-
1 Anexo(s)
Segue a última foto, com a tampa da cavidade vista por baixo.
Peço ajuda aos amigos. Por que será que está acontecendo isso? O que devo verificar para tentar solucionar esse problema de engasgar ou quase apagar quando acelero rápido (a partir da marcha lenta)?
Obrigado a todos.
Clandio.
-
1 Anexo(s)
Perai que tem boi na linha,rssss.
Claudio, essa sua tampa de valvula da estava lacrada, olhe na foto que eu postei.
Quando falamos em isolar a valvula, não é pra fechar o tubo de passagem, o que era pra fazer é só pra fechar o furo da tampa de cima, mais a sua ja esta fechada. So que voce tem que tomar cuidado para as perninhas da tampa não bloquear o furo de passagem de gasolina para a saida.
Não sei o que aquela meia lua ta fazendo ali, alguem ja deve ter feio uma gambiarra nesse carburador.
-
......completando, da uma olhada na pagina 5 deste topico e vai ver uma foto da tampa com furo que esta no meu carbura ante de fechar.
PS. essa semana achei um kit de reparo original e completo, tem até os chumbinhos, e esta tampa não estamos comentando ja vem fechada no kit, é apenas uma tampa, sem a funcão de valvula respiradora.
-
Comprei um carbura recon essa semana. O outro tava modificado paa GNV (tinha um parafusão atravessado e dava excesso sempre, as vezes morria do nada, andando em velocidade cruzeiro).
Mesmo assim ainda sinto o mesmo problema que voces, de amarrar um pouco quando pisa fundo a partir da marcha lenta. E não sei se é impressão minha mas ele ta demorando um pouco para pegar. Antes era uma batida e pronto, mesmo com o carro parado por mais de tres dias!!!
-
Wcas,
Tu diz que ela já estava lacrada por causa do disco de cor verde (material de junta) que estava alí? Eu testei e montei sem o tal disco, e não mudou nada o funcionamento. Continuou morrendo em aceleração rápida.
Com relação a tampa de metal (latão ou bronze, acho), ela permite a passagem de ar e gasolina para cima. Penso que isso seja o correto, pois existe um canal na tampa, em local correspondente a esta tampa de metal que estamos falando, que faz o combustível retornar para a cuba.
Outra coisa, o pistão eu troquei, pois o antigo estava trancando tb, que nem o teu. Só que o novo é folgado, isto é, alem de injetar o combustível, ele tb deixa passar gasolina pelas bordas. Isto está correto?
Mais uma coisa. Hoje percebi que no parafuso de regulagem de mistura, que pelo que vi aqui no fórum, deve estar aberto 2 voltas e meia, apresenta uma melhora na rotação do motor (acelera mais a marcha lenta e parece que o motor trabalha mais redondo) quando eu fecho ele meia volta. Eu tô usando giclê #14 (sei que o certo e #12, mas ainda não achei este por aqui). Isto pode ser o responsável por este detalhe da regulagem deste parafuso? Ou isto é assim mesmo e devo manter ele na posição "2 e meio"?
Este gicle #14 (ao invés do #12) influi no consumo?
Clandio (precisando de socorro com o carburador)
-
Claudio, em relação ao giglê, vou deixar para os especialistas responderem porque nem mecanico eu sou. mais a regulagem do parafuso não sei dizer, eu vou vendo no ouvido e testando até achar que ta bom, depois do motor estar quente, claro.
Então o que eu estava falando daquela tampa com junta é que se ja etava fechada, não precisa altera, pois era isso que eu estava falando pra voce fazer. Agora quanto voce pões a tampa no buraco(canal) tem que prestar atenção pra que a borda que fica interna não obstrua a passagem da gasosa para a saida, pois a primeira vez que montei a minha quando apertei a tampa acabei deixando uma parte do fira de passagem obstruida pela tampa.
Faça um teste sem aquela meia lua de latão, coloque apelas o contrapeso, e a esfera que ja esta la né ? e feche com a tampa, sem aquela chapa de latão.
Voce tem o manual de desmontagem desse carburador ??
-
1 Anexo(s)
ha,...ia esquecendo, o pistão não pode vazar não pelas bordas,...provavelmente aconteceu o que falei, na hora de voce fechar com a tampa, voce acabou obstruindo um pouco o curaco lateral de passagem de gasolina para a saida.
Na minha tampinha ei fiz um pequeno corte com a mini retifica pra não correr o risco de obstruir. Fiz uma pequena "porta" e esse lado da "porta" coloquei bem em cima da passagem.
coloquei em amarelo onde corte a "porta"
-
Wcas,
Não tenho o manual de desmontagem. tenho o manual do mecânico da seção de downloads. Lá mostra uma figura que eu identifiquei como sendo a meia lua de latão. Cuidei as "perninhas" da tampa na colocação para não obstruir o canal. Deixei como estava, porém sem a tampinha verde (de material de junta).
Fiz como tu disseste: regulei o parafuso de mistura no "ouvido" e o carro parou de engasgar em aceleração rápida. Acho que estava com mistura muito pobre e por ocasião da abertura da borboleta, acabava faltando gasosa num primeiro momento.
Vamos ver como vai ficar o consumo dele agora.
Sobre o pistãozinho, eu havia verificado o vazamento com o carburador aberto (claro) e não tinha mexido na tampinha da válvula. Isso foi quando troquei o pistãozinho. Hoje fui verificar de novo e vi que está vedando bem. O material é couro ou coisa parecida e acho que ele acabou encharcando de gasolina e ficou funcionando bem.
Obrigado pela dicas.
Abraços
-
Beleza, se ta funcionando bem esta bom. O consumo ja são outros quintentos,.rsssss.
Uma duvida, voce tirou a junta de papel de cima e ficou um burado aberto la ?? porque ai vai vazar gasolina ali, não ??? voce deu umas bombadas no pistão com o carburador aberto pra ver se não sai gasolina por ali ?
-
no mamual do mecanico que eu tenho, tem todos os passos pra desmontagem e montagem do carburador. o que voce tem não é um com a capa verde ??
baixe aqui o manual da capa verde que tem isso do carburador.
http://www.sertaozinhojeepclube.com.br/manuais.php
-
Eu só tirei a junta de papel. O resto eu deixei como estava (esfera, arruela com meia lua, contra-peso e tampa-válvula). Quando aciono o acelerador sai sim um pouco de gasolina por cima, e vai para a cuba. Acho que isso é um sistema de alívio ou coisa assim, pois no tubo injetor (gicle) sai gasosa que é uma beleza.
O meu é aquele da página da rural (tb de capa verde), mas não tem muita explicação de desmontagem e montagem.
http://ruralwillys.tripod.com/mecani...cemecanico.htm
Abraços.
-
Esfera e contra-peso
Saudações, amigos,
Há um bom tempo, não tenho visitado o Fórum 4x4, por falta de tempo, mesmo. Eu sou do fórum, mas do lado do pessoal das Rural/F-75/F-85, porém como todos estes veículos, inclusive o Jeep, descendem de um "ancestral comum", também fico olhando os posts deste grupo, que é de muito interesse.
Pois bem, somente gostaria de colocar minha opinião: estou com o DFV 228 inteiramente desmontado, já há algum tempo, pois por falta deste tempo, não consigo me dedicar muito, mas por problemas semelhantes de "engasgos", primeiramente, desmontei e troquei todos os reparos da bomba de combustível, que ficou tinindo, luzindo, e funcionando que era uma beleza. Depois parti para o carburador, pois o mesmo estava em estado deplorável. Após a fase de desmontagem "total" e do banho de "Creolina", que relmente cheirou muito mal e não resolveu à contento - o carburador estava muito mal, mesmo - descobri depois, fuçando numa loja de carburadores, que o tal "banho químico" que eles dão para "rejuvenescer" o carburador, é nada mais, nada menos que "querosene" (e talvez com alguma outra coisa que eu não sei...). Depois de lavagem "no tanque" com água e esfregando com pincel/escovinha de dentes, retirando os restos de Creolina e Tinner + Car80, que gastei muito pra tirar a "goma nojenta" que se instalara no mesmo (o antigo dono judiou...), dei a tal "jatada de ar comprimido" em tudo, deixando tudo muito bem seco e garantindo que todos aqueles canais internos estivessem devidamente desobstruídos (metendo ar em tudo e observando se saia do outro lado - nenhum "buraquinho" escapou).
Na remontagem das peças usei uma mescla de kits de reparo que fui comprando, aproveitando o que era de melhor e que servia de volta no carburador - às vezes uma parte de um, às vezes, de outro...
E sobre as tais válvulas de retenção, referentes ao Pistão Injetor:
- é fato que o Manual do Mecânico Willys está corretíssimo nos seus detalhes (não podia ser diferente...) e explica exatamente como proceder,
- no fundo do êmbolo, por onde corre o Pistão Injetor, existe a tal Válvula de Retenção, que deve puxar combustível da cuba, quando o Pistão sobe, e quando o mesmo desce, ela se fecha, e então a gasolina passa por um duto lateral, que a joga em uma outra câmara vertical paralela, no sentido de baixo-para-cima, onde passa pelo conjunto "esfera e contra-peso" - a esfera fica no fundo deste canal vertical, em paralelo ao êmbolo do Pistão, e sobre a mesma fica o contra-peso, que é uma pecinha quadrada e comprida, exatamente como nas fotos já vistas, e sobre o contra-peso, a tal arruela, que é aquele disco de metal, bem fininho, com uma abertura de passagem à "meia-lua". Sobre isto tudo, vem uma tal válvula de ar, que nada mais é do que uma tampa, e deste canal vertical, logo na borda, perto de onde entra esta "tampa", há uma outra saída para o lado (oposto ao duto do Pistão), que vai dar naquele tubinho fininho também de latão como tudo, que é o bico que injeta o combustível direto no venturi, sendo que o mesmo possui uma tampa (ele fica meio inclinado no corpo do carburador). Para limpeza correta e total, deve-se retirar com chavinha de fenda ou como no meu caso, que fui em uma casa de reformas de carburadores e pedi para os caras tirarem estas tampinhas pra mim, pois eles só mexem com isso o dia todo e têm as ferramentas de extração corretas - eles me disseram que era melhor eu deixar o carburador por lá, que eles faziam todo o serviço e deixavam o mesmo "novo" - era só passar no dia seguinte e pegar - mas eu preferi seguir fazendo eu mesmo, por gosto e economia.
Pois bem, extraí a tampa deste "gargulante de alta", que é este tubinho que fica enclinado e vai lá no venturi, não o extraí, exatamente como manda o Manual da Willys, pois o mesmo foi colocado ali por pressão, quando fabricaram o carburador, extraí a tampa do lado, a larga, a tal válvula de ar - assim como manda o Manual, virei o carburador ao contrário e dei umas batidinhas com a mão: saíram na sequencia, a arruela, o contra-peso e a esferinha - guardei tudo e dei aquele banho de limpeza que já falei.
Depois que ficou tudo limpo, na remontagem, fiz o inverso: deixei cair a esfera, depois dela (em cima) o contra-peso quadrado e por cima a arruela (a da meia-lua) e tampei com novo tampão (válvula) de um kit que comprei no M.Livre, da Casa do Carburador, que é um kit bem completo e tem todos estes tampões que encaixam certinho, inclusive o tampão do lado, que vai sobre o tal gargulante de injeção de alta (ele também vem no kit, mas preferi deixar o original mesmo, mas garantindo que o mesmo também estivesse desobstruído...). :pensativo:
Sobre a Válvula de Retenção, na base do pistão é o seguinte: quando tirei o Pistão velho, de couro e totalmente comido pela Creolina, este invalidou-se, então o substituí por um novo dos kits (escolhi o de haste mais curta para dar mais injeção de combustível, quando der a pisada no acelerador - com cuidado para não afogar), e saiu logo depois deste na minha mão, uma "esferona". Conversando com os caras da oficina de reparar caburadores me disseram que:
- não tente retirar a tal Válvula do fundo do duto do Pistão, pois será muito difícil - aqueles dentinhos de metal, realmente quebram e a invalidam - a mesma perde com o tempo a sua função, que a faz permitir passar combustível nos dois sentidos - tanto quando o Pistão sobe, como quando desce - e por ser praticamente impossível encontrar uma substituta no mercado - pesquisei por muito tempo, em muitos lugares, casas de auto-peças, de antigos, de Carburadores, no M.Livre, etc. etc. - ninguém tem isso, então segui a dica dos caras da oficina de carburadores: deixa esta válvula quieta lá, garanta a passagem desobstruída - OK, testei e vi que passa líquido pelos dois sentidos, monta a esfera de volta (só joga ela lá que vai tapar o furo central da válvula e vai fazer as vezes da antiga mola que tinha por baixo) e monta o Pistão por cima, tudo como era antes da desmontagem. :o
Por fim, estou com tudo isto neste momento já pronto e preparado para ser colocado de volta no BF - será apenas pôr e ligar o bixão - já até dei a carga na bateria, pra ter força total.
Estarei fazendo a instalação do DFV de volta, nestes próximos dias e depois reportarei as experiências e postarei fotos.
É isso aí, deixem a tal Válvula de Retenção quieta lá no fundo e mesmo que não funcione mais direito (deixando passar combustível sempre), compense com uma esferinha - daí é só por um novo Pistão Injetor e pronto - só falta testar (veremos agora...) :rolleyes:
Um Abraço e bom Ano-Novo à todos.
:concordo::concordo: