mesmo que solte o batente não deixa a barra correr para fora e para dentro o proóprio terminal segura um curso excessivo. Não resolve todos os problemas mas, impede a adaptação e solda.

É só parafusar com parafusos classe 12.9 no mínimo. Material que eu usei: 1054. Modifiquem a gosto e divirtam-se.
  • 15/12/2007, 14:04
    Estevam
    Citação:

Mestre Leopoldo, como falei no post anterior não encontrei o tópico específico, vc poderia comentar à respeito do sistema que fez no seu CJ ?

[]'s

Ola Elmer.......Eu fiz o hig-steer com dois furos do lado direito, e usei terminais do 608..Agora a barra comprei o material e mandei o torneiro fazer as roscas p/ os terminais.Ficou caro , mas 100%.Valor com material , serviço do torneiro, dois terminais para barra grande de roda a roda e dois terminais para barra pequena(da cx a ponta do munhão(hig steer)600,00.Um abço8)
  • 15/12/2007, 17:13
    Mozer
    Blz Leopoldo, eu não conheço o sistema da Toy. O que eu imagino como mais resistente seria uma barra de espessura uniforme, sem o rasgo pra abraçadeira, sendo travado por porca. Pelo que entendi é possível fazer isso usando da F-75 desde que corte as pontas e abra novas roscas num torno. Daí o terminal fica a gosto.

Tô me metendo pq a minha barra foi porcamente soldada, tá um lixo.
  • 15/12/2007, 21:34
    OPC+JR
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Pelo que eu entendí, a barra terá esse peça no meio. Não dá certo. Po?

porque vc ira ter forças na barra que tendem a dobrar a mesma no meio.

Leopoldo tudo bem.

Sem querer criar caso mas só indagando. :concordo:

Este sistema que eu postei acima não é parecido com o olhal central original do jeep?

E também não é o mesmo sistema da barra do jeep wrangler e se não estou falando bobeira a barra do troller também não é assim, só que em ambos os casos feitos em uma peça única?

Veja bem estou tentando achar uma solução prática,segura e simples, se é que ela existe.:pensativo:

Agradeço novamente pela ajuda

[]´s

Osmir
  • 16/12/2007, 00:17
    leopoldo
    Como eu disse, não sei como vc pretende montar, mas pelas roscas parece que vai ser de uma forma que duvido que funcione como deve, com segurança.

Desenha como vc idealiza o sistema .....
  • 17/12/2007, 01:07
    OPC+JR
    2 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Como eu disse, não sei como vc pretende montar, mas pelas roscas parece que vai ser de uma forma que duvido que funcione como deve, com segurança.

Desenha como vc idealiza o sistema .....

Boa noite leopoldo.

Então, desculpe pelo desenho mal feito, na verdade ele servia apenas para dar uma noção do que eu pretendo fazer.

Não condiz fielmente com a realidade em termos de medida, rosca, etc.

Vou tentar explicar melhor e mais claramente o que eu pensei.

Na verdade, não estou inventando nada, mas sim copiando, pois, baseado em sistemas que vi, como o da foto abaixo, pretendia, comprar uma barra da toyota band, levar ao torneiro e cortá-la no tamanho necessário, do lado esquerdo (carona), e abrir ali uma nova rosca para o terminal, até aí sem novidades.

E para conectar o terminal que vem da barra que está ligada ao braço pitman a esta barra que liga roda a roda, confeccionaria uma pecinha como aquela lá do desenho já postado, usando um daqueles aços que você citou, e com a mesma espécie, comprimento e diametro de rosca do terminal de direção original da toyota band.

Assim, instalaria a tal pecinha exatamente a 30 mm do fim da rosca do terminal do lado esquerdo (carona), e se fosse necessario, após ela ter sido instalada na barra, ainda poderia correr um cordão de solda mig de cada lado da pecinha, fixando-a segura e definitivamente na barra, ficando um sistema parecido com o da foto abaixo.

E aí o que voce acha? Acredita que pelas forças envolvidas a barra vai mesmo romper no meio? Isto pelo fato dela não ter sido dimensionada para trabalhar com aquele terminal ali, forçando-a a movimentar as rodas de uma lado para o outro?

No aguardo de maiores ou outras considerações.

Osmir
  • 19/12/2007, 01:08
    OPC+JR
    Po pessoal, ninguem nunca pensou, viu ou fez nada assim? :pensativo:

{]´s

Osmir
  • 19/12/2007, 13:13
    Elmer_Jeep
    não vi motivo pra vc desanimar, é basicamente o mesmo sistema que faço aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...354#post192354

Meu proximo projeto desse vai ser copiado do Mestre Leopoldo (pagina anterior)

[]'s
  • 19/12/2007, 13:17
    leopoldo
    Osmir, o jeep com barramento verde expressa minha preocupação.

Veja que eu imagino seu sistema algo que parecido. A força da caixa de direção até este ponto de junção estará decomposta em força axial e força perpendicular.

A força axial movimenta o sistema de direção esquerda - direita. A força vertical empurra a barra para baixo, envergando a mesma.

Dependendo desta geometria, a altura do jeep, o DIA da barra, dos penus, vc terá problemas sérios de bumpsteer, relativa facilidade em dobrar o barramento ou fratura imprevisível.

Claro, vc pode contrabalancear parte do problema de resistencia mecanica usando um baramento de 2 polegadas, mas mesmo assim a vida dos terminais será abaixo do esperado, oque requer contante monitoramento e o bumpsteer: sobreviver a ele.

O certo, seria o barramento sempre trabalhar o mais horizontal possível e é por isso que uma adaptação como o ELMER fez (com high steer) alivia esses problemas. Agora, montar embaixo, é problema.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:10.